Datos del trabajo


Título

AMBIENTE VIRTUAL DE APRENDIZAGEM: CONTRIBUIÇÕES PARA A EDUCAÇÃO PERMANENTE DA EQUIPE DE ENFERMAGEM NO CUIDADO AO IDOSO HOSPITALIZADO

Introdução

O aumento da população idosa traz importantes consequências para os serviços de saúde exigindo que os profissionais tenham capacitação adequada para o cuidado destinado a esta população, em especial nas instituições hospitalares. Tal necessidade implica na procura pelos profissionais de enfermagem por cursos de atualização objetivando a melhoria do cuidado de enfermagem. Diante desta perspectiva é imperativo o uso de novas tecnologias educacionais favorecendo o processo de educação permanente dos trabalhadores da saúde. A inserção das tecnologias de informação e comunicação (TIC) na área de Saúde vem demandando a qualificação e aprimoramento de seus profissionais para que se tornem fluentes no seu uso e para que sejam capazes de se adaptar e inovar suas práticas de modo contínuo. Portanto, esta é uma ferramenta que pode ser utilizada para proporcionar o aprimoramento técnico científico dos profissionais da Enfermagem em seu ambiente de trabalho a partir de ambientes virtuais de aprendizagem que viabilizem a educação permanente no interior das instituições de saúde. Os mais variados assuntos pertinentes ao cuidado poderiam ser abordados e debatidos em ambientes virtuais, proporcionando riquíssimas trocas de experiência, tal como os necessário para o cuidado ao idoso hospitalizado. O cenário do envelhecimento populacional instiga o profissional de enfermagem a refletir sobre suas ações e sua própria maneira de pensar, para, a partir daí, qualificar-se, enquanto ser humano que cuida, e busca novas possibilidades frente ao cuidado, em especial de idosos.

Objetivos

Desenvolver, implementar e avaliar um curso estruturado à equipe de enfermagem no ambiente virtual de aprendizagem Moodle® sobre o cuidado ao idoso hospitalizado.

Método

Trata-se de uma pesquisa metodológica com produção tecnológica de análise mista com o objetivo de desenvolver, implementar e avaliar um curso estruturado no Ambiente Virtual de Aprendizagem Moodle® sobre o cuidado ao idoso hospitalizado, como proposta para a educação permanente da equipe de enfermagem. Adotou-se a metodologia ADDIE do Design Instrucional, contemplando as
etapas: Análise (necessidades do público alvo), Desenho (estruturação do curso), Desenvolvimento (traçado pedagógico), implementação (realização do curso) e Avaliação (avaliação pedagógica, e de aprendizagem). Optou-se pelo Ambiente Virtual de Aprendizagem Moodle® da Universidade Federal de Santa Catarina. O curso proposto teve 20 horas de carga horária, seguindo a estruturação de um curso em ordem modular: Módulo I: Envelhecimento; Módulo II: Legislação e políticas do envelhecimento; Módulo III: O idoso hospitalizado e Módulo IV: Preparo para alta hospitalar e educação em saúde. Participaram do estudo 36 profissionais de enfermagem de unidades de internação de um hospital geral que atendem de idosos hospitalizados. O estudo foi realizado no ano de 2017. Os temas abordados na composição do curso surgiram a partir de um questionário entregue aos participantes e posteriormente analisados. O conteúdo temático do curso foi avaliado por três enfermeiros experts na área do idoso. O Ambiente Virtual de Aprendizagem foi avaliado pelos participantes do estudo que realizaram as atividades no mesmo.

Resultados

A construção do Curso utilizando o Ambiente Virtual de Aprendizagem (AVA) utilizando a metodologia ADDIE mostrou-se adequado às necessidades de capacitação da equipe de enfermagem que cuida do idoso hospitalizado, pois segundo os participantes, contribuiu para o aprimoramento técnico científico dos mesmos. Estes avaliaram positivamente a proposta como recurso para a inovação tecnológica no âmbito da enfermagem e como contribuição para a educação permanente. Na avaliação do ambiente realizada pelos participantes que realizaram as atividades no AVA destacam-se a importância do tema e a atualidade do mesmo. A avaliação do Ambiente Virtual de Aprendizagem no que se refere ao conteúdo pedagógico foi considerado pelos especialistas entre bom e ótimo, sugerindo melhorias que foram realizadas antes da aplicação do curso para os participantes do estudo.

Considerações Finais

Conclui-se que a proposta é viável e exequível, que o material didático disponibilizado para a realização do curso é adequado e que propostas como essa contribui para a capacitação da equipe de enfermagem e a utilização dos recursos tecnológicos no âmbito da educação permanente com desdobramentos para a consolidação da qualidade da prática da enfermagem. Destaca-se que a realização do curso no Ambiente Virtual de Aprendizagem proporcionou o desenvolvimento de habilidades dos participantes que o cursaram, contribuindo para o manuseio das novas tecnologias da informação. Espera-se que ao longo do tempo cada vez mais tais ferramentas possam ser utilizadas para estruturação de cursos online contribuindo para a consolidação dos Ambientes Virtuais de Aprendizagem, seja como apoio ao ensino presencial, semipresencial ou para ofertar cursos na modalidade à distância na forma de capacitação como proposta de educação permanente pelos serviços de saúde.

Palavras Chave

Ambiente virtual de aprendizagem. Enfermagem. Educação permanente. Idoso. Informática em Enfermagem.

Area

Informação e Tecnologias da Informação em Saúde

Autores

Ana Izabel Jatobá Souza, Carolina Campagnollo Melo, Francis Solange Vieira Tourinho, Nádia Chiodelli Salum, Jordelina Schier, Melissa Orlandi Honório Locks, Jane Cristina Anders