Datos del trabajo


Título

REPRESENTAÇOES SOCIAIS DA ALIMENTAÇAO RETRATADAS NO CINEMA

Introdução

O cinema é palco para manifestação de representações sociais dos realizadores e espectadores. As imagens tornam-se objeto de desejo e seduzem o olhar, buscando um sentido e significação quando os espectadores assistem, escutam e recebem informações de um filme. O espectador ativo faz escolhas, combina e reinventa as imagens referentes à alimentação carregadas de representações sociais e recorre a estas para compreender as situações que o despertam, para tomar atitudes e emitir opiniões. Estudar a alimentação retratada no cinema pelo referencial das representações sociais significa entender que a pessoa, em seu contexto social e cultural, emite opinião sobre os alimentos que consome, de acordo com seus aspectos subjetivos, da maneira que julga ser correta e da forma como traduz as orientações transmitidas. No cinema é apreendido os diferentes tipos, modalidades e detalhes da comunicação e a captação do comportamento individual e social das pessoas em diferentes universos culturais. O filme constitui um meio de comunicação com o outro, sendo um instrumento de comunicação intercultural por excelência. O método fílmico em cooperação com outras disciplinas, saberes, atores sociais promove melhor conhecimento da sociedade e do homem na sua unidade e diversidade e nos diferentes contextos e lugares.

Objetivos

O objetivo desse estudo é levantar e analisar as representações sociais dos espectadores de cinema referente à alimentação retratada em filmes.

Método

O cenário de estudo foi o cinema, pois o filme, ao permitir o registro contínuo e minucioso das atividades e comportamentos, ao captar o gesto e a palavra, vem revelar elementos comunicacionais e da vida cotidiana, os quais aparecem como banais e fugazes, como detalhes sem importância. Todavia, são importantes para o estudo das pessoas no seu universo social, familiar e cultural, a análise e comparação das representações sociais, do meio social e cultural e dos procedimentos e técnicas implicados nas práticas sociais, educacionais e rituais. O recurso à metodologia fílmica permite aceder às representações sociais dos indivíduos e dos grupos. A confrontação do discurso individual, familiar e grupal, das representações individuais e coletivas, com os dados da observação direta e fílmica em meio natural, constituiu um método de pesquisa importante, nomeadamente para analisar os comportamentos. Utilizou-se o Google Forms para elaborar o questionário e levantar nas redes sociais os dados da pesquisa. Para captar os sentimentos e pensamentos sobre a alimentação, empregou-se a entrevista, com três perguntas: qual o filme que lhe vem em mente que retrata o comer no cinema? Qual é a cena ou frase desse filme que lhe vem em mente? Fale sobre essa cena ou frase do filme. A intenção dessas perguntas foi colocar em evidência o universo semântico do objeto estudado, assim como sua dimensão imagética, de forma mais rápida e dinâmica. Foram escolhidos os filmes mais citados para a análise dos dados. A interpretação das falas individuais referentes aos discursos foi feita de forma minuciosa na perspectiva do entrevistado, explorando o modo como os sujeitos estruturam e fornecem significados aos outros e a si mesmos. As interpretações a que levaram as inferências foram sempre no sentido de buscar o que se esconde sob a aparente realidade, o que significa verdadeiramente o discurso enunciado, o que querem dizer em profundidade certas afirmações aparentemente superficiais. Utilizou-se a Técnica de Análise do Conteúdo Temático-Categorial proposta por Bardin e os dados em relação à alimentação foram interpretados utilizando-se a Teoria das Representações Sociais.

Resultados

A amostra constitui-se por 35 participantes que responderam o questionário completo, sendo 90% mulheres e 10% homens. A faixa de idade predominante foi a 51 a 60 anos (38%), 41-50 anos (21%), 31-40 anos (21%) e de 18-30 anos (20%). Vieram à mente dessas pessoas 14 filmes e os mais citados foram: A Cem Passos de um Sonho, Comer, Rezar e Amar, Os Bons Companheiros, A Comilança, Estômago, Tomates Verdes Fritos, Minha Mãe é um Peça 2, O Jantar, Muito Além do Peso, Ilha das Flores, Fantástica Fábrica de Chocolate, Nossos Filhos nos Acusarão. Os filmes mais citados A Festa de Babette (26,47%) e Ratatouille (17,64%) foram analisados. Dentre os participantes que escolheram a Festa de Babette, 62,5% pertencem a faixa etária de 51-60 anos, 25% de 41-50 e 12,5% de 31-40 anos. Os discursos desses participantes foram divididos em 2 categorias: preparar e servir os alimentos. Na Festa de Babette o alimento entra primeiramente com restrição, adequado à pequena aldeia, refletindo os parâmetros conservadores e religiosos das duas irmãs, sendo somente uma fonte de alimentação. Em seguida, no banquete, o alimento serve para a descoberta do prazer, do (re)encontro afetivo, do empoderamento do ser como um indivíduo único, que precisa tanto das obrigações sociais, mas também de descobrir em sua individualidade, o prazer da vida. Os participantes que escolheram Ratatouille estão na faixa etária de 31-40 (50%), 41-50 (17%), 18-30 (33%), sendo mais jovens (cerca de 20 anos) do que os participantes que escolheram A Festa de Babette. Vinte anos é o tempo que separa o lançamento desses dois filmes. Em Ratatouille (17,64%) duas categorias foram elencadas: o rato e a busca do sonho e mudança e realização. Os espectadores atentaram-se para as etapas do preparo do alimento, ou seja, as técnicas de pré-preparo e o passo a passo ensinados pelo rato ao ajudante de cozinha, de uma forma lúdica. O alimento é uma alavanca de "entrada social" onde o indivíduo é reconhecido não pelo que é, mas pelo que é capaz de fazer.

Considerações Finais

Nos dois filmes a representação social das pessoas que gostam do cinema sobre alimentação emerge quando o alimento é transformado em comida gostosa e saborosa.

Palavras Chave

Alimentação. Representação social. Cinema.

Area

Alimentação e Nutrição

Autores

Maria Marta Amancio Amorim, Maria Cristina Santiadgo, Maria Natália Ramos