Datos del trabajo


Título

CONTRIBUIÇOES DA TEORIA DAS REPRESENTAÇOES SOCIAIS NAS TESES E DISSERTAÇOES PRODUZIDAS EM UM PROGRAMA DE POS-GRADUAÇAO EM ENFERMAGEM

Introdução

A Teoria das Representações Sociais foi proposta por Serge Moscovici (1978) a partir de sua tese de doutorado, La Psychanalyse, son image et son public, publicada em 1961, contudo foi a partir da década de 80 que a teoria ganhou força diante do interesse da época em aprofundar-se no simbólico e no imaginário. As Representações Sociais estão relacionadas ao cotidiano, ao senso comum, sendo criadas no coletivo, na interação e comunicação entre os indivíduos. Em relação ao uso das Representações Sociais em pesquisas cientificas o contexto tem um papel central, uma vez que as representações se manifestam quando pelo menos duas pessoas compartilham linguagem, valores e memórias comuns. As Representações Sociais vêm se evidenciando como um referencial teórico importante para as pesquisas em enfermagem no Brasil, uma vez que possibilita ao investigador explorar e compreender as relações de cuidado e saúde em diferentes campos do conhecimento e sob as mais diversas ópticas.

Objetivos

Mapear as teses e dissertações que utilizaram o referencial teórico da Teoria das Representações Sociais, vinculados ao programa de Pós-Graduação de Enfermagem da Universidade Federal de Santa Catarina, no período de 2006-2016, buscando descrever as contribuições que estas produções geraram para o cuidado à saúde dos indivíduos.

Método

Estudo qualitativo, do tipo pesquisa documental desenvolvido junto ao banco de teses e dissertações do Pós-Graduação de Enfermagem da Universidade Federal de Santa Catarina visando mapear os estudos que utilizaram o referencial da Teoria das Representações Sociais, no período de 2006-2016. Para organização dos dados foi elaborada uma tabela onde se registrou os seguintes aspectos: título do trabalho; autor e orientador; ano de defesa; objetivos; local onde a pesquisa foi desenvolvida; sujeitos pesquisados; técnica(s) de coleta e análise dos dados; resultados. Para análise dos dados utilizou-se a técnica da análise temática

Resultados

Do total de 93 teses e 275 dissertações foram encontradas 09 teses e 07 dissertações (16 pesquisas) que utilizaram o referencial pesquisado. A maioria das pesquisas tiverem como foco as Representações Sociais relacionados a condições de doença e cuidado para indivíduos, família e profissionais de saúde com variação entre o número de sujeitos participantes, Dentre as técnicas de coleta de dados a que predominou foi a entrevista semiestruturada, seguida pela técnica de evocação de palavras, grupo focal e a técnica de desenho livre. Quanto às técnicas de análise de dados houve a predominância da técnica de análise de conteúdo, sobretudo a do tipo temática, sendo utilizada em oito teses e cinco dissertações. A análise através do Discurso do Sujeito Coletivo foi utilizada em duas dissertações. Considerada uma técnica de tabulação e organização dos dados qualitativos, tem como seu fundamento os pressupostos da Teoria das Representações Sociais. Ainda, três teses utilizaram softwares para analise de pesquisa qualitativa, sendo os softwares Alceste e EVOC. Nas pesquisas encontradas destaca-se o estudo das representações sociais tendo como objeto especialmente as condições de doenças e o cuidado prestado pela equipe de saúde, especialmente pelos profissionais de enfermagem. O binômio saúde e doença, assim como o campo de enfermagem se destacam entre as temáticas pioneiras das Representações Sociais. Algumas pesquisas sobre a opinião de grupos sociais em relação à determinada doença em que estavam inseridos, permitiu aos pesquisadores construírem a Representação Social especifica do objeto de estudo fazendo emergir os sentimentos relacionados às suas experiências pessoais e coletivas, especialmente enquanto família. Quando as representações foram estudadas na perspectiva dos profissionais, emergiram elementos de aspecto emocional, especialmente no cuidado de pacientes críticos. Algumas pesquisas demonstraram que as Representações Sociais fornecem subsídios para repensar o cuidado e as intervenções realizadas a um grupo ou individuo portador de alguma patologia, através das dimensões biológica, psicológica e social.

Considerações Finais

As pesquisas demonstraram que a Teoria das Representações Sociais permite ao pesquisador investigar fenômenos do cotidiano assim como práticas relacionadas ao cuidado, saúde e doença na perspectiva de diferentes grupos sociais significando a representação construída no coletivo, nas interações e experiências de vida. As Representações Sociais são criadas considerando os encontros e interações entre as pessoas e entre grupos, sendo determinadas pelo ambiente e grupo social que estejam inseridos. Assim, dado fenômeno ou doença pode significar de forma diferente ou semelhante para os indivíduos que os vivenciam. Considerar e conhecer esses significados permite ao investigador aprofundar-se em seu objeto de pesquisa.

Palavras Chave

Teoria das representações sociais; Enfermagem; Cuidado; Saúde; Doença.

Area

Outros

Instituciones

Universidade Federal Santa Catarina - Santa Catarina - Brasil

Autores

LUCIANA DE FATIMA LEITE LOURENÇO, SILVIA MARIA AZEVEDO SANTOS