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Título

CUIDADO EM SAÚDE E A FORMAÇAO ACADEMICA DO NUTRICIONISTA: UMA REVISAO INTEGRATIVA DE LITERATURA

Introdução

A formação acadêmica, habilitando e capacitando os profissionais a trabalharem de forma integral com os usuários, devem favorecer a capacitação dos profissionais de saúde, amparando os frente às dificuldades enfrentadas nos processos do trabalho. A formação profissional gera um processo educativo que interage entre o ensino teórico e o ensino prático e é fundamental para que o futuro profissional tenha uma visão mais próxima a realidade vindoura. O Ministério da Saúde (MS) indica que, para haver uma transformação das práticas profissionais e da organização do trabalho, é necessário o cuidado e o investimento na formação acadêmica. A formação em saúde deve ser entendida como um processo constante e programático na vida profissional, oportunizando a todos os trabalhadores da saúde o acesso à oportunidades de aprimoramento e ampliação de seus conhecimentos, suas habilidades e competências. O ensino deve contemplar aos estudantes, por intermédio da academia, um referencial teórico e prático voltado ao cuidado integral, à humanização no atendimento, à clareza de termos como vínculo, acolhimento, afetividade e respeito. Inclui-se a esse processo o trabalhar em equipe e o compartilhamento dos saberes. Têm-se a favor da formação acadêmica as Diretrizes Curriculares Nacionais (DCN) e os Projetos Pedagógicos dos Cursos (PPC), os quais foram criados para dar direção e suportes aos currículos das Instituições de Ensino Superior (IES). As DCN e os PPC devem orientar a formação do futuro profissional da saúde direcionado as necessidades do setor da saúde, contribuindo para a inovação e a qualidade do ensino dos cursos de graduação. Um fator importante na formação é a garantia das habilidades, das competências e dos conteúdos a fim de dar suporte ao estudante, futuro profissional, das demandas e expectativas da área da saúde. A relevância dessa pesquisa está pautada em conhecer e tornar conhecido a importância da formação acadêmica para um trabalho humanizado, de escuta, de interação entre usuário e profissional, na busca de um resultado dito integral, onde as práticas de saúde sejam alcançadas, desde a promoção até a cura de forma a respeitar os padrões culturais, sociais e éticos dos usuários.

Objetivos

Conhecer o que a literatura tem publicado sobre formação acadêmica do profissional nutricionista e possíveis contribuições para a prática do cuidado em saúde.

Método

Este é um estudo de revisão integrativa com abordagem qualitativa que selecionou documentos completos considerados artigos originais em formato online e publicados no idioma português entre janeiro de 2012 e setembro de 2017. Os materiais eletrônicos foram buscados na base de dados da Biblioteca Virtual em Saúde, que congrega inúmeras bases de dados científicas. Para a busca dos artigos, o termo “formação acadêmica” e os descritores “currículo”, “nutricionista” e “saúde” foram cruzados e selecionados mediante a pergunta norteadora: o que a literatura científica traz de publicações acerca da formação acadêmica do profissional nutricionista como contribuinte para os cuidados da saúde? Os resultados dos cruzamentos resultaram em um grande número de publicações (duzentos e três), porém, após a utilização do filtro, 19 artigos foram selecionados e destes, 9 eram repetidos e 5 não condiziam com o objetivo do estudo. Assim, somente 5 artigos fizeram parte dos resultados desta pesquisa.

Resultados

As 5 publicações selecionadas e analisadas apresentaram os atributos indicados como objeto de estudo, ou seja, formação acadêmica e o processo de construção do saber do profissional nutricionista. Os resultados mostram que existem poucos artigos atuais (com menos de cinco anos de submissão) que abordam e divulgam a necessidade dos currículos contribuírem para a formação e futuro trabalho do nutricionista no cuidado a saúde. Foram apontados, nos estudos encontrados, potencialidades e fragilidades no dispositivo da formação acadêmica como contribuinte da formação profissional em saúde. É revelado por autores que a formação acadêmica encontra-se fragilizada e deve-se haver uma revisão da perspectiva pedagógica tradicional para melhorar a formação em nutrição. Ainda apontam que a formação do nutricionista deve demandar uma reflexão sobre o papel deste profissional nos núcleos de apoio a saúde da família, bem como o conhecimento desse profissional no âmbito de recursos humanos. Já outros autores afirmam que é função da academia preparar profissionais habilitados para atender as demandas relacionadas à saúde do homem e sociedade. Indicam também que as competências e habilidades desenvolvidas pelos profissionais da nutrição devem ser formadas durante a graduação permitindo que na vida profissional estes possam ser capazes de lidar com as necessidades do processo saúde-doença da população. Os autores buscaram observar as lacunas existentes entre a formação acadêmica e o currículo proposto pelo PPC de graduação em nutrição em uma IES. Mais autores trazem em seus resultados a confirmação que existem lacunas na formação do nutricionista frente às áreas de atuação profissional, bem como de algumas ambiguidades, o que indicam para a necessidade de revisão dos PPC frente às demandas da formação profissional. Seguindo a mesma proposta dos autores acima, também observaram fragilidade no PPC e DCN de cursos formadores. É exposto que existe falta de clareza por parte dos envolvidos, docentes e discentes, no processo de formação, na estrutura curricular e nas disciplinas consideradas importantes para a formação social e humana do nutricionista.

Considerações Finais

Os resultados apresentados nesse artigo mostram que existem brechas na formação acadêmica do futuro profissional nutricionista e que o currículo proposto pelo PPC apontam fragilidades frente as demandas exigidas pelo setor da saúde. Ações acadêmicas são importantes para que a formação do nutricionista, dentro do contexto proposto pelas DCN e afirmados pelos PPC, possam concretizar as competências e habilidades esperadas nos profissionais inseridos nos serviços de saúde. Esses futuros trabalhadores devem ser capazes de lidar com as necessidades do processo saúde-doença da população. Por fim, esse estudo não pretende esgotar o tema da análise sobre o binômio formação acadêmica e a atuação na saúde, mas busca contribuir para a reflexão sobre essa questão e instigar mais pesquisas científicas para aperfeiçoamento das IES responsáveis pela formação acadêmica dos profissionais da nutrição e atuantes no cuidado da saúde.

Palavras Chave

Formação acadêmica. Nutricionista. Currículo. Saúde.

Area

Alimentação e Nutrição

Instituciones

Universidade Comunitária da Região de Chapecó - Santa Catarina - Brasil

Autores

Ester Ximendes Dias de Oliveira, Marta Nichelle do Amaral, Rosimeire Martins Régis dos Santos