Datos del trabajo


Título

CONSULTA DE ENFERMAGEM NO EXAME DE PREVENÇAO DO CANCER DE COLO UTERINO: A VISAO ACADEMICA SOBRE A PRATICA HUMANIZADA

Introdução

Sabemos que no Brasil o câncer de colo uterino é a neoplasia que mais causa o óbito de mulheres jovens na faixa etária de 15 a 44 anos, sendo considerada um problema de saúde pública1. Mesmo sendo a neoplasia com maior potencial de prevenção1, alguns fatores culturais e geográficos se apresentam como situações limitantes para a realização do exame preventivo, já que no país não há uma cobertura e oferta igualitária da assistência de saúde nos diversos cenários regionais. Tendo em vista este contexto, é importante salientar que o papel do Enfermeiro na atenção básica é fundamentalmente importante para o rastreio e diagnóstico precoce dos cânceres femininos, pois este profissional realizaa coleta do exame preventivo de colo do útero; a detecção de nódulos mamários através da palpação durante a consulta de enfermagem; além de realizar ações de promoção e educação em saúde a partir de orientações. A abordagem à paciente deve ocorrer de forma acolhedora, fundamentada no diálogo, utilizando linguagem adequada para compreensão da mesma. Ao refletir sobre a realidade do atendimento nas unidades básicas de saúde, depara-se com o cotidiano do Enfermeiro, no qual nem sempre a atenção à saúde da mulher é realizada de maneira humanizada.

Objetivos

Descrever de forma crítica e reflexiva a experiência de acadêmicos de um curso de graduação em enfermagem sobre a criação de um vídeo que exemplifica os principais erros cometidos por profissionais de saúde durante a consulta de enfermagem e coleta do exame preventivo.

Desenvolvimento

De acordo com o tema descritofoi idealizada por acadêmicos de um curso de graduação em enfermagem localizado no município de Joinville – SC a gravação de um vídeo2,proposto como atividade avaliativa para disciplina “Enfermagem na Saúde da Mulher, Criança e Adolescente”. Esta disciplina tem como objetivo aproximar os acadêmicos da vivência no cuidado com a mulher, a gestante, a parturiente, a puérpera, o recém-nascido, a criança e ao adolescente saudáveis, além de desenvolver ações de educação em saúde individual e coletiva nos diferentes cenários, de acordo com o contexto, a partir da Metodologia do Cuidado de Enfermagem. Otema do vídeo foi “A consulta de enfermagem na realização do exame preventivo do câncer de colo de útero”, tendo como exigência a duração máxima de quatro minutos. O vídeo foi produzido por um grupo de cinco alunos, sendo utilizado para a gravação o espaço de um consultório, localizado em um hospital público da cidade, a partir da autorização da instituição. A forma que seria realizado o trabalho foi discutida durante uma reunião entre o grupo, e optado por fazer um vídeo mudo,demonstrando os principais erros cometidos durante a consulta de enfermagem e coleta do exame preventivo a partir de uma abordagem cômica da temática. Um dos pontos centrais demonstrados no vídeo foi a falta de humanização de muitos profissionais,que além de tornar estas consultas e procedimentos mais desconfortáveis e constrangedoras, elevam as chances da descontinuidade de tratamentos e desmotivamas usuárias a buscar os serviços de saúde. Foram destacadas situações como: trabalhar em “linha de produção”, ou seja, atender apenas em dias e horários específicos da semana, agendando expressiva demanda para o mesmo período, dificultando o acesso da paciente ao serviço. Realizar os atendimentos em um curto período de tempo, não oportunizando momentos para que a usuária manifeste suas queixas, dúvidas ou inseguranças. Desvalorizar a coleta do histórico de saúde da mulher e abster-se de realizar as orientações necessárias a cada paciente, prejudicando desta forma a qualidade do serviço prestado.Espera-se que o profissional de saúde preste assistência à mulher de maneira humanizada, isto é, atuar de forma ética, respeitar os direitos das usuárias, desprendida de preconceitos a nenhuma etnia, raça, crença, religião ou orientação sexual. Desta forma, é possível a construção de um laço entre o profissional e o usuário, fornecendo confiança e transparência de informações. Outro ponto destacado na elaboração do vídeo é a utilização de Equipamentos de Proteção Individual (EPI), prática indispensável no exercício da profissão de enfermagem e que deve ser estimulada desde o início da formação acadêmica.

Considerações Finais

Considerando o que foi apresentado, a realização deste vídeoobjetivou demonstrar criticamente o atendimento do profissional da saúde nas consultas ginecológicas, que muitas vezes sem perceber realizam o atendimento em “linha de produção”, gerandoaflição e medo ao paciente, propiciando a uma quebra de vínculo entre pacienteXprofissional, o qual implica na descontinuidade da assistência. É importante que na formação acadêmica os alunos compreendam que a atuação do Enfermeiro ultrapassa o conhecimento científico. Para uma assistência de qualidade, respeitosa e integral são necessárias habilidades relacionadas a postura profissional, empatia, escuta qualificada e comunicação eficaz. Considera-se,então, que a experiência de realizar este trabalho acadêmico foi de extrema importância para formação profissional, pois as reflexões sobre o atendimento dapacientepossibilitou mostrar, através de um vídeo, de forma burlesca uma postura que não deve ser seguida por nenhum profissional.

Palavras Chave

Descritores: Neoplasias do Colo do Útero; Neoplasias da Mama; Humanização da Assistência; Enfermagem; Saúde da Mulher.

Area

Saúde da Mulher

Instituciones

Faculdade IELUSC - Santa Catarina - Brasil

Autores

Amanda Vitório Rosa, Bruno Tiago Mittang, Gabrieli Stiegler, Mariana Bezerra de Camargos, Janifer Souza Mendes, Luana Cláudia dos Passos Aires