Datos del trabajo


Título

VIVENCIA FAMILIAR ACERCA DA INCLUSAO DE CRIANÇAS AUTISTAS

Introdução

O autismo é apenas um dos transtornos que integram o quadro de Transtorno do Espectro Autista (TEA). O TEA é uma condição dos Transtornos do Neurodesenvolvimento, sendo definido como um distúrbio do desenvolvimento neurológico presente desde a infância. Sabe-se que os comprometimentos do TEA limitam o processo educacional, porém apesar dessa limitação, a escolarização destas crianças é possível quando são oferecidos a eles oportunidades, como profissionais preparados e métodos adequados. A inclusão de crianças com Necessidades Educacionais Especiais no ensino regular é um processo marcado por diversas contradições em relação às oportunidades oferecidas a essas crianças. Isso ocorre porque a simples inserção dessas crianças em classes comuns do ensino regular não garante a aprendizagem e não promove experiências sociais significativas. Assim no processo de inclusão escolar, as famílias vivenciam um cotidiano cercado por dificuldades e preocupações, que estão relacionados a questões como os direitos da criança, preparo das escolas, qualificação dos profissionais, preconceito e discriminação. Com isso as famílias, a escola e profissionais devem trabalhar juntos para a fim de incluir as crianças com necessidades educacionais especiais na rede regular de ensino oferecendo a elas todas as oportunidades de aprendizagem e desenvolvimento.

Objetivos

O objetivo deste estudo foi conhecer a vivência das famílias quanto a inclusão escolar das crianças diagnosticadas com Transtorno do Espectro Autista.

Método

Trata-se de um estudo transversal qualitativo. Teve como participantes mães e pais de crianças com idade de 4 a 10 anos dia idade diagnosticados com Transtorno do Espectro Autista que fazem acompanhamento em um Centro Municipal de Apoio Educacional de uma cidade de Minas Gerais. Inicialmente através de arquivos da instituição foram identificadas as crianças diagnosticadas TEA. Em seguida foi realizada uma abordagem particular em local reservado com o responsável pela criança com a proposta de participar da pesquisa onde foi feita leitura, explicação e a assinatura do Termo de Consentimento Livre e Esclarecido pelos participantes. O presente estudo foi submetido e aprovado pelo Comitê de Ética em Pesquisa CAAE 62623416.9.0000.5495 . Em dia agendado previamente foi realizado uma aplicação de um questionário para caracterização do perfil sociodemográfico do membro familiar. Em seguida foi feita a indagação principal no que tange ao objetivo principal da pesquisa realizando entrevista com a pergunta norteadora “O que você diz sobre a inclusão escolar de seu filho? A coleta dos dados qualitativos se deu por meio de um gravador digital, com duração de aproximadamente vinte minutos. Para análise do perfil sociodemográfico dos participantes foi realizado uma análise por meio de medidas de frequências absolutas e relativas. Para a análise qualitativa foi realizada a Análise de Conteúdo, buscando compreender a realidade situada em seu contexto. Para tratamento e interpretação do material realizou-se a ordenação dos dados com transcrição fiel das gravações, releitura do material, organização dos relatos; classificação dos dados em categorias; análise final, constituindo-se na síntese interpretativa em que se buscou dar sentidos mais amplos ao diálogo entre os dados e os referenciais teóricos, respondendo às questões da pesquisa, com base em seu objetivo.

Resultados

A pesquisa contou com a participação de doze representantes das famílias, sendo 10 mães e 2 pais. A análise do perfil sociodemográfico 5 (42%) estavam na faixa etária 28 a 39 anos, e 7 (58%) de 40 a 49 anos. Com relação ao estado conjugal a maioria, 8 (67%) eram casadas e 1 (8%) em união estável, 1 (8%) solteiro e 2 (17%) eram separados. De acordo com a escolaridade, 5 (42%) tinham o nível médio, 2 (16%) o nível fundamental e 5 (42%) o nível superior. Concernente à ocupação atual, eram do lar 6 (50%) e 6 (50%) trabalham com atividade remunerada. Em relação à renda, 6 (50%) possuíam renda de 1 a 3 salários mínimos e 6 (50%) não tinham renda, assumindo a função do lar. No que se refere a inclusão, mesmo que a educação especial esteja determinada na legislação educacional brasileira, os relatos mostraram que a inclusão dos alunos com autismo muitas vezes é entendida apenas como o ingresso da criança na escola. Os depoimentos também mostraram que a totalidade dos participantes experienciaram dificuldades no processo de inclusão tanto da escola quanto dos profissionais por estarem despreparados para receber os alunos com necessidades especiais. Verificou-se ainda que há neste processo inclusivo discordâncias entre pais e escola, o que pode vir a prejudicar a criança. Sendo assim é preciso criar um meio para que tanto os profissionais da escola, quanto os familiares possam trocar informações mantendo uma relação positiva e benéfica para a inclusão.

Considerações Finais

As dificuldades que as famílias enfrentam no processo inclusivo tem relação direta com o apoio recebido. É de extrema importância conhecer e investigar as vivências de familiares de crianças autistas para entender que a garantia do sucesso da inclusão escolar pode se dar por meio da participação efetiva do poder público, dos profissionais e das famílias nesse processo. O esclarecimento de que além de conhecimento teórico acerca do autismo, a inclusão necessita da disposição da família, aceitação da escola em trabalhar de maneira favorável com tal público e atuação interdisciplinar. A falta de capacitação profissional leva à resistência às adaptações o que pode acarretar atitudes negativas prejudicando a inclusão, no qual este processo necessita uma integração da família, escola e profissionais buscando atender as necessidades especificas de cada criança. Há necessidade de melhorar o processo de inclusão das crianças autistas como a adoção de práticas adequadas em relação ao apoio, orientação familiar, capacitação de profissionais nos processos inclusivos, tanto quanto uma maior atuação interdisciplinar garantindo uma melhor qualidade de vida para as crianças autistas e seus familiares.

Palavras Chave

Crianças com deficiências, Inclusão, Apoio.

Area

Deficiência, Inclusão e Acessibilidade

Instituciones

Centro Universitário do Cerrado Patrocínio - Minas Gerais - Brasil

Autores

Giselia Gonçalves de Castro, Sabrina Miranda dos Santos, Angela Maria Drumond Lage, Adriana Santos Camargos, Marlúcio Anselmo Alves, Glória Lúcia Alves Figueiredo