Datos del trabajo


Título

DEMANDAS DE CUIDADO DE IDOSOS DA ESTRATÉGIA SAÚDE DA FAMÍLIA IDENTIFICADOS NA CONSULTA DE ENFERMAGEM

Introdução

A taxa de envelhecimento populacional crescente no Brasil implica em mudanças no perfil epidemiológico, pois o envelhecimento submete o corpo humano a inúmeras mudanças anatômicas e funcionais, com repercussão nas condições de saúde refletindo no aumento na prevalência de doenças crônicas não transmissíveis. Fatos que obrigam o país a realizar adequações das políticas públicas, neste contexto, se faz obrigatório o reconhecimento do perfil da população idosa com a finalidade de melhorar a assistência prestada, promovendo o envelhecimento saudável. As enfermidades crônicas que podem levar a incapacidades, demandam por serviços médicos, políticas e programas de promoção da saúde e de prevenção desses agravos. Por esse motivo, se faz tão importante a atenção primária, visto que é dessa forma que se processa a entrada da pessoa idosa no Sistema Único de Saúde (SUS). Os cuidados na atenção primária de saúde à pessoa idosa, é da responsabilidade da equipe de Estratégia Saúde da Família (ESF). Como parte fundamental dessa equipe, o enfermeiro possui grande contribuição, realizando consultas de enfermagem que inclui a avaliação multidimensional do idoso, sendo o responsável pela avaliação clínica, bem como pela avaliação de informações de forma a contemplar os aspectos que podem estar inseridos no processo de enfermagem.

Objetivos

Identificar as principais demandas de cuidados dos idosos através da implementação da Consulta de Enfermagem ao idoso em uma Unidade Básica de Saúde.

Método

Estudo qualitativo usando uma abordagem convergente assistencial, realizado em uma Unidade Básica de Saúde do sul do Brasil. Os dados foram coletados entre março e abril de 2015. Participaram desse estudo 20 idosos, moradores da área adscrita, com idade acima de 60 anos, que agendaram espontaneamente a Consulta de Enfermagem no período da pesquisa, após divulgação realizada pelos funcionários da Unidade de Atenção Básica, sendo então a amostra intencional. Para a coleta de dados foi realizada entrevista durante a consulta de enfermagem mediante roteiro semiestruturado, elaborado por uma das autoras e baseado na avaliação global da pessoa idosa, conforme preconiza o Caderno 19 de Atenção Básica: Envelhecimento e Saúde da Pessoa Idosa. Este instrumento foi aplicado através da Consulta de Enfermagem, sendo fundamental para nortear os passos do processo de enfermagem. No roteiro constava dados identificação do idoso como: nome, profissão, estado civil, histórico de saúde e doença, capacidade funcional, suporte familiar/social (com quem reside), exame físico e coleta de dados referente aos padrões de: atividades (hábitos da vida diária, hábitos de lazer, redes de apoio social), nutricional, eliminação, sono e repouso, cognitivo, tegumentar, circulatório e respiratório. Esse instrumento passou a acompanhar o prontuário do idoso com a finalidade de continuidade da assistência. A análise de dados envolveu os quadro processos orientados pela pesquisa convergente assistencial: apreensão, síntese, teorização e transferência dos dados, fazendo emergir as principais demandas de cuidados de enfermagem aos idosos.O estudo recebeu autorização da instituição para a condução desta pesquisa e aprovação do Comitê de Ética em Pesquisa com Seres Humanos do Hospital Infantil Joana de Gusmão (HIJG), sob parecer de número 1.018.949, atendendo a Resolução do Conselho Nacional de Saúde 466/2012 e as resoluções complementares. Todos os participantes da pesquisa assinaram o Termo de Consentimento Livre e Esclarecido (TCLE).

Resultados

Em relação à caracterização dos participantes, a maioria era do sexo feminino, com idade entre 60 a 69 anos, casadas, com grau de instrução primário (um a quatro anos), do lar e/ou sem remuneração. Em relação as doenças crônicas prevalentes obtiveram-se com maior prevalência: Hipertensão Arterial Sistêmica (16), Dislipdemias (12), Diabetes Mellitus (10), Depressão (6) e Hipotireoidismo (5). Nas consultas de Enfermagem foram identificados 65 diagnósticos de enfermagem (DE). Os diagnósticos de risco descrevem respostas humanas a condições de saúde que podem desenvolver-se em indivíduo, família ou comunidade vulnerável. Estão apoiados em fatores de risco que contribuem para o aumento da vulnerabilidade, principalmente quando a clientela é de idosos que têm alterações decorrentes do processo de envelhecimento. Após a identificação dos DE, as informações foram concentradas em grupos determinados pelos diagnósticos mais frequentes, ou seja presentes em mais da metade das consultas de enfermagem realizadas, quais sejam: Estilo de vida sedentário (11); Ansiedade (11); Risco de queda (11); Risco de função hepática prejudicada (12); Risco de volume de liquido deficiente (12); Déficit de percepção sensorial visual (14); Nutrição desequilibrada mais que as necessidades corporais (14); Manutenção ineficaz da saúde (15) e Dentição prejudicada (19).

Considerações Finais

Os resultados evidenciaram que a Consulta de Enfermagem é uma importante ferramenta de educação em saúde, favorecendo o vínculo entre o profissional e o usuário, sendo que através dela foi possível visualizar as principais demandas de cuidado de idosos. As consultas de enfermagem permitiram, embora em uma amostra pequena, a identificação dos Diagnósticos de Enfermagem, que possibilitaram a identificação dos problemas da população idosa na comunidade estudada e pôde-se planejar e desenvolver atividades que atenderam-nos na sua integralidade, promovendo a saúde e prevenindo complicações. Além disso, a reflexão das necessidades dos idosos na comunidade assim como dos condicionantes e determinantes envolvidos no processo saúde/doença individual e coletivamente, possibilitaram consolidar o processo de trabalho com a sistematização das ações de enfermagem.

Palavras Chave

Idoso. Estratégia Saúde da Família. Atenção primária a saúde. Cuidados de enfermagem.

Area

Saúde do Idoso

Instituciones

UFSC - Santa Catarina - Brasil

Autores

Scheila Monteiro Evaristo, Juliana Balbinot Reis Girondi, Ângela Maria Alvarez, Francisco Reis Tristão, Jordelina schier, Karina Silveira de Almeida