Datos del trabajo


Título

PERCEPÇAO DE PROFESSORES ACERCA DA DEMANDA E FUNÇAO DE PSICOLOGOS EM UMA ESCOLA DE EDUCAÇAO BASICA DE MONTES CLAROS – MINAS GERAIS

Introdução

A Psicologia Escolar é uma das áreas de atuação do psicólogo que, atuando diretamente em contextos educacionais, tanto na elaboração, implantação, avaliação e reformulação de procedimentos quanto em parceria com os diversos segmentos da escola, o que impacta na qualidade de ensino e consequentemente na possibilidade de emancipação da qualidade de vida dos alunos e da comunidade. Este profissional pode atuar a partir da investigação de todas as variáveis existentes no processo de ensino e aprendizagem, a fim de orientar as famílias e a escola bem como direcionar à reflexão e ao encaminhamento de estratégias de ajuda aos alunos atendidos junto a escola, aos professores e a família, sendo que em alguns casos pode ser o elo entre a saúde e a educação. Poderá atuar ainda na prevenção ou na intervenção das dificuldades de aprendizagem e do comportamento dos alunos, possibilitando a família administrar ansiedades e conflitos e ao professor a revisão de sua própria prática, a descoberta de alternativas possíveis de ação, sempre vinculada à realidade educacional brasileira e de uma visão global do aluno (PATTO, 2007).

Objetivos

Verificar, a partir da percepção de professores, a necessidade e função de Psicólogos nas Escolas Públicas de Educação Básica de Montes Claros – Minas Gerais e como este trabalho pode influenciar na qualidade do trabalho docente e o impacto deste na vida dos alunos.

Método

Neste estudo foi adotada como referencial metodológico a pesquisa qualitativa de natureza descritiva exploratória, com enfoque interpretativista que privilegiou os pontos de vista dos participantes. A amostra foi constituída por 29 professores de todos os turnos de funcionamento de uma escola de Educação Básica localizada na cidade de Montes Claros/MG. Como instrumento para coleta de dados da pesquisa foi utilizado uma entrevista semiestruturada com quatro perguntas que foi respondida individualmente pelos professores. Para responder às perguntas, foi utilizado o Módulo II dos professores para evitar a perda de tempo. As entrevistas ocorreram de forma individual em local reservado cedido pela escola para evitar possíveis constrangimentos. Todos os participantes concordaram em participar da pesquisa assinando o Termo de Consentimento Livre e Esclarecido – TCLE. As entrevistas aconteceram entre os meses de março e maio do ano de 2016. Precedeu o período de entrevistas o contato com a instituição de ensino e a submissão do projeto de pesquisa ao Comitê de Ética em Pesquisa da FUNORTE/SOEBRAS com aprovação sob o número de parecer 1.665.607.

Resultados

Resultados do perfil sociodemográfico: o perfil dos professores que participaram da pesquisa, revelou que a grande maioria (91,8%) são do sexo feminino. Observou-se que existe a predominância de professores na faixa etária de 41 a 50 anos (40,8%) e com curso superior completo (82,9%). Deste total, 32,7% tem pós-graduação. Com relação ao tempo de serviço, somente 1 professor, o correspondente a 2% dos participantes da pesquisa atuam a mais de 31 anos na docência, enquanto o tempo de atuação da maioria (38,8%) dos professores é de até 5 anos. Quanto aos resultados das entrevistas, estes apontaram para a percepção dos professores pela necessidade do psicólogo escolar atuando diretamente nas escolas como forma de oferecer maior suporte e atenção à comunidade escolar como um todo – pais, professores, alunos, direção, funcionários –, buscando oportunizar o diálogo que estimule a troca de experiência, desenvolvendo grupos de discussão sobre os problemas existentes no cotidiano escolar e assim possibilitar a efetivação do ensino, aprendizagem e a emancipação da vida dos alunos . Os professores entrevistados acreditam nas intervenções que o profissional psicólogo pode realizar no contexto educacional que potencializem o desenvolvimento de processos educacionais para que sejam cumpridos os objetivos propostos visando o sucesso escolar dos alunos e consequentemente sua emancipação como sujeito e da comunidade em que está inserido. Os professores compreendem que tais possibilidades de atuação do psicólogo escolar é importante para o contexto escolar e afirmam a necessidade desse profissional na equipe multidisciplinar da escola. Todos os professores julgaram necessário a presença do Psicólogo na escola. Quando questionados sobre a função do Psicólogo na escola de Educação Básica, os professores relataram que este pode colaborar em diversos setores, desde o setor pedagógico, auxiliando na proposição de práticas até na efetivação da inclusão de alunos que possuem alguma necessidade específica. Apesar de que alguns discursos apresentados pelos professores caracterizam a realização da clínica na escola, sendo que este não é o propósito da Psicologia Escolar, a maioria compreende a possibilidade de desenvolvimento de atividades por este profissional e consequentemente a sua possibilidade de atuação junto ao corpo pedagógico e docentes para atendimento aos discentes de forma satisfatória.

Considerações Finais

A análise dos resultados permitiu verificar que os professores compreendem que o trabalho do psicólogo escolar é importante nas escolas. Desenvolvendo suas atividades junto aos professores, alunos e pais, a atuação do psicólogo escolar, nas escolas de um modo geral, contribui para o entendimento dos fenômenos que envolvem a aprendizagem, além das suas dificuldades de origem psicológica e/ou orgânica, e para a criação de formas de enfrentamento dos mesmos, além de encaminhamentos quando percebido possíveis psicopatologias quando detectadas ou forem suspeitas pelo profissional. É amplo o campo de atuação do psicólogo nas escolas, sendo que suas intervenções, direcionadas aos professores, alunos, especialistas em educação, gestores, pais e a comunidade onde estão inseridos devem desenvolver um trabalho a partir de observações, pesquisas formais e conversas para detectar demandas explícitas e implícitas e, então, planejar e implementar propostas de intervenção de modo a beneficiar toda comunidade escolar.

Palavras Chave

Psicologia. Educação. Saúde.

Area

Outros

Instituciones

Faculdades Integradas do Norte de Minas - FUNORTE - Minas Gerais - Brasil, Universidade Estadual de Montes Claros - Unimontes - Minas Gerais - Brasil

Autores

MAIRCON RASLEY GONÇALVES ARAÚJO, LUCIANA SOARES OLIVEIRA, ROSÂNGELA LIMA SILVA MARTINS, AMANDA CAROLINE RODRIGUES OLIVEIRA