Datos del trabajo


Título

O PREPARO INICIAL DO TRABALHO DE CAMPO ETNOGRAFICO EM UMA COMUNIDADE DE IDOSOS DESCENDENTES DE UCRANIANOS: RELATO DE EXPERIENCIA

Introdução

A etnografia é um método de pesquisa que oferece vasta oportunidade de o pesquisador estabelecer relações e conhecer determinada cultura pelo ponto de vista de outras pessoas 1. Para o seu desenvolvimento é preciso que se realize uma descrição densa do cenário e das cenas culturais, com extrema dedicação e esforço intelectual 2, com a intenção de descobrir o conhecimento cultural que as pessoas utilizam para organizar o seu comportamento e interpretar a sua experiência 1. O estudo etnográfico é constituído de etapas de experiência cultural, que consiste na utilização de técnicas de preparo do pesquisador, com a fundamentação teórica do conceito de cultura, o conhecimento do método do trabalho de campo, e a entrada no cenário para obtenção e análise das informações culturais consistentes 1. Uma característica marcante da pesquisa etnográfica é o envolvimento no campo, que ocorre em um período durável. A participação na vida cotidiana dos membros de uma comunidade, como práticas, hábitos e rituais são elementares para aproximação do pesquisador com os informantes, no intuito de alcançar o conhecimento íntimo e vasto do comportamento de um grupo 3. Porém o aprendizado amplo de determinada cultura ocorre gradualmente 4. Desse modo o preparo para iniciar o trabalho de campo declara-se como uma etapa imprescindível para obter êxito nas informações que serão registradas e analisadas.

Objetivos

O objetivo deste resumo é relatar o preparo inicial do trabalho de campo para o desenvolvimento de uma pesquisa qualitativa com abordagem etnográfica.

Método

Trata-se de um relato de experiência de uma pesquisa etnográfica que se realiza com idosos descendentes de ucranianos, residentes em uma comunidade rural na cidade de São José dos Pinhais-PR. Para a condução do estudo segue-se as etapas metodológicas proposta pelos antropólogos Spradley e McCurdy 1 e Spradley 5,6. De acordo com o referencial eleito para essa investigação qualitativa, a primeira etapa para realizar uma pesquisa etnográfica é adquirir ferramentas conceituais, ou seja, entender o conceito de cultura e aprender sobre os métodos de trabalho de campo, e a segunda etapa é a entrada em campo, onde ocorre a seleção da cena cultural de determinada situação social e o contato com os informantes da investigação.

Resultados

A comunidade investigada tem como peculiaridade a manutenção das tradições da cultura ucraniana. Em decorrência disso, foram iniciados estudos direcionados ao entendimento das particularidades da cultura em questão, como a história da imigração ucraniana no Brasil e no Paraná, as tendências da culinária, do artesanato, as crenças e valores religiosos e a forma de comunicação entre eles. A maioria deles comunica-se por meio do idioma ucraniano e para desenvolver melhor aproximação entre eles, a pesquisadora adentrou ao campo de trabalho etnográfico, já na primeira etapa, e ingressou em aulas ministradas na igreja ucraniana sobre o referido idioma ucraniano, aos sábados no período matutino. Nesse preparo considerou a importância de entender as expressões e atividades mais utilizadas por eles, e entre estas as celebrações eucarísticas, que são realizadas no domingo pela manhã e rezadas em ucraniano. A religião ucraína bizantina católica domina a vida cotidiana da comunidade e o envolvimento com as atividades que ela promove a seus adeptos foi fundamental para o inicio do trabalho de campo, uma vez que a pesquisadora estabeleceu relações harmoniosas e identificou prováveis bons informantes. As atividades religiosas viabilizaram o contato com os idosos e familiares e facilitaram o interesse dos mesmos pela participação na pesquisa (não houveram recusas). Esse trabalho de campo inicial foi registrado em diário de campo mediante anotações descritivas ainda bastante superficiais, mas que proporcionaram um significativo instrumento de direção para a entrada definitiva no campo de trabalho etnográfico.

Considerações Finais

O preparo para iniciar o trabalho de campo na comunidade potencializou a relação entre pesquisadora e informantes, uma vez que os idosos se mostraram motivados a participar do estudo. Percorrer as primeiras etapas da experiência cultural constituem um rico aprendizado para a entrada em campo, e iniciar apreensão das informações etnográficas, especialmente, quando se participa de atividades desenvolvidas por eles, pois viabilizam o entrosamento e a cooperação dos informantes.

Palavras Chave

Pesquisa Qualitativa, Antropologia Cultural, Enfermagem Geriátrica, Idosos.

Area

Cultura e saúde

Instituciones

Universidade Federal do Paraná - Rio de Janeiro - Brasil

Autores

Maria Helena Lenardt, Susanne Elero Betiolli, Fátima Denise Padilha Baran, Dayana Cristina Moraes, Larissa Sayuri Setoguchi, Bruno Henrique Mello, Eliane Silva Marineli Costa