Datos del trabajo


Título

TENDÊNCIA DAS PRODUÇÕES CIENTÍFICAS ACERCA DO ENFERMEIRO NA GESTÃO EM HOSPITAIS UNIVERSITÁRIOS BRASILEIROS

Introdução

Nas organizações atuais desponta a substituição do estilo autocrático e impositivo dos gestores, por uma postura aberta, que proporcione um estilo de gestão eficiente, democrático, participativo e incentivador, voltado para a excelência organizacional.(1) Seguindo essa propensão, os hospitais têm adotado modelos de gestão focados no compartilhamento das decisões, superando os modelos tradicionais.(2) Assim, suscita-se a necessidade de gestores modernos, que consigam implementar um novo modelo capaz de proporcionar à gestão controle e descentralização, inclusive, em hospitais universitários federais (HUF). Pois, esses possuem atribuições importantes nos âmbitos da atenção à saúde, da educação e do desenvolvimento de profissionais, bem como, são corresponsáveis pela produção científica do conhecimento, com o desenvolvimento de tecnologias para a área da saúde.(2) Por meio do Programa Nacional de Reestruturação dos Hospitais Universitários Federais foi criada, em 2011, a Empresa Brasileira de Serviços Hospitalares (Ebserh), com o intuito de gerenciar os hospitais universitários do Brasil, em um modelo de gestão privada, tendo, entre as atribuições, a coordenação e a avaliação da execução das atividades dos HUF; o apoio técnico à elaboração de instrumentos de melhoria da gestão e da matriz de distribuição de recursos para os hospitais.(3) As exigências da gestão da Ebserh nas organizações hospitalares têm gerado transformações na formação profissional, especialmente, na enfermagem, já que a categoria predomina no quadro de pessoal.(3) Ao considerar-se a ocupação de diferentes cargos pelos profissionais graduados em enfermagem, desponta-se o interesse das instituições nesses profissionais devido à repercussão direta na qualidade da assistência.(4) Para tanto, realizou-se uma revisão buscando as tendências nas publicações científica no que tange a temática do enfermeiro na gestão em hospitais universitários, sob a pergunta de revisão: O que tem sido produzido nos programas de pós-graduação em enfermagem brasileiros sobre o enfermeiro na gestão em hospitais universitários?

Objetivos

Conhecer a tendência das produções científicas acerca do enfermeiro na gestão em hospitais universitários.

Método

Trata-se de um estudo de revisão narrativa.(5) A pesquisa foi realizada por meio das produções encontradas no Banco de Teses e Dissertações da Coordenação de Aperfeiçoamento Pessoal de Nível Superior. A busca foi executada durante o mês de maio de 2017, sendo utilizados os termos “gestão enfermeiro” e “hospital universitário”, sem recorte temporal. Foram selecionadas 18 produções conforme os critérios de inclusão: serem teses e dissertações produzidas na área da Enfermagem, em pós-graduações no Brasil, terem resumo disponível gratuitamente e contemplarem à temática. Ocorreu a análise das características das produções por meio da descrição das mesmas, já os dados colhidos nos resultados foram submetidos à análise de conteúdo temática de Minayo, originando três categorias temáticas.(6)

Resultados

Houve o predomínio de dissertações de mestrado, com 16 produções. Quanto à distribuição temporal das datas de defesa, houve destaque para o ano de 2015, com quatro estudos. A Universidade de São Paulo destacou-se nos estudos sobre o tema, com cinco defesas, seguida pelas Universidade Federal de Minas Gerais, com três defesas, números que acabam indicando uma expressiva produção de conhecimento sobre a temática na região sudeste. Quanto ao delineamento metodológico percebe-se um predomínio de estudos qualitativos. Das 18 produções, dez estudos eram estudos de caso. Para a coleta de dados, nove autores elegeram a entrevista como a mais adequada. Para a análise dos dados, foi seguida a análise de conteúdo, seguindo os passos propostos por Minayo ou Bardin. Os estudos encontrados descrevem, verificam e/ou analisam diversos aspectos referentes ao enfermeiro na gestão no contexto hospitalar universitário. E, com base, nos principais resultados dos estudos definiram-se as categorias temáticas: 1) Mudanças organizacionais e os custos com a saúde, que traz as repercussões das mudanças organizacionais ocorridas em decorrência da adoção de um modelo de gestão, que visa a modernização dos serviços, e o controle dos custos com a saúde.(7) 2) Gestão de pessoas nos hospitais universitários, que aborda as bases teóricas para a gerência em enfermagem, quanto a avaliação de desempenho profissional, ainda reuniu resultados dos estudos que apresentaram o importante papel do enfermeiro, enquanto líder da equipe de enfermagem.(7,8) 3) Gestão da qualidade e a acreditação hospitalar que versa sobre o foco principal na gestão hospitalar que prima pela qualidade, vislumbrando os padrões de acreditação.(8)

Considerações Finais

As produções abordam aspectos importantes para a gestão hospitalar e a gerência em enfermagem, além disso, reforçam que os conhecimentos da enfermagem, vão além das competências e habilidades do ser enfermeiro, havendo uma formação na graduação superior que poderia subsidiar amplas tomadas de decisão dentro das organizações hospitalares. As mudanças organizacionais ocorridas pela adesão de novos modelos de gestão nos hospitais universitário traz incertezas e desafios para o enfermeiro. Com a análise das tendências das produções acadêmicas, pontua-se que os estudos circundam os aspectos gerenciais relacionados ao cuidado e a assistência, e quando centra-se em atividades administrativas, estas restringem-se a ações burocráticas. Desse modo, ressalta-se que os estudos selecionados não focam no enfermeiro enquanto dirigente, pertencente ao alto escalão dos hospitais universitários, mas na ocupação de cargos adjacentes.

Palavras Chave

Gestor de saúde; Administração hospitalar; Hospitais universitários; Diretores de hospitais; Enfermeiras administradoras.

Referências
1. Chiavenato I. Administração nos novos tempos: os novos horizontes em administração. 3 ed. Barueri: Manole; 2014.
2. Araújo KM, Leta J. Os hospitais universitários federais e suas missões institucionais no passado e no presente. História, Ciências, Saúde. out/dez 2014; 21(4): 1261-81.
3. Ministério da Educação (BR). Hospitais Universitários Federais. Empresa Brasileira de Serviços Hospitalares. 2017 [acesso em: 18 jun. 2017]. Disponível em: <http://www.ebserh.gov.br/web/portal-ebserh>.
4. Montezeli JH, Peres AM. Competência gerencial do enfermeiro: conhecimento publicado em periódicos brasileiros. Cogitare Enferm. 2009 jul/set, 14(3):553-8.
5. Rother ET. Revisão sistemática X revisão narrativa. Acta Paul Enferm. jun 2007, 20(2): v-vi.
6. Minayo MCS. O desafio do conhecimento: pesquisa qualitativa em saúde. 14. ed. São Paulo: Hucitec; 2014.
7. Bernardes A et al. Framing the difficulties resulting from implementing a participatory Management Model in a public hospital. Rev Latino-am Enferm. Dec. 2012, 20(6).
8. Dall'agnol CM et al. Motivations, contradictions and ambiguities in the leadership of nurses in management positions in a university hospital. Rev Latino-am Enferm. 2013, 21(5): 1172-8.

Area

Gestão de Serviços de Saúde

Instituciones

Universidade Federal de Santa Maria - Rio Grande do Sul - Brasil

Autores

Tanise Martins Santos, Suzinara Beatriz Soares Lima, Vera Regina Real Lima Garcia, Valdecir Zavarese Costa, Simone Kroll Rabelo, Naiana Buligon Alba