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Título

METODOLOGIAS DE ENSINO ADOTADAS PELOS DOCENTES PARA FACILITAR O APRENDIZADO DA LIDERANÇA NA ENFERMAGEM

Introdução

o processo educativo é mediado pelo docente por meio de estratégias de ensino, dentre as quais, a utilização de metodologias constitui ferramentas que buscam atender os objetivos propostos pelo educador. Isto posto, estas são compreendidas por um conjunto de procedimentos didáticos, que revelam métodos e técnicas de ensino1, referentes às habilidades, competências, conhecimentos, planejamento, integração, avaliação entre outras atitudes relacionadas no contexto da educação. As metodologias no processo de ensino-aprendizagem em saúde, incluindo a enfermagem, estão em constante evolução devido a um cenário globalizado, no qual exige um apropriado preparo dos profissionais para enfrentarem os desafios do mundo do trabalho. Portanto, é essencial que o docente desenvolva expertise para acompanhar essas mudanças na educação em enfermagem e facilitar a apreensão do conhecimento dos discentes durante a sua formação. Vale ressaltar as importantes transformações no ensino em enfermagem, a partir das Diretrizes Curriculares Nacionais (DCN´s) dos Cursos de Graduação em Enfermagem, instituída em 2001, que definem a formação do profissional enfermeiro e destaca entre elas as competências gerenciais: a atenção à saúde, a tomada de decisões, a comunicação, educação permanente, o gerenciamento, a administração e liderança. Sendo, que essa última consiste na capacidade do enfermeiro-líder em influenciar a equipe para estarem engajados no compromisso com a assistência dos pacientes e familiares3. Deste modo, o estudo dar-se o enfoque no ensino-aprendizagem em liderança na enfermagem, devido tratar-se de uma importante competência do enfermeiro para ser aperfeiçoada e fundamental no interior das atividades desempenhadas por este profissional. Diante desta perspectiva, compete ao docente a abordagem de metodologias de ensino como: a aprendizagem baseada em problema (ABP ou PBL), aula expositiva, simulação realística, problematização, entre outras ações de conhecimento que contribuam para uma educação de qualidade e eficiente que favoreça o diálogo e a participação ativa dos discentes.

Objetivos

conhecer as metodologias de ensino adotadas pelos docentes para facilitar o aprendizado da liderança na graduação em enfermagem em uma universidade pública.

Método

o estudo apresenta abordagem de natureza qualitativa, descritiva e exploratória. Os participantes da pesquisa constituem docentes que atuam no curso de graduação em enfermagem, em uma universidade pública no estado da Bahia, Brasil, por atenderem aos seguintes critérios de inclusão: ser docente permanente do curso de enfermagem e ter no mínimo um ano de atuação na escola de enfermagem; quanto aos critérios de exclusão, destacam-se: docentes em contrato temporário; afastado para aperfeiçoamento; licenças médica e maternidade; após estabelecimento dos critérios acima descritos um total de 40 docentes participou da pesquisa. A coleta de dados ocorreu entre o período de dezembro de 2016 a julho de 2017, após o esclarecimento e assinatura do Termo de Consentimento Livre e Esclarecido (TCLE). As entrevistas foram realizadas em ambiente reservado, com data e horário pré-estabelecidos, conforme contato prévio com cada participante, por meio de entrevistas individuais, seguidas por roteiro semiestruturado. Os entrevistados foram questionados, quanto ao entendimento acerca da liderança, as abordagens metodológicas adotadas para facilitar o seu aprendizado. O estudo “Ensino da liderança na graduação em enfermagem: perspectivas dos docentes e discentes” foi submetido e aprovado pelo Comitê de Ética em Pesquisa sob nº 1.479.217 de Parecer Consubstanciado em atendimento à Resolução n°. 466/2012.

Resultados

durante a análise de dados, evidenciou-se que os docentes entrevistados buscam atuar como facilitadores do ensino, por meio da aplicação de abordagens pedagógicas, das quais emergem como uma necessidade em se tratando de educação na contemporaneidade. Para além de atuar como transmissores de conteúdos, promovem a participação e autonomia dos discentes no aprendizado, baseando-se em metodologias ativas, com fomento no desenvolvimento da capacidade crítica e reflexiva4. Nesse contexto, surge a preocupação enquanto docentes em estimular a transformação com uma proposta de aprendizagem centrada nas ações do discente, sua interação com o meio e assimilação da realidade para a construção do conhecimento4. Num espaço de trocas de forma criativa e planejada, a exemplo de abordagens como: estudos de casos, simulação realística, rodas de conversas, leituras de artigos científicos. Tais metodologias, a exemplo da simulação realística, oportuniza o discente vivenciar uma situação muito próxima da realidade no campo de prática, em uma condição que ampliará sua capacidade crítico- reflexiva por meio de realização de cenário em um ambiente seguro e controlado, no qual o erro permitirá reflexão diante do que poderia ter sido feito de maneira diferente, no intuito de valorizar a aprendizagem como uma condição processual, em detrimento do enaltecimento do que foi feito de errado, diante de uma atividade simulada, sem levar danos ao paciente. Demais tipos quando utilizadas no contexto das estratégias de ensino, proporcionam ainda, a discussão em grupo e levantamento de situações problemas, as quais permeiam o protagonismo discente, diante do aprendizado e constituem etapas da problematização, abordando um recorte de acontecimentos vivenciados ou conhecidos no contexto da formação de profissionais capacitados e qualificados para o exercício do trabalho5. Diante do exposto, nota-se que os docentes estão mais abertos para as inovações acerca do ensino-aprendizagem em enfermagem e consideram relevante a aplicação de recursos que favoreçam aos discentes a compreensão do papel de liderança pelo enfermeiro. Ressalta-se que embora o docente lecione um componente curricular que aborde temáticas como: Urgência e Emergência, Contexto hospitalar, Saúde Coletiva, entre outras, percebe-se que determinadas disciplinas mesmo não contemplando na ementa a temática liderança, buscam conduzir transversalmente aspectos que envolvam e relacionem-se a essa competência, nas quais, oportunizam habilidades e conhecimentos para influenciar a equipe, compreender o papel do enfermeiro líder, reflexões sobre as relações interpessoais, tomada de decisões, favorecendo diversas discussões acerca das atividades do enfermeiro. Porém, foi observado o contrário também, onde alguns docentes por não ministrarem especificamente conteúdos sobre liderança nos seus componentes curriculares acreditam que suas metodologias não desenvolvam questões acerca dessa temática.

Considerações Finais

o estudo desvelou-se, a abordagem de metodologias adotadas pelos docentes no aprendizado da liderança, que contribuiu no fortalecendo do diálogo e na integração com os discentes, oportunizando a formação de enfermeiros críticos, criativos e reflexivos. Favorecendo positivamente com o processo de ensino-aprendizagem em liderança e preparo de egressos para o mercado de trabalho.

Palavras Chave

Educação em Enfermagem, Liderança, Docentes de enfermagem

Area

Gestão de Serviços de Saúde

Instituciones

Universidade Federal da Bahia - UFBA - Bahia - Brasil

Autores

Patrícia Alves Galhardo Varanda, Ises Adriana Reis dos Santos, Camila Dourado Reis , Magda Ferreira Cerqueira, Iana Eglen Abbud Viana, Vanessa Rocha Boaventura, Paula Luiza Santos da Hora, Simone Coelho Amestoy