Datos del trabajo


Título

PROCESSO DE TRABALHO NA ESTRATEGIA SAUDE DA FAMILIA

Introdução

O processo de trabalho em saúde é a caracterização de como ocorre o processo assistencial em si, englobando a força de trabalho envolvida no trabalho coletivo, a participação dos diversos profissionais de saúde no trabalho e na sua divisão e as características do produto1. Em geral, o processo de trabalho tem como objetivo transformar determinado objeto em produto através de instrumentos que visem atingir um objetivo específico². A Estratégia Saúde da Família é um modelo assistencial produtor de saúde que foi criado com o objetivo de reorganizar a Atenção Básica, na qual são priorizadas ações de prevenção, promoção e recuperação da saúde de forma integrada e contínua³. A implementação da Estratégia Saúde da Família, ao longo dos anos, tem modificado o processo de trabalho em saúde. Esse processo de trabalho está baseado na criação de vínculo e troca de experiências e conhecimentos entre os usuários e os profissionais de saúde, possibilitando o desenvolvimento de ações a partir do diagnóstico de saúde do local e necessidades da população atendida4. A produção do cuidado ocorre na relação entre o profissional de saúde e o usuário do sistema e isso é uma característica singular do processo de trabalho em saúde. A integralidade da assistência é o modo que se organiza o processo de trabalho e deve ter um impacto positivo sobre a saúde da população5.

Objetivos

Identificar como ocorre o processo de trabalho dos profissionais na Estratégia Saúde da Família.

Método

Estudo qualitativo, descritivo e exploratório. Participaram do estudo 15 enfermeiras que atuam em Unidades Básicas Saúde da Família no município de Rio Grande. Como critério de inclusão elencou-se: ser enfermeiro, ter vínculo empregatício com a secretária municipal de saúde e aturar em Unidade Básica Saúde da Família. Como critério de exclusão definiu-se estar afastado por licença de qualquer natureza, atestado ou férias. Os dados foram coletados entre os meses de janeiro a maio de 2015 por meio de entrevistas gravados em local escolhido pelos próprios profissionais e que respeitava a privacidade de cada um. Utilizou-se um roteiro semiestruturado para conduzir a entrevista. As entrevistas tiveram a duração média de duração de 40 minutos e foram analisadas por meio de análise textual discursiva. Este estudo faz parte de um macroprojeto intitulado “Advocacia do paciente e coping na enfermagem: possibilidades de exercício de poder mediante vivências de sofrimento moral”, com aprovação do Comitê de Ética em Pesquisa local, sob parecer Nº 97/2013.

Resultados

A maioria dos participantes da pesquisa relatou que a força de trabalho na Estratégia Saúde da Família é composta por enfermeiro, médico, técnico de enfermagem e agentes comunitários de saúde. A participação dos diversos profissionais de saúde e a divisão do trabalho ocorrem da seguinte maneira, o enfermeiro é o encarregando de uma demanda maior de trabalho, visto que além da parte assistencial é o responsável por toda administrativa do local, o que por vezes acaba sobrecarregando o profissional. Entre os instrumentos de trabalho utilizados pelo enfermeiro estão o acolhimento a população e as reuniões com a equipe. O enfermeiro normalmente realiza o acolhimento da população que procura atendimento e encaminha para o profissional adequado de acordo necessidade do usuário. Além disso, são realizadas reuniões semanais da equipe onde são discutidos os casos dos usuários, ocorrendo o planejamento de ações e cuidados para aquele determinado caso, incluindo todos os profissionais e fazendo com que o cuidado com o usuário seja compartilhado e de responsabilidade de toda a equipe de saúde, o paciente, então acaba dispondo de um acompanhamento multiprofissional. Nessas reuniões também é realizado o monitoramento e avaliação dos casos já em andamento da Estratégia Saúde da Família. Destaca-se que a equipe da Estratégia Saúde da Família serve como intermediária para o encaminhando dos pacientes para o Núcleo de Apoio a Saúde da Família, que conta com outros profissionais como nutricionistas, psicólogos, educadores físicos e assistentes sociais, profissionais esses acabam dando um maior suporte para um atendimento completo e de qualidade. Esse encaminhamento é chamado de matriciamento, tal ação promove a assistência de pacientes que necessitem de maior atenção com relação à saúde. Logo, verifica-se que o produto do trabalho é visto pelos enfermeiros quando se alcança a prevenção de doenças, promoção e recuperação da saúde da população atendida, por meio de troca de informações entre uma equipe multiprofissional em prol de um objetivo comum, a saúde dos usuários.

Considerações Finais

Este estudo permitiu identificar os elementos do processo de trabalho na Estratégia Saúde da Família no município de Rio Grande, identificando a força de trabalho envolvida no desenvolvimento diário do trabalho nessas unidades de saúde, onde o enfermeiro é protagonista deste trabalho, por desempenhar papel administrativo e assistencial do local, permitiu também visualizar como ocorre o trabalho e a sua divisão, além dos demais profissionais envolvidos na assistência dos usuários, assim como, alguns instrumentos utilizados para obtenção do produto do trabalho que busca ações de prevenção, promoção e recuperação da saúde dos usuários, através de meios e estratégias em prol da saúde do usuário.

Palavras Chave

Referências:
1. Pires D. Processo de trabalho em saúde, no Brasil no contexto das transformações atuais na esfera do trabalho. R. Bras. Enferm. Brasília. 1998;51(3):529-39.
2. Souza IAS, Pereira MA, Oliveira MAF, Pinho PH, Gonçalves RMD. Processo de trabalho e seu impacto nos profissionais de enfermagem em serviço de saúde mental. Acta Paul Enferm. 2015; 28(5): 447-53
3. Scherer MDA, Pires DEP, Jean R. A construção da interdisciplinaridade no trabalho da Equipe de Saúde da Família. Ciênc. saúde colet. 2013;18(11):3203-12.
4. Silvia LA, Casotti CA, Chaves SCL. A produção científica brasileira sobre a Estratégia Saúde da Família e a mudança no modelo de atenção. Cien Saúde Colet. 2013;18(1):221-32.
5. Arce VAR, Sousa MA. Integralidade do Cuidado: representações sociais das equipes de Saúde da Família do Distrito Federal. Saúde Soc. 2015;22(1):109-23.


Palavras chave:
Processo de trabalho, Enfermagem, Estratégia Saúde da Família

Area

Processo de trabalho e profissionalização

Autores

Aline Belleti Figueira, Edison Luiz Devos Barlem, Raissa Garcia Brum, Deciane Pintanela de Carvalho, Laurelize Pereira Rocha, Larissa Merino de Mattos