Datos del trabajo


Título

ESTUDO DE CASO NA PESQUISA QUALITATIVA: IMPLANTAÇAO DE SALA DE APOIO A AMAMENTAÇAO EM UMA EMPRESA DO SUL DO BRASIL

Introdução

Para a mulher poder exercer os dois papéis, a saber, no trabalho e na maternidade concomitantemente, ela precisa do apoio de todos que a cercam, como família, amigos, a sociedade e a própria empresa na qual trabalha1. Levando em conta os preconceitos sociais e a necessidade de retorno ao trabalho após o término da licença-maternidade, em 2010 o Ministério da Saúde brasileiro iniciou uma ação intitulada mulher trabalhadora que amamenta, dentre as estratégias de promoção, proteção e apoio ao aleitamento materno, publicou uma nota técnica incentivando a implantação de salas de apoio à amamentação em empresas públicas e privadas, onde as trabalhadoras pudessem fazer a ordenha do leite materno e armazenamento em ambiente privativo, seguro e com todos os materiais necessários, sem interferência na sua jornada de trabalho2. Os gestores apontam dificuldades para a implantação das salas de apoio à amamentação, tais como: o espaço físico necessário, adaptações de espaços compartilhados, problemas financeiros, pouca demanda de mulheres, dúvidas sobre a responsabilidade da implantação ser da própria empresa ou do governo. Em contrapartida os mesmos apontam como benefícios que o gasto necessário para tal investimento, além de contribuir muito para a imagem da empresa perante corporações3. Desde o início deste trabalho até os dias de hoje, o Brasil possui 209 salas de apoio à amamentação certificadas pelo Ministério da Saúde, sendo que somente duas destas se localizam no Estado de Santa Catarina.

Objetivos

Descrever a operacionalização e identificar a contribuição da sala de apoio à amamentação na perspectiva das mulheres trabalhadoras da Eletrosul e de seus respectivos gestores.

Método

Este estudo foi originado do Trabalho de Conclusão de Curso de uma das autoras, de Graduação de Enfermagem, da Universidade Federal de Santa Catarina-UFSC, em 2017. Pesquisa qualitativa, do tipo estudo de caso. O estudo de caso é um método utilizado em estudos que pretendem investigar questões de eventos inseridos no contexto da vida real, dentre os seus propósitos está preservar o caráter único do objeto estudado e descrever a situação aplicada do contexto na qual será feita a pesquisa. Refere-se a um estudo sobre a implantação da Sala de Apoio ao Aleitamento Materno, tendo como local a Empresa Eletrosul Centrais Elétricas de Santa Catarina, em Florianópolis-SC. A implantação foi idealizada pelo Comitê de Gênero e Raça da Eletrosul, criado em 2008 e destinado à implantação de iniciativas de equidade e gênero na empresa e políticas incentivadoras. Os participantes do estudo foram trabalhadoras usuárias da sala, profissionais de saúde e gestores envolvidos na implantação. Foi utilizada a triangulação de dados, com entrevistas com roteiro semiestruturado para cada tipo de participante e análises documentais (Controle de Insumos, Controle de Acesso à sala, Procedimento Operacional Padrão e Controle de Estocagem de Leite Humano). Para a análise de dados foi utilizada a Análise de Conteúdo, constituído por três fases: pré-análise, exploração do material e interpretação. O presente estudo considerou as determinações da Resolução nº 466/2012 do Conselho Nacional de Saúde sobre pesquisas envolvendo seres humanos. Foi considerada também a aprovação dos Comitês de Ética em Pesquisa da instituição, parecer Nº 71022017.0.0000.0101.

Resultados

A sala de apoio à amamentação foi inaugurada em dezembro de 2015. E certificada pelo Ministério da Saúde. O funcionamento da sala ficou de responsabilidade da equipe de saúde composta pela enfermeira, dois médicos e um técnico de enfermagem, que permanecem à disposição das mulheres com dúvidas sobre o procedimento de retirada do leite e/ou funcionamento da sala. A participação ativa da Enfermagem foi um dos pilares do sucesso de implantação e do sucesso desta empresa em promover, proteger e apoiar a amamentação. Todos os envolvidos percebem a importância da amamentação, mas torna-se um desafio dentro dos locais de trabalho. A empresa apoia a mulher trabalhadora que amamenta, através da implantação da sala de apoio à amamentação e aderência ao Programa Empresa Cidadã que aumenta a licença-maternidade para 180 dias. Houve resistência ao início do processo de implantação, por receio de desuso da sala, mas foi desconstruído ao longo do tempo. As trabalhadoras demonstraram satisfação ao serem apoiadas. Não foi detectado uma queda da produtividade das mulheres enquanto utilizavam a sala. O custo da implantação foi de 5.401,55 reais.

Considerações Finais

O estudo de caso foi o método adequado para conhecer os benefícios advindos da sala de apoio à amamentação e descrever o processo de implantação dentro do seu contexto real. A implantação deste tipo de sala foi considerado financeiramente viável para a empresa. Os benefícios revelados para a mulher trabalhadora que amamenta foram de continuidade do aleitamento materno, conforto para ordenha das mamas da lactente e bem-estar na atividade laboral. Os benefícios também se refletem na empresa, destacando-se a imagem positiva da mesma frente à sociedade e satisfação de seus empregados. Atestamos que a inexistência desta estrutura faz com que trabalhadoras lactantes precisem pedir licença para utilizar o banheiro, local frio e inóspito, para esvaziar as mamas a fim de evitar dor e constrangimento caso haja vazamento do leite materno na roupa após horas de trabalho e também o ingurgitamento mamário, que pode evoluir para uma mastite, o que levaria ao absenteísmo no trabalho.
REFERÊNCIAS
1. SILVA, R. A educação das crianças e a relação escola – família: um estudo de gênero com mães trabalhadoras. 2014. 66 f. Dissertação (Mestrado). Universidade Lusófona de Humanidades e Tecnologias, Lisboa.
2. Brasil. Ministério da Saúde. ANVISA. Guia para implantação de salas de apoio à amamentação para a mulher trabalhadora. Brasília: MS, 2015.
3. FERNANDES, VMB. Salas de apoio à amamentação: conhecimento de gestores de empresas públicas e privadas com vistas à sua implantação. 2015. 188p. Dissertação (Mestrado em Enfermagem) Programa de Pós-graduação em Enfermagem, Universidade Federal de Santa Catarina, Florianópolis,2015.

Palavras Chave

Trabalho feminino. Aleitamento materno. Sala de Apoio à amamentação. Estudo de caso.

Area

Ambiente e Saúde

Instituciones

Universidade do Extremo Sul de Santa Catarina - UNESC - Santa Catarina - Brasil, Universidade do Sul de Santa Catarina – UNISUL - Santa Catarina - Brasil, Universidade Federal de Santa Catarina – UFSC - Santa Catarina - Brasil

Autores

Ana Carla Guimarães Veríssimo, Olga Regina Zigelli Garcia, Vanessa Martinhago Borges Fernandes, Murielk Motta Lino, Vitória Regina Petter Gregório, Gláucia Martinhago Borges Ferreira de Souza