Datos del trabajo


Título

INDICADORES DE QUALIDADE NA GESTÃO DE PESSOAS EM ENFERMAGEM NO AMBIENTE HOSPITALAR

Introdução

Devido às novas exigências do mercado na área da saúde, as novas formas de comportamento dos clientes têm-se investido na excelência dos serviços de saúde, visto que as tendências atuais buscam o aprimoramento dos serviços oferecidos e, consequentemente, a melhoria no restabelecimento da saúde da população.(1) Nessa perspectiva, as instituições hospitalares têm investido em serviços diferenciados para o atendimento das necessidades da população, como a incorporação de sistemas integrados de atendimento e a busca por qualidade da assistência, independentemente do financiamento da organização. Essa mesma qualidade, atualmente, permeia o fazer dos profissionais da enfermagem para o alcance de um cuidado adequado. Quando refere-se à relação entre os profissionais de enfermagem e as questões de qualidade na assistência no ambiente hospital defendem que a qualidade assistencial não está estritamente relacionada ao dimensionamento de pessoal e ao grau de dependência dos pacientes, mas também à gestão de pessoas pelos administradores criando estratégias para o desenvolvimento de competências e satisfação para os colaboradores.(2) Nesse sentido, os dirigentes das organizações hospitalares buscam colaboradores com perfil proativo e colaborativo, desse modo, surge à preocupação com os indicadores de qualidade na gestão hospitalar.(2) Com base nessas, justificam-se a realização de pesquisas que contemplem a busca pela qualidade nos processos da assistência hospitalar, portanto a questão da revisão foi: Quais os indicadores de qualidade encontrados na literatura especializada que são utilizados na gestão de pessoas em enfermagem nos hospitais?

Objetivos

Conhecer os indicadores de qualidade aplicados à gestão de pessoas em enfermagem em instituições hospitalares.

Método

A pesquisa bibliográfica foi realizada nos padrões analítico-descritivo e a coleta de dados deu-se nas bases de dados virtuais em saúde, na Literatura Latino-Americana e do Caribe em Ciências da Saúde (LILACS) e Medical Literature Analysis and Retrieval Sistem on-line (Medline), via Biblioteca Virtual em Saúde (BVS), entre os meses de junho a novembro de 2017. Utilizou-se como descritores “enfermagem” and “indicadores” and “qualidade” and “recursos humanos”. Na eleição dos estudos analisados, utilizou-se os seguintes critérios de inclusão: serem realizados por autores brasileiros, textos encontrados na íntegra e que possuem relação com o objeto da pesquisa. Foi utilizada a leitura flutuante dos resumos dos trabalhos, identificando-se o objeto, os objetivos do estudo e os resultados.

Resultados

Encontraram-se 15 artigos abordando a temática do estudo, publicados entre os anos de 2002 e 2015, sendo a maior concentração das publicações nos período entre 2009 e 2014, escritos em português e com autoria brasileira. Nos resultados da pesquisa encontrou-se que os estudos ainda estão sendo desenvolvidos e os indicadores estão em fase de construção, a partir de elementos apontados pelos profissionais que vivem a realidade dos serviços. O foco é a definição de dados que possam subsidiar a construção de indicadores de qualidade na gestão de pessoas já usados na prática hospitalar, a fim de melhorar a qualidade na assistência. A construção do indicador tem início com o seu conceito, em que ocorre a descrição do indicador e a definição de termos, pois o indicador será uma medida descritiva de uma determinada situação, apontando tendências ou avaliando mudanças por um período de tempo e indicando as ações de saúde a serem executadas.(3) Após a construção, os indicadores devem passar por um processo de validação, para demonstrar o grau de atributos ou características desse indicador, os atributos essenciais para o indicador são a validade, sensibilidade, especificidade, simplicidade, objetividade e o baixo custo.(3) Com base nessas tendências, sugere-se a necessidade de construção de indicadores que acompanhem as exigências políticas, econômicas e sociais atuais na área da saúde, bem como o aprimoramento dos processos de trabalho.(4,5) Foi apontado a falta de uso de indicadores na gestão de pessoas em saúde e em enfermagem, além do reduzido número de indicadores.(6,7) A não utilização de indicadores pode ser devido à carência de indicadores especificamente construídos que deem consistência e respaldo às avaliações e decisões, associado a falta de conhecimento de como os enfermeiros vêm adotando os indicadores, com o objetivo de avaliar a qualidade do gerenciamento de pessoas na enfermagem.(7) Além disso, o reduzido número de ferramentas utilizadas para avaliação da qualidade da gestão de pessoas, justifica a elaboração e validação de novos indicadores de qualidade especificamente para o pessoal da enfermagem.(7) Ao abordar-se a busca por qualidade nos serviços de saúde, deve-se compreende a melhoria como contínua, isto é, um processo dinâmico, ininterrupto e de exaustiva atividade na identificação de falhas nas rotinas e procedimentos, conferindo a instituição de saúde a capacidade de satisfazer as necessidades implícitas e explícita dos clientes e demais interessados.(6)

Considerações Finais

Constata-se a forma empírica ainda praticada pelos enfermeiros no uso de indicadores de qualidade na gestão de pessoas em enfermagem. Além disso, os estudos ainda são muito restritos regionalmente, por isso, há a necessidade de novas pesquisas em outros cenários e realidades, validando indicadores que poderão ser utilizados nacionalmente para a excelência dos serviços de saúde e para a qualidade na gestão de pessoas, em instituições públicas ou privadas de saúde, de maneira a embasar cientificamente o uso de indicadores e o alcance da qualidade dos serviços de enfermagem nas instituições hospitalares. Com o conhecimento dos indicadores, é possível estruturar programas na gestão de pessoas direcionados para os problemas existentes, buscando assim sanar as possíveis causas de comprometimento da qualidade da assistência na enfermagem.

Palavras Chave

Palavras-chave: Administração hospitalar. Enfermagem. Indicadores. Qualidade. Recursos humanos.

Referências
1. Chiavenato I. Administração nos novos tempos: os novos horizontes em administração. 3 ed. Barueri: Manole; 2014.
2. Tronchin DMR, Melleiro MM, Takahashi RT. A qualidade e a avaliação dos serviços de saúde e de enfermagem. In: Kurcgant P. (Coord.). Gerenciamento em enfermagem. Rio de Janeiro: Guanabara Koogan; 2012. p. 71-84.
3. Kurcgant P. et al. Indicadores de qualidade e a avaliação do gerenciamento de recursos humanos em saúde. Rev Esc Enferm USP. 2009 dez, 43.
4. Kurcgant P, Melleiro MM, Tronchin DMR. Indicadores para avaliação de qualidade do gerenciamento de recursos humanos em enfermagem. Rev Bras Enferm. 2008 set/out, 61(5): 539-44.
5. Lima AFC, Kurcgant P. Indicadores de qualidade no gerenciamento de recursos humanos em enfermagem. Rev Bras Enferm. 2009 mar/abr, 62(2): 234-9.
6. Simões e Silva C. et al. Opinião do enfermeiro sobre indicadores que avaliam a qualidade na assistência de enfermagem. Rev Gaúcha Enferm. 2009 jun, 30(2): 263-71.
7. Vieira APM, Kurcgant P. Indicadores de qualidade no gerenciamento de recursos humanos em enfermagem: elementos constitutivos segundo percepção de enfermeiros. Acta Paul Enferm. 2010 23(1).

Area

Gestão de Serviços de Saúde

Autores

Tanise Martins Santos, Suzinara Beatriz Soares Lima, Vera Regina Real Lima Garcia, Valdecir Zavarese Costa, Simone Kroll Rabelo, Naiana Buligon Alba