Datos del trabajo


Título

COACHING EM PESQUISAS QUALITATIVAS: DESAFIO PARA O DESENVOLVIMENTO DE COMPETÊNCIAS DE PROFISSIONAIS ENFERMEIROS

Introdução

O crescimento das organizações implica no investimento em pessoas, e o desenvolvimento de competências é uma estratégia que pode ser utilizada para alcançar esse crescimento. A competência pode ser compreendida como um conjunto de conhecimentos, habilidades e atitudes, mas a competência profissional envolve também valores pessoais, experiências e atitudes adequadas voltadas para a prática profissional (Feury, Fleury, 2001; Camelo, Angerami, 2013). Na Enfermagem, apesar do gestor possuir acesso privilegiado ao desenvolvimento de competências, compreende-se que o enfermeiro assistencial é um profissional que gerencia, lidera sua equipe de enfermagem e o cuidado que realiza, individual ou coletivamente, e para tal precisa de competências bem apreendidas, as quais inclusive estão determinadas nas Diretrizes Curriculares Nacionais do Curso (Brasil, 2001). Uma estratégia que vem sendo utilizada em pesquisas qualitativas para o desenvolvimento de competências é o coaching. O coaching origina-se etimologicamente da palavra húngara koczi, uma carroça antiga coberta usada para transportar pessoas que apresentava maior conforto para os passageiros (Milaré, Yoshida, 2007). Segundo Avila et al. (2012), o coaching é compreendido como um processo em que o coachee (passageiro), ao seguir instruções do coach (condutor), é capaz de desenvolver competências que pensava não ser capaz de alcançar. Por isso, o coaching é utilizado como um processo de interação colaborativa que busca estimular as pessoas a aprenderem e suas potencialidades (Blanco, 2006; Chiavenato, 2017; Gaspar, Portassio, 2009). O coaching proporciona melhoria do desempenho, aumento de produtividade, desenvolvimento de competências, aprendizado e obtenção de conhecimentos, aplicabilidade do conhecimento, busca da excelência e aumento da eficiência e eficácia, diagnóstico e resolução de problemas, ajuda na definição e alcance de objetivos, definição de valores, fatores críticos de sucesso, missão e visão, visão e ação estratégica, mudança comportamental e organizacional, empoderamento (Chiavenato, 2017).

Objetivos

A partir desses apontamentos, o objetivo deste trabalho é refletir sobre o uso da estratégia do coaching em pesquisas qualitativas para o desenvolvimento de competências de profissionais enfermeiros.

Desenvolvimento

A pesquisa qualitativa não visa testar hipóteses e sim descrever ou compreender uma experiência ou um fenômeno. Os fenômenos são estudados em seus ambientes naturais em busca dos seus significados e, com a pesquisa qualitativa é possível determinar ações e/ou intervenções que sejam necessárias para a solução de problemas (Lacerda, Costenaro, 2015). Mas, como desenvolver ou aprimorar competências de profissionais enfermeiros em tempos em que a agilidade, a assertividade e a efetividade no desenvolvimento do trabalho são cobranças diárias nos serviços? Acredita-se que para desenvolver competências é necessário tempo, oportunidades vivenciais e treino. E, durante a formação do enfermeiro não é possível desenvolver com excelência todas as competências necessárias para o desempenho profissional, apenas uma aproximação com as mesmas. Por isso, a busca do autodesenvolvimento e de novos conhecimentos precisa ser contínua, para que possa desenvolver habilidades e tomar decisões efetivas e assertivas em sua prática diária. Também é fundamental que as organizações se comprometam com atividades de educação permanente e que contribuam, inclusive com apoio estrutural, para o desenvolvimento das competências que almejam em seus funcionários. Segundo o documento Triplo Impacto da Enfermagem, publicado em 2016, uma das ações que devem ser desenvolvidas para a profissão ter impacto é desenvolver enfermeiros líderes, capazes de terem tomada de decisão para que a profissão consiga mostrar todo o seu potencial (APPG, 2016). No Brasil, uma tese de doutorado comprovou que por meio do coaching é possível desenvolver a competência profissional liderança entre enfermeiros (Rocha, 2014). Um enfermeiro com a competência liderança desenvolve um gerenciamento do cuidado focado no processo e nos resultados sem esquecer de sua equipe. Assim, conforme afirma Caveião (2017), a liderança é um instrumento gerencial fundamental no processo de trabalho do enfermeiro. Liderar é uma competência profissional vista como um desafio para os profissionais enfermeiros pois, para cada situação, para cada equipe e de acordo com o perfil de cada pessoa o enfermeiro precisa liderar de determinada forma. Pesquisas qualitativas que usaram a estratégia do coaching para o desenvolvimento de competências entre profissionais enfermeiros obtiveram sucesso, apontaram melhoria na eficiência do trabalho, assim como mostraram que o processo do coaching colabora para o autodesenvolvimento pessoal também (Rocha, 2014; Cardoso, Ramos, D’Innocenzo, 2011).

Considerações Finais

Desta forma, entende-se que usar a estratégia do coaching em pesquisas qualitativas para o desenvolvimento de competências é um desafio possível. A partir do processo vivenciado durante o coaching em que o participante relatará as situações vivenciadas ou as dificuldades que pretende trabalhar, o pesquisador que neste caso pode ser o coach, coletará os dados para serem explorados. O processo do coaching torna-se um fenômeno a ser explorado e mais usado nas pesquisas em Enfermagem. Acredita-se que com a criação de programas de educação permanente com o uso do coaching é possível desenvolver enfermeiros competentes, líderes, com tomada de decisão efetiva e assertiva. E, constata-se que, com o desenvolvimento de competências profissionais do enfermeiro por meio deste processo, o cuidado prestado será de melhor qualidade, com consequente reconhecimento da profissão e da organização de saúde.

Palavras Chave

Enfermagem. Competência profissional. Coaching.

Area

Gestão de Serviços de Saúde

Autores

Louise Aracema Scussiato Louise Scussiato, Aida Maris Peres Aida Peres