Datos del trabajo


Título

PROCESSO DE ENFERMAGEM: CONSTRUÇÃO DE UM SABER COLETIVO NA PERSPECTIVA DE FOUCAULT

Introdução

A assistência de enfermagem vem evoluindo de uma atuação experimental à científica, de acordo com as novas verdades vigentes instituídas nos cenários sociais. Para a construção de novos saberes, os enfermeiros buscam aliar cientificidade à sua prática assistencial, se apropriando do poder advindo do saber, no qual o Processo de Enfermagem (PE) é apresentado como verdade vigente nos ambientes onde sua prática é desenvolvida. Esta ferramenta é descrita como tecnologia assistencial que estrutura sua prática profissional, possibilitando a execução de uma assistência organizada, pautada em bases científicas. Assim, na perspectiva de estruturar seu processo de trabalho a partir de um poder advindo de um saber, os enfermeiros articulam o PE à Sistematização da Assistência de Enfermagem (SAE), a qual é caracterizada pelo Conselho Federal de Enfermagem (COFEN) enquanto metodologia de gestão do cuidado (1). E para amparar técnica, ética e legalmente a prática destes profissionais, o COFEN publicou em 2009, a Resolução Nº 358/2009, que dispõe sobre a implantação da SAE e a necessidade do PE estar fundamentado em um suporte teórico que oriente sua realização (1). Com base nas concepções de saber/poder e verdade do filósofo francês Michel Foucault, os enfermeiros podem desenvolver sua prática, percebendo que as relações de poder determinam a produção de saberes e verdades. Neste entendimento, é relevante destacar que estes profissionais podem elencar o PE enquanto verdade necessária ao planejamento da assistência de enfermagem.

Objetivos

Descrever a construção de um saber coletivo para implantação do Processo de Enfermagem na perspectiva de Foucault.

Método

Trata-se de uma pesquisa qualitativa na modalidade de Pesquisa-Ação, desenvolvida no Instituto de Psiquiatria do Estado de Santa Catarina (IPq-SC) entre março e junho de 2014. O estudo foi elaborado como Dissertação de Mestrado do Curso de Pós-graduação de Enfermagem em Gestão do Cuidado de Enfermagem da Universidade Federal de Santa Catarina. Participaram do estudo 18 enfermeiros selecionados intencionalmente, mediante assinatura do Termo de Consentimento Livre e Esclarecido, independente do tempo de formação e ou atuação. A coleta de dados aconteceu em dois momentos, o primeiro foi a aplicação de um questionário semiestruturado e o segundo incluiu a realização de quatro oficinas planejadas mediante os temas emergentes extraídos dos questionários. Os dados originados das oficinas foram registrados em um diário de campo pelo pesquisador. Para a interpretação dos dados e seus segmentos foi utilizada a análise de conteúdo de Bardin à luz do referencial Foucaultiano de saber/poder e verdade. O estudo foi aprovado pelo Comitê de Ética em Pesquisa da Universidade Federal de Santa Catarina sob o registro CAAE: 26221014.6.0000.0121. Para garantir anonimato, os nomes dos participantes foram substituídos por pseudônimos formados pela letra “E”, seguida do número correspondente à sequência dos questionários respondidos por eles.

Resultados

É relevante assinalar que ao se conceber uma metodologia para sistematizar a assistência de enfermagem, junto se constrói saberes, que no seu tempo será o discurso dominante, e, embora possa ser transformado ou substituído, será verdade enquanto vigente e terá poder dentro da instituição. Para tanto, quando se trata de saber, os estudos de Foucault se inserem no contexto fundamental de responder e sintetizar o surgimento destes saberes e de que forma eles se transformam. Assim, se pode descrever que os discursos compõem o saber enquanto matéria, ou seja, o discurso constitui uma expressão física do saber, a citar, a escrita e ou a fala. (2) Sobre o saber/poder dos enfermeiros para construção de um saber coletivo e implantação do PE, se destaca o conhecimento destes profissionais acerca das dimensões éticas, técnicas e legais desta tecnologia assistencial. Com base nesta perspectiva, foi construído na primeira oficina, um histórico de enfermagem estruturado a partir das funções psíquicas e exame físico do paciente, em interface à teoria da relação pessoa-pessoa de Joyce Travelbee. Nas oficinas subsequentes, foram discutidos os diagnósticos de enfermagem, sua classificação e seus componentes (enunciado, definição, características definidoras, fatores de risco e fatores relacionados) fundamentados na classificação diagnóstica da North American Nursing Diagnosis Association (NANDA-I). (3) Nos últimos encontros foram elencadas as etapas de Planejamento, Implementação e Avaliação de Enfermagem. Outros pontos discutidos incluíram a capacitação dos profissionais de enfermagem sobre o PE, bem como sua inserção no prontuário eletrônico do paciente, para facilitar o acesso, conservação e sigilo dos dados dos pacientes. No que se refere à verdade dos enfermeiros, esta pode ser compreendida como um conjunto de procedimentos regulados para a produção e funcionamento do PE, ligada aos sistemas de poder que a reproduzem. (2) Neste estudo, o PE também foi concebido a partir das verdades construídas pelos enfermeiros ao longo da sua prática assistencial, reproduzindo assim, os seus discursos dominantes. Nesta concepção filosófica de verdade, é expressivo marcar que a literatura brasileira aponta as relevâncias de os enfermeiros sistematizarem sua assistência em busca de um cuidado seguro, qualificado e ético, apoiados na cientificidade. E quando se associa o PE ao processo de trabalho da profissão, sistematizar significa tornar algo coerente com determinada linha de pensamento e de ação.

Considerações Finais

A realização deste estudo evidenciou que o saber/poder e verdade do enfermeiro aliado sua à prática assistencial, possibilitou a construção coletiva e implantação do PE, que se apresenta como um método organizado ao planejamento e execução da assistência de enfermagem, além de promover um cuidado seguro e vislumbrar a assistência de enfermagem e autonomia dos enfermeiros no cenário científico e social. As implicações do estudo para a enfermagem estão centradas na promoção de uma assistência de enfermagem qualificada e segura, na valorização do enfermeiro como protagonista de suas ações, na apresentação de um modelo para a assistência de enfermagem e na construção do conhecimento para a área de enfermagem.

REFERÊNCIAS
1. Conselho Federal de Enfermagem (BR). Resolução Nº 358/2009 [Internet]. [cited 2012 Oct: 10]. Available from: http://www.cofen.gov.br/resoluo-cofen-3582009_4384.html.
2. Foucault M. Microfísica do poder. 23 ed. Rio de Janeiro: Graal; 2007.
3. NANDA. North American Nursing Diagnosis Association International. Diagnósticos de enfermagem da NANDA: definições e classificação – 2012-2014. Porto Alegre: Artmed; 2013.

Palavras Chave

Processo de Enfermagem. Saber/Poder. Verdade.

Area

Processo de trabalho e profissionalização

Autores

Mario Sergio Bruggmann, Ana Izabel Jatobá Souza, Eliani Costa, Dulcinéia Ghizoni Schneider, Rosiane Rosa