Datos del trabajo


Título

IMPLEMENTAÇÃO PACK BRASIL (PRACTICAL APPROACH TO CARE KIT) – ANALISE QUALITATIVA DAS OPINIÕES DE MÉDICOS E ENFERMEIROS TUTORES DO TREINAMENTO

Introdução

A atenção primária à saúde (APS) tem papel central na cobertura universal de saúde e outras metas de desenvolvimento sustentável, por meio da provisão de cuidado à saúde accessível, equitativo e efetivo. Seu sucesso depende em grande parte do desempenho de sua força de trabalho, em especial da capacidade de prover cuidado abrangente e integrado baseado em sólidas evidências. O PACK (Practical Approach to Care Kit, ou Kit de Cuidados em Atenção Primária, em tradução livre) é um programa de desenvolvimento profissional e qualificação da APS, desenvolvido e testado ao longo dos últimos 18 anos pela Unidade de Tradução de Conhecimentos da Universidade da Cidade do Cabo, na África do Sul (Knowledge Translation Unit, University of Cape Town). Baseia-se em uma ferramenta de apoio à tomada de decisão clínica integrada a uma estratégia de treinamento e implantação pautada nos princípios da extensão educacional que objetiva capacitar enfermeiros, médicos e outros profissionais de APS para diagnosticar e manejar de forma integrada a maior parte das condições comuns de adultos em APS, abrangendo sintomas, condições agudas e crônicas. O programa foi testado em quatro grandes ensaios clínicos pragmáticos em países africanos na última década e os resultados apontam para efetividade da intervenção em promover mudanças modestas, porém consistentes, em uma série de comportamentos e desfechos de saúde; promover melhorias simultaneamente no cuidado de doenças infecciosas e crônicas não transmissíveis; e promover melhorias em indicadores de qualidade do cuidado. Em 2015, iniciou-se o processo de implementação do PACK no Brasil, A implementação compreendeu três estágios: (1) adaptação dos guias de prática (tradução, alinhamento com normas profissionais e recursos do sistema de saúde local); (2) seleção e treinamento de tutores brasileiros por tutores sêniores que foram treinados pela equipe responsável pelo PACK na África do Sul para implantação nas unidades de saúde no Brasil; e (3) treinamento (pelos tutores capacitados no estágio 2) de médicos e enfermeiros para uso do PACK na prática clínica. O treinamento (estagio 3) foi dividido em dois momentos, com metade das unidades de saúde incluídas em 2016-17, e metade com previsão para 2018. Durante os treinamentos, os tutores das equipes trabalharam em duplas de médicos e enfermeiros e repassaram a metodologia para pequenos grupos de médicos e enfermeiros nas próprias Unidades de Saúde em 8-12 sessões semanais. Pesquisas qualitativas aplicadas a avaliação de programas/intervenções em saúde são importantes para entender os processos/dinâmica de como a teoria do programa funciona no contexto onde será implementado, assim como para entender os resultados ou consequências da implementação.

Objetivos

Esta pesquisa tem o objetivo de analisar as opiniões dos tutores responsáveis pelo treinamento do PACK na cidade de Florianópolis e levantar possíveis fatores que podem influenciar no processo de implantação do protocolo.

Método

Trata-se de um estudo qualitativo que utilizou a técnica do grupo focal na cidade de Florianópolis/SC com amostra intencional de todos os médicos e enfermeiros (n-22) escolhidos para treinar as equipes das Unidades Básicas de Saúde. Os grupos focais aconteceram entre os meses de outubro e novembro de 2016 e foram conduzidos por um dos autores deste resumo que possui experiência com a técnica e não possuía nenhuma ligação profissional ou pessoal com os sujeitos da pesquisa. A duração dos grupos foi em média 60 minutos e foram realizados na Universidade Federal de Santa Catarina, no laboratório de pesquisa qualitativa, que possui estrutura física adequada para condução de grupos focais. Em cada sessão do grupo focal realizada, dois observadores, disponibilizados em uma sala separada, por meio de uma janela de vidro registraram gestos e expressões dos participantes que não poderiam ser capturadas via áudio. Acontecimentos que poderiam afetar a qualidade dos dados coletados durante os grupos focais foram também registradas pelos observadores. Foi utilizado um roteiro semiestruturado para assegurar consistência nos dados coletados, incentivar a participação e manter o foco das discussões. O roteiro apresentou 5 perguntas, a primeira pergunta teve o intuito de auxiliar na integração dos participantes (pergunta de abertura), e as demais perguntas foram elaboradas para elevar gradativamente o nível de discussão do grupo (na ordem: pergunta de seguimento – pergunta complexa – pergunta de complexidade maior), finalizando com a pergunta de fechamento da discussão. Todas as sessões foram gravadas e transcritas verbatim pelos observadores dos grupos. Dois pesquisadores analisaram os dados de forma independente, e as discrepâncias entre as análises foram posteriormente discutidas pelos pesquisadores de forma a alcançar um consenso. As transcrições foram codificadas e analisadas usando a técnica da matriz temática.

Resultados

Dois grupos focais foram realizados (n=15), media de participantes por grupo 7); 11 eram do gênero feminino. Os temas originados da análise das transcrições dos grupos focais obtidos dos dados foram: Sentimentos/Impressões em relação ao treinamento; Utilização (quem e como usam) do PACK; O que mudou após PACK; Sugestões de Melhoria.

Considerações Finais

O protocolo PACK mostrou boa aceitabilidade pelos tutores do treinamento do PACK, e potencial para modificar positivamente condutas clínicas, trabalho em equipe e educação permanente no âmbito da atenção básica. Os resultados encontrados neste estudo apontaram questões importantes que devem ser aprofundados em estudos futuros e que podem impactar na fidelidade do grau de implementação da intervenção, e na cadeia causal relacionada aos efeitos e objetivos que pretende-se alcançar com este programa, como por exemplo adesão ao PACK por parte dos profissionais de saúde treinados, fatores relacionados à prática clínica individual, relações de trabalho em equipe, e recursos organizacionais do sistema local de saúde .

Palavras Chave

implementação; profissionais de saúde; treinamento;protocolo;atenção primaria em saúde;avaliação

Area

Políticas e processos de formação de profissionais e pesquisadores

Instituciones

Universidade Federal de Santa Catarina - Santa Catarina - Brasil

Autores

Vanessa Fernandes Davies, Daniela Alba Nickel , Elis Roberta Monteiro, Jorge Zepeda, Tatiane Baratieri, Maria Cristina Marino Calvo, Sonia Natal