Datos del trabajo


Título

SISTEMATIZAÇÃO DA ASSISTÊNCIA DE ENFERMAGEM EM UNIDADE NEONATAL: DESENVOLVIMENTO DE UM SOFTWARE-PROTÓTIPO

Introdução

O profissional de enfermagem compreende que a Sistematização da Assistência de Enfermagem é uma maneira utilizada para planejar, organizar e direcionar sua prática. Sendo que sua operacionalização se dá a partir da elaboração do Processo de Enfermagem individualizado para cada paciente, viabilizando a melhoria nos registros e a humanização da assistência. O Processo de Enfermagem pode ser determinante na qualificação da assistência desde que esteja embasado cientificamente1. Pesquisas recentes têm apontado a informatização do Processo de Enfermagem como uma maneira de tornar o processo mais ágil, otimizar o processo de trabalho, proporcionar um registro mais completo, padronização das informações dentro da instituição, facilitação da comunicação entre a equipe de saúde, valorização do conhecimento dos profissionais e por consequência melhoria da qualidade da assistência2-3-4 . A Sistematização da Assistência de Enfermagem permite que seus processos sejam informatizados, pois apresenta fases definidas, sendo possível utilizar um software. A implantação de um software de apoio à Sistematização da Assistência de Enfermagem favorece a padronização da informação, facilitando a comunicação dentro da equipe de enfermagem, dando visibilidade ao papel do enfermeiro. Atuando como enfermeira neonatologista na Unidade Neonatal de uma Maternidade Pública do Sul do Brasil, senti a necessidade de realizar a Sistematização da Assistência de Enfermagem de maneira organizada e registrada no prontuário, de forma a garantir uma assistência individualizada e de qualidade ao recém-nascido crítico e também, auxiliar na orientação dos cuidados aos técnicos de enfermagem.

Objetivos

Desenvolver um software-protótipo para operacionalização da Sistematização da Assistência de Enfermagem na unidade neonatal.

Método

Pesquisa metodológica e de produção tecnológica, que utilizou o referencial metodológico do processo evolucionário para construção de software, baseando-se no modelo de prototipação proposto por Pressman5 e alguns pressupostos de Paulo Freire. Foi realizada em uma Maternidade Pública do Sul do Brasil, 100% Sistema Único de Saúde e que é referência terciária na atenção obstétrica e neonatal. A proposta de desenvolvimento de um software-protótipo foi executada na Unidade Neonatal, da referida Maternidade. Participaram da pesquisa nove enfermeiras. A operacionalização desta investigação se deu em quatro momentos distintos. A fase preliminar, a fase de planejamento do software, a fase de desenvolvimento do protótipo e a fase de avaliação do protótipo. Para nortear a pesquisa em relação aos princípios e questões éticas foi utilizada a Resolução 466/12 do Conselho Nacional de Saúde. Os participantes assinaram um Termo de Consentimento Livre e Esclarecido que manifestou sua autorização à participação na pesquisa. A pesquisa foi enviada para o Comitê de Ética em Pesquisa com Seres Humanos e foi aprovada sobre protocolo CAAE 49515215.1.0000.0114.

Resultados

Durante o processo de construção do protótipo as enfermeiras participantes da pesquisa tiveram a oportunidade de refletir sobre o seu processo de trabalho, pensando em estratégias para organizar a assistência prestada e construindo o processo de enfermagem de forma ampla e de maneira a garantir o máximo de informações sobre o recém-nascido e garantir um diagnóstico e cuidado adequado e individualizado. O software-protótipo é composto pelas etapas do Processo de Enfermagem, são elas: histórico de enfermagem, diagnóstico de enfermagem, prescrição de enfermagem e evolução de enfermagem, que foram construídas em conjunto com as enfermeiras da Unidade Neonatal, além de uma tela para alta do recém-nascido e cadastro dos profissionais. A tela inicial, apresenta uma interface com imagem que remete ao ambiente da Unidade Neonatal. Essa interface apresenta uma área que destina ao login de acesso, constando o nome do usuário e senha. A tela principal permite visualizar os recém-nascido cadastrados no sistema possibilitando acessar seus dados como a identificação, histórico, diagnóstico, prescrição, evolução e alta. A tela menu administrativo é composto por três abas onde estão inseridos o cadastro dos profissionais, os diagnósticos e prescrições já cadastradas. Na aba de diagnóstico aparecem todos os diagnósticos de enfermagem cadastrados até o momento. Ao incluir um diagnóstico tem como vincular a prescrição de enfermagem. O módulo consultar prescrição destina-se a pesquisa acerca dos cuidados de enfermagem. Na tela estão todas as prescrições cadastradas, e tem um ícone do lado de cada prescrição para excluir ou alterar. O menu pacientes contém quatro abas que são: consulta, diagnóstico, prescrições e evolução. Todos os usuários cadastrados terão acesso a esse menu e poderão inserir os recém-nascido e realizar todas as etapas do Processo de Enfermagem, que já foram alimentadas pelo administrador. O software-protótipo foi registrado no Instituto Nacional da Propriedade Intelectual sobre registro BR 51 2017 000862 0.

Considerações Finais

Esta investigação possui relevância para a profissão e para a sociedade, pois a implantação da Sistematização da Assistência de Enfermagem propiciará melhoria da qualidade da assistência prestada pela equipe de enfermagem e possibilitará a autonomia ao enfermeiro na atuação, além do uso da tecnologia da informação como recurso para o planejamento da assistência, possibilitando a otimização do tempo dispensado para realizar a Sistematização da Assistência de Enfermagem, aumentando a disponibilidade do enfermeiro para uma assistência humanizada e de qualidade. Na unidade neonatal, o uso de uma ferramenta para sistematizar a assistência possibilitará a organização do serviço, o cuidado humanizado e individualizado ao recém-nascido, favorecerá a qualidade da assistência e a autonomia/valorização do enfermeiro.

REFERÊNCIAS
1. Souza MFG, Santos ADB, Monteiro AI. O processo de enfermagem na concepção de profissionais de Enfermagem de um hospital de ensino. Rev Bras Enferm [internet]. 2013 Marc-abr [citado em 28 mai. 2018]; 66(2): 167-173. Disponível em: http://www.scielo.br/pdf/reben/v66n2/03.pdf
2. Lima LM, Santos SR. Protótipo de um software para registro de enfermagem em unidade de terapia intensiva neonatal. Chia Colombia. 2015 Mar; 15(1): 131-143.
3. Tannure M.C. Construção e avaliação da aplicabilidade de um software com o processo de enfermagem em uma unidade de terapia intensiva de adultos [tese]. Belo Horizonte: Universidade Federal de Minas Gerais, Escola de Enfermagem; 2012.
4. Oliveira CG, Barros KAA, Oliveira AG. Protótipo de um software para apoio à Sistematização da Assistência de Enfermagem. Journal of Health Informatics. 2010 Jan-Mar; 2(1): 1-6.
5. Pressman RS. Engenharia de software: uma abordagem profissional. 7 ed. Porto Alegre: AMGH; 2011.

Palavras Chave

Processo de Enfermagem. Software. Unidades de Terapia Intensiva Neonatal.

Area

Processo de trabalho e profissionalização

Autores

Rosiane da Rosa, Roberta Costa, Mario Sergio Bruggmann, Susian Cássia Liz Luz