Datos del trabajo


Título

Necessidades de aprendizagem dos enfermeiros sobre o Brinquedo Terapêutico na assistência à criança: base para a construção de um curso online

Introdução

durante a internação da criança, viver o brincar diariamente pode fornecer a ligação entre o hospital e a vida fora dele, dando-lhe um sentido de normalidade. Esta atividade, que lhe é familiar, apresenta-se como um alívio bem-vindo, depois de experimentar situações desconhecidas e estressantes(1). Neste sentido, ressalta-se o uso do Brinquedo Terapêutico (BT) como uma tecnologia de cuidado especializado que vem sendo desenvolvida pelos enfermeiros, como suporte à criança no processo do cuidado de saúde, comunicação e promoção de seu bem-estar emocional, ao minimizar sentimentos de ansiedade, dúvidas, medos gerados pelo desconhecimento e pela vivência de situações estressantes. Embora os benefícios de sua utilização sejam reconhecidos pelos profissionais, o seu uso quando acontece é, ainda, restrito ao componente recreativo e são apontadas dificuldades para o uso terapêutico, como a falta de conhecimento e habilidades para sua utilização(2). Considera-se que essa prática é de competência do enfermeiro; portanto, deve integrar o processo de trabalho(3) e, ao ser sistematizado na assistência à criança, qualifica o cuidado de enfermagem e respeita o direito da criança de exercer seu protagonismo e de ser ouvida. Desta forma, faz-se necessário ampliar as possibilidades de conhecimento a respeito do tema, com a construção de projetos educacionais que possam atender às expectativas e necessidades de aprendizagem dos enfermeiros e assim, promover a incorporação e transferência desse conhecimento para a prática profissional.

Objetivos

identificar as necessidades de aprendizagem do enfermeiro a respeito dos conhecimentos, habilidades e atitudes fundamentais sobre o BT na assistência à criança, que embasarão a construção de um curso online.

Método

Trata-se de uma pesquisa de abordagem metodológica, que intenciona a construção e validação de um curso online para enfermeiros sobre o BT na assistência à criança, a partir das contribuições dos mesmos. Por ser um objetivo amplo serão percorridas três etapas e nesta oportunidade será apresentada a Etapa 1. Nela, foi utilizada a abordagem qualitativa e a técnica de Grupo Focal(4) foi escolhida como estratégia para coleta de dados. Compuseram os cenários sete instituições hospitalares, com atendimento pediátrico, localizadas nas regiões Sul, Sudeste, Centro-Oeste, Nordeste e Norte do país, em uma amostra intencional(5), homogênea. As sessões grupais ocorreram no próprio hospital, facilitando o acesso aos participantes, em sala previamente organizada. Participaram do estudo 46 enfermeiros, divididos em sete grupos focais, sendo um grupo por instituição, que atenderam aos critérios de inclusão: ser profissional atuante nas unidades pediátricas, há mais de um ano, com exclusão dos enfermeiros que atuavam no cuidado ao neonato, por ser uma faixa etária não indicada ao uso do BT. Os participantes receberam previamente um texto de sensibilização sobre a temática, que foi explorada durante a sessão grupal, norteando o início da discussão que teve como pergunta focal “Que conhecimentos, habilidades e atitudes os enfermeiros consideram fundamentais à construção de um curso online a respeito do Brinquedo Terapêutico na assistência à criança?”. Os dados coletados mediante as gravações em áudio e registros do observador foram transcritos na íntegra e analisadas à luz da Análise Qualitativa de Conteúdo Convencional.

Resultados

os enfermeiros apontaram a necessidade de domínio e aprofundamento do conhecimento sobre a fundamentação teórica do BT, bem como a diferenciação do brincar normativo e terapêutico, seus efeitos e a relação com outras temáticas como dor, desenvolvimento infantil e a inclusão da família, como usuários e beneficiários da intervenção com o BT. Embora demonstrassem interesse pelo conhecimento teórico, a necessidade em dominar a habilidade técnica se sobrepôs e indicaram a urgência de um curso com ênfase na prática, enriquecido com exemplos do cotidiano, vídeos com dramatizações de como realizá-lo, além de depoimentos de quem já vivenciou os benefícios dessa intervenção, como crianças, familiares e enfermeiros. Dessa forma, vislumbraram um curso sensibilizante, dinâmico, interativo, com potencial para contribuir com o empoderamento destes por meio da apreensão do conhecimento teórico e prático, bem como a segurança necessária para a sistematização dessa prática pelos enfermeiros nas unidades de cuidados à criança.

Considerações Finais

a estratégia de Grupo Focal permitiu a construção coletiva de temáticas relevantes aos enfermeiros, apontadas mediantes a reflexão de suas necessidades e interesses, considerados motivadores e potencialmente significativos à aprendizagem. Contribuiu ainda, para além do objetivo do estudo, ao aproximar a pesquisa aos cenários da prática, favoreceu o despertar dos enfermeiros para a utilização do BT na prática clínica, instigando novos olhares para o tema, ressignificando sua atuação frente a essa metodologia de cuidado.

Palavras Chave

Grupos Focais; Pesquisa Qualitativa; Enfermagem Pediátrica; Ensino; Jogos e brinquedos.

Area

Saúde da Criança

Instituciones

Escola de Enfermagem de Ribeirão Preto da Universidade de São Paulo - São Paulo - Brasil

Autores

Edmara Bazoni Soares Maia, 2. Estela Duarte Pontes , 3. Mariane Caetano Sulino, 4. Maria Cândida Carvalho Furtado , 5. Luciana Mara Monti Fonseca, 6. Regina Aparecida Garcia de Lima