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Título

MÉTODO PAULO FREIRE NA ENFERMAGEM: ESTUDO REFLEXIVO

Introdução

a proposta de educação Freiriana, legado deixado pelo educador Paulo Freire, propõe uma pedagogia libertadora, na qual é acolhido e respeitado o conhecimento de um sujeito para com outro, rompendo conceitos, como por exemplo, o da educação bancária em que o professor transmite seu conhecimento e ao educando cabe recebê-lo passivamente; a educação libertadora visa pensamento crítico e reflexivo, promove autonomia e contribui com a valorização em realizar sua práxis. Deste modo, Freire pautou sua trajetória sendo sensível com os baixos índices na qualidade da educação, o elevado quantitativo de analfabetismo e a alta desigualdade social no Brasil, por onde iniciou um modelo de alfabetização de adultos durante as décadas de 1950 e 1960, militando também nessa causa1. Conhecido como método Paulo Freire, o arcabouço teórico desta reflexão constitui-se em um instrumento de aprendizagem com intuito de ensinar o sujeito por meio de saberes baseados na sua realidade, oportunizando o empoderamento e autonomia do indivíduo1-3. Isto posto refere-se a uma estratégia educacional popular, que capta as experiências culturais do educando e o estimula a aprender de forma crítica algo que mais tarde poderá dialogar e debater conforme sua opinião e compreensão1. Um dos grandesmarcos do método ocorreu em 1963, na cidade de Angicos, no Rio Grande do Norte, no qual Freire e demais educadores, alfabetizaram 300 trabalhadores em apenas 45 dias, atraindo a atenção da opinião pública, o que posteriormente daria início a uma campanha de alfabetização a nível nacional. Porém, com o golpe de estado em 1964, o movimento de educação popular foi atingido, o que culminou com o exílio de Freire, no Chile durante cinco anos. Contudo, mesmo exilado, conseguiu solidificar seu método de alfabetização e finalizar uma das suas obras, a “Pedagogia do Oprimido”1-3.

Objetivos

promover a reflexão acerca da utilização do método Paulo Freire na enfermagem.

Desenvolvimento

estudos mencionam que este método se desenvolve por meio do Círculo de Cultura, termo criado por Freire, no qual se caracteriza por um ambiente de ensino aprendizagem onde os sujeitos se reúnem para troca de conhecimentos e de saberes da realidade vivenciada2-3. Diante do exposto, o Círculo de Cultura consiste na sistematização de etapas que são compostas por: investigação da temática, codificação, descodificação e desvelamento crítico. A investigação temática é decorrente do diálogo entre o mediador e os participantes, emergindo como resultados palavras e temas geradores importantes do cotidiano e que se manifestam pelas situações vivenciadas pelo indivíduo, fomentando a construção de novos saberes com a integração, interação e reconhecimento dos conhecimentos existentes e experenciados pelo grupo2. Diante do levantamento dos temas geradores acontece a codificação, evidenciada por fatos vivenciados pelos sujeitos envolvidos que oportuniza diversas possibilidades de análise2. Com base na reflexão crítica emerge a descodificação das situações experenciadas, promovendo um momento oportuno para expressar e definir sobre a temática geradora, por meio de reflexões que irão ocasionar o desenvolvimento e o planejamento de ações transformadoras da realidade, no intuito de serem os agentes de mudanças com autonomia e respeito, proporcionando a quebra de paradigmas onde as informações ocorrem de maneira verticalizada2. O desvelamento crítico compreende a última etapa do ciclo, correspondendo às reflexões reveladas nos segmentos anteriores, permeada pelo processo de diálogo assegurando ao sujeito conhecer, analisar e transformar sua realidade quer seja por intermédio de ações de cunho político, social ou cultural2. Nesse sentido, no contexto da enfermagem, estudos vêm mostrando a utilização do método Paulo Freire em pesquisas de abordagem qualitativas, embora ainda em expansão no Brasil2-3. Conforme sinalizadas em investigações realizadas nas regiões Sul e Nordeste, evidenciou-se a abordagem do método sejam com equipes de saúde da Família, ações educativas em saúde ou até mesmo com docentes e discentes da Pós-Graduação em enfermagem 2-5. O Laboratório de Pesquisa em Enfermagem e Promoção da Saúde (LAPEPS), que é vinculado à Universidade Federal de Santa Catarina (UFSC), desde 1994 vem utilizando em seus estudos o referencial teórico metodológico freireano em suas investigações de abordagem qualitativa, reiterando a aplicabilidade deste método e sua contribuição para o trabalho em saúde, uma vez que o mesmo integra relevante potencial pedagógico transformador e conscientizador, possibilitando a ruptura com as barreiras hierárquicas presentes na lógica biomédica, a democratização do saber em saúde, a valorização da cultura e o modo de viver e pensar das coletividades por meio de um processo contínuo de ação-reflexão-ação2. Mediante a essa concepção, a enfermagem busca uma metodologia participativa, que pode ser alcançada no modelo de Círculo de Cultura, proposto por Freire, de forma inovadora na qual permita modificar a realidade do contexto em saúde e realizar debates e reflexões sobre as ações e promoção da saúde.

Considerações Finais

contudo ao refletir o método de Paulo Freire na enfermagem, nota-se a relevância da metodologia participativa e dialógica em saúde, na qual proporciona espaços de descobertas dos saberes de um indivíduo para com o outro, integrando o conhecimento cultural, social e político, na perspectiva dos sujeitos envolvidos. Desenvolve a autonomia, promovendo a emancipação por meio da diversidade de saberes construídos e consequentemente o seu compartilhamento entre os diversos atores sociais. Reconhecimento de si como agente de mudança da sua realidade e ao enfermeiro, em especial, permitindo a condução dos desafios e diversidades das práticas e consolidação da sua formação dentro de um cenário crítico-reflexivo e libertador.

Palavras Chave

Educação em Enfermagem, Educação em saúde, Metodologia, Métodos.

Area

Educação popular e saúde

Instituciones

Universidade Federal da Bahia- UFBA - Bahia - Brasil

Autores

Patrícia Alves Galhardo Varanda, Camila Dourado Reis, Ises Adriana Reis dos Santos, Iana Eglen Abbud Viana, Magda Ferreira Cerqueira, Simone Coelho Amestoy