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Título

DA PERCEPÇAO TEORICA A PRATICA: DESVELANDO O UNIVERSO DO GRADUANDO DE ENFERMAGEM

Introdução

Sendo um problema a não presença do homem nos serviços de saúde, cumpre-se destacar que a sua invisibilidade torna-se um problema que me motivou e me inquietou e levou-me a buscar compreender essa problemática na prática de enfermagem; A ausência ou a invisibilidade dos homens nos serviços de saúde sinaliza, segundo o autor, a inadequação entre as necessidades e/ou expectativas de saúde dos homens e a estrutura e funcionamento destes serviços, particularmente dos serviços de atenção básica à saúde. Não se trata, contudo, de responsabilizar os homens, ou os referidos serviços, mas de considerar a complexa relação que se estabelecem entre ambos, tomando as particularidades de um e de outro. Neste sentido, o objeto deste estudo tem como foco, a percepção do graduando de enfermagem, acerca da saúde do homem, numa perspectiva de estudo fenomenológico na formação pedagógica, à luz da fenomenologia de Maurice Merleau-Ponty.

Objetivos

-Compreender a percepção do estudante de graduação em enfermagem, acerca da saúde do homem em sua formação pedagógica, a partir da perspectiva fenomenológica de Merleau- Ponty; -Descrever a percepção do estudante de graduação em enfermagem acerca da saúde do homem em sua formação pedagógica, a partir da perspectiva fenomenológica de Merleau-Ponty.

Método

Estudo fenomenológico, descritivo com abordagem qualitativa, realizado na Universidade Estácio de Sá, Rio de Janeiro. Aprovado pelo Comitê de Ética da Universidade Federal Fluminense, parecer nº 1.894.628Em respeito aos cuidados éticos preconizados. Participantes: graduandos do 10º período da disciplina: adulto, idoso e cirúrgico após a assinatura do Termo de Consentimento Livre e Esclarecido. Para coleta de dados foi utilizada entrevista fenomenológica, mediada pela seguinte questão norteadora: Qual a sua percepção acerca da saúde do homem na sua formação pedagógica? O tratamento de dados ocorreu através do modelo empírico-compreensivo baseada nas descrições de depoimentos, relatos ou entrevistas sobre experiências vividas.

Resultados

Após apreensão dos significados e interpretação do “mundo -da- vida” dos graduandos de enfermagem desvelou que a saúde do homem é negligenciada em relação às demais disciplinas como saúde da mulher e da criança. Emergindo assim como categoria: O corpo e a linguística como significado do todo, desta forma emergiu como categoria que identifica e traz a luz da discussão o papel do graduando na perspectiva de compreender que a relação corpo-sujeito, apresenta-se como espaço de superação de dualidades entre o seu espaço de aprendizagem no campo universitário nas unidades de saúde e o sujeito (graduando) uma vez que é aí que nos situamos, numa relação ambígua do mundo. Onde o significado emerge da palavra, mas não se reduz a ela, mais de expressões inseridas no corpo. Onde a palavra tem o sentido sem, conte-lo. A expressão não esgota o mistério do dito, que nos remete para observar o não dito1. Denotando como resultados deste estudo que é urgente e imediata a intervenção neste cenário, visando a formação do enfermeiro e viabilizando o acesso do graduando de enfermagem em relação a saúde do homem em seus diversos ciclos da vida. Discussão: Nos preceitos doutrinários do SUS, o Ministério da Saúde (MS) regulamenta a lei 8.080/90 2, relativas as diretrizes para a saúde em nosso país, norteadas pela Política de Atenção Básica (PAB), e nesta lógica de atenção à saúde coletiva e em 27 de agosto de 2008, foi lançado o programa denominado Política Nacional Atenção Integral a Saúde do Homem (PNAISH)3, proporcionando o atendimento prioritário e exclusivo as necessidades do homem, em todo o país, devendo nortear ações de atenção integral à saúde do homem, por considerar os altos índices das doenças crônicas não transmissíveis (DCNT), que estão acometendo esta parcela da população, gerando um grave problema de saúde pública. Neste sentido compreender as demandas da saúde coletiva, as prioridades das políticas públicas do Setor saúde, nos remete a interpretação fenomenológica de Merleau-Ponty 4, quando buscamos, através das percepções do estudante de enfermagem conhecer as lacunas que podem estar acontecendo no processo da formação pedagógica do enfermeiro.

Considerações Finais

Considerando que o enfermeiro, deve pensar de forma sistemática sobre sua prática, deve seguir com rigor um método, objetivando alcançar o processo técnico -cientifico, mais sem deixar de pensar e refletir, sobre a realidade em que se encontra inserido. Antes do agir. Sendo uma constante preocupação a qualidade do ensino de enfermagem, cabe aqui ressaltar que conhecer a percepção do aluno acerca da saúde do homem, poderá contribuir na elaboração de estratégias de ensino, ao longo da sua formação acadêmica, que possibilite melhor atender a população masculina. Destacando-se a importância no cuidado de enfermagem, bem como, do processo educativo, instrumentalizando a fim de fornecer subsídios ao homem para obter autonomia em saúde, por meio do autocuidado e segurança no cuidado de si. Permitindo assim, que novas estratégias acadêmicas possam proporcionar dentro do processo de aprendizado mudanças de comportamento dos futuros profissionais no manejo de situações reais, facilitará a inserção de um conteúdo que, especificamente, fomente a saúde do homem possibilitando aos graduandos de enfermagem instrumentalizar-se e contribuir com o processo de aprendizado e obter mudanças de comportamento como futuros profissionais no manejo de situações reais.

Palavras Chave

Fenomenologia; Saúde do Homem; Formação Pedagógica.

Area

Saúde do Homem

Instituciones

UNIVERSIDADE FEDERAL FLUMINENSE - Rio de Janeiro - Brasil

Autores

VILZA Aparecida Handan de Deus, Rose Mary Costa Rosa Andrade Silva, ELIANE RAMOS PEREIRA, ELINA Fernandes de Oliveira, SANDRA CONCEIÇÃO RIBEIRO CHICHARO, Diomédia Zacarias Teixeira, Nelson dos Santos Nunes, Ligia Cordeiro matos Faial