Datos del trabajo


Título

PRATICAS DA ENFERMAGEM EM VIGILANCIA EPIDEMIOLOGICA EM ESTABELECIMENTOS DE SAUDE DO PRIMEIRO NIVEL DE ATENCAO, DIRECAO REGIONAO DE SAUDE, PUNO - PERU

Introdução

Nao se tem o entendimento das práticas de vigilancia epidemiológica como processos de intervencao técnica e social na realidade, no proceso saúde – doenca e por tanto existe o desconhecimento de que essas acoes garantem a qualidade de vida da populacao.

Objetivos

Caracterizar a prática da enfermagem em vigilancia epidemiológica em Estabelecimentos de Saúde do Primeiro Nivel de Atencao no processo de trabalho cotidiano.

Método

Estudo de tipo qualitativo, tem como marco referencial o Modelo de Organizacao Tecnológica do Trabalho (Mendes – Goncalves), os agentes de estudo foram as Enfermeiras e Técnicos de Enfermagem dos Estabelecimentos do Primeiro Nivel de Atencao que foram selecionados por conveniencia, em número de dezesseis. As técnicas utilizadas para a coleta da informacao foram a entrevista semiestruturada e a observacao. A pergunta orientadora para a entrevista foi: Descreva suas atividades de vigilancia epidemiológica no Estabelecimento de Saúde. A informacao foi obtida previo consentimento informado. Para o análise da informacao, as cintas gravadas foram transcritas na sua integridade e depois da leitura exaustiva, repetida e atenta das informacoes obtidas, pudemos ordenar a informacao, clasificar a informacao, e o análise final.

Resultados

: conseguimos identificar 5 categorías de análise: Categoría 1.- Notificacao de Casos das Principais Docencas Infecto-contagiosas, Categoría 2.- Vigilancia de fatos que envolven riesgo. Categoría 3.- Construcao de Gráficos, Categoría 4.- Construcao de Mapas/Radares, Categoría 5.- Gestao de Logística e Recursos Materiais.

Considerações Finais

O trabalho das enfermeiras presentou se diluído e aparentemente em concordancia com o Modelo Clínico Hegemónico o qual foi evidenciado pelas acoes indicadas e pela frequencia com que eram realizadas. As atividades de Vigilancia Epidemiológica ejecutadas nos Estabelecimentos de Saúde, aparecem como práticas que nao estao em direcao a Vigilancia a Saúde.

Palavras Chave

Práticas, Vigilancia Epidemiológica, Enfermagen, Establecimientos do Primeiro Nivel de Atensau.

Area

Organização da Atenção em Saúde

Autores

ROSENDA AZA TACA