Datos del trabajo


Título

CONSTRUÇAO DE INDICADORES DE DESEMPENHO NOS CENTROS DE ESPECIALIDADES ODONTOLOGICAS DA 2ª REGIONAL DE SAUDE DO PARANA

Introdução

A elevada busca pela maior efetividade dos sistemas de saúde vem modificando os processos avaliativos e, em particular, as avaliações de desempenho. Nesse sentido, diversos países, como Canadá, Austrália e Reino Unido, com sistemas de saúde baseados nos princípios de acesso universal e integralidade dos serviços, semelhante ao modelo brasileiro, têm desenvolvido modelos com o objetivo de monitorar, medir e gerenciar o desempenho dos seus sistemas de saúde como forma de garantir a equidade, eficiência, efetividade das ações. Os indicadores têm capacidade de prover informações essenciais à análise, facilitar o monitoramento de objetivos e metas em saúde, estabelecendo o fortalecimento da capacidade analítica das equipes, além de contribuir para a visualização de problemas relativos à saúde e desenvolvimento de políticas públicas pautadas na implantação de programas de saúde direcionados à população-alvo, permitindo determinar as condições de saúde de uma determinada população. Torna-se oportuno o desenvolvimento de novas metodologias de avaliação que permitam identificar suas fragilidades, acertos e potencialidades, possibilitando a correção de possíveis falhas e a busca por novas metas e indicadores na organização da atenção secundária à saúde bucal, haja vista que várias pesquisas no campo da avaliação dos Centros de Especialidades Odontológicas (CEO) revelaram baixo desempenho no cumprimento das metas de produção propostas pelo Ministério da Saúde. Dessa forma, é necessário repensar o processo de avaliação sob a perspectiva dos trabalhadores, a fim de consolidar a atenção à média complexidade em saúde bucal.

Objetivos

Elaborar uma matriz de indicadores de avaliação dos CEO sob a ótica dos Cirurgiões-Dentistas da 2ª Regional de Saúde do estado do Paraná (Araucária, Colombo e Curitiba) lotados nestes estabelecimentos de saúde.

Método

Para tal, foi utilizada a Técnica de Grupo Nominal (TGN) como estratégia para construção de consenso a respeito de quais os indicadores mais adequados para avaliá-los. A 1ª etapa do Grupo Nominal contou com a participação de 36 cirurgiões-dentistas. No entanto, após aplicação dos critérios de exclusão, restaram apenas 31 participantes.

Resultados

Como resultados da 1ª etapa, foram criados 5 indicadores de Cirurgia oral menor, 9 de Atendimento a portadores de necessidades especiais, 8 de Diagnóstico bucal, com ênfase no diagnóstico e detecção do câncer de boca, 12 de Endodontia e 3 de Periodontia especializada, totalizando 37 indicadores de desempenho.

Considerações Finais

A construção coletiva de indicadores envolvendo os trabalhadores subverte a lógica da abordagem top-down. No presente estudo, foi possível criar 37 indicadores de desempenho nas diferentes especialidades, sob a lógica dos trabalhadores. A construção de indicadores qualitativos, por meio de estratégias qualitativas possui a capacidade de expressão da voz, sentimentos, pensamentos e práticas desenvolvidas pelos atores que estão envolvidos no processo avaliativo. Dessa forma a inclusão dos trabalhadores no processo de formulação de seus próprios indicadores fortalece o vínculo e o comprometimento destes com o trabalho.

Palavras Chave

pesquisa sobre serviços de saúde; atenção secundária à saúde; serviços de saúde bucal; diretrizes para o planejamento em saúde.

Area

Processo de trabalho e profissionalização

Instituciones

Universidade Federal do Paraná - Paraná - Brasil

Autores

Jéssica Rodrigues da Silva Noll Gonçalves, Rodrigo Noll Gonçalves, Lara Cristal Baldan, Ruann Oswaldo Carvalho da Silva, Marilene da Cruz Magalhães Buffon, Roberto Eduardo Bueno, Solena Ziemer Kusma Fidalski, Rafael Gomes Ditterich