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Título

ESTUDOS QUALITATIVOS SOBRE ETICA EM ENFERMAGEM NO BRASIL: REVISAO INTEGRATIVA

Introdução

A compreensão da ética, prática reflexiva dos valores morais presentes em determinada sociedade, percorre os séculos e ainda é objeto de interesse, frente às crises ética e moral presentes no mundo. No contexto da Enfermagem, seu estudo é permanente, pois o cuidado à pessoa e à coletividade envolve conhecimentos técnicos-científicos, teóricos-filosóficos pautados nos preceitos éticos-legais, que se perfazem através do ensino, pesquisa, gerência e assistência (1) . Durante a prática da Enfermagem, os profissionais se deparam com dilemas, dúvidas e conflitos éticos, que exigem do profissional a busca por alternativas alicerçadas em uma tomada de decisão ética prudente. Para isto é necessário que o profissional esteja em constante aprofundamento ético que o instrumentalize em suas reflexões. Em parte, esse aprofundamento pode ser adquirido através da literatura científica, o que torna relevante conhecer a produção científica brasileira, principalmente no que tange a métodos qualitativos, vez que se destinam à compreensão de fenômenos sociais em todas perspectivas. Este resumo apresenta características metodológicas dos artigos analisados para verificar as mais adequadas ao estudo da ética, igualmente, pode apontar quais as menos empregadas, o que pode ser útil na escolha da metodologia em pesquisas futuras.

Objetivos

Identificar as características metodológicas dos estudos qualitativos nacionais sobre ética na enfermagem.

Método

Revisão integrativa da literatura que utiliza o referencial de Ganong (2), cuja questão norteadora é: Quais são as características metodológicas dos estudos qualitativos sobre ética em enfermagem no Brasil? A busca foi realizada nas bases de dados Lilacs, Scielo, Medline e BDEnf, com os descritores: ética, enfermagem e pesquisa qualitativa, utilizados com o operador boleano “AND”. Foram incluídos artigos publicados na íntegra, entre janeiro/2013 a dezembro/2017, em língua portuguesa.

Resultados

Foram identificados 21 artigos, excluídos oito duplicados, resultando em 13 artigos. Quanto ao número de participantes, os estudos variaram entre oito e 73 participantes. Os participantes foram enfermeiros assistenciais e fiscais, usuários de serviços públicos de saúde, adolescentes, alunos de graduação em enfermagem e demais profissionais da saúde. Os artigos envolvendo seres humanos apresentaram aprovação do estudo em Comitê de Ética em Pesquisa e afirmaram respeito às Resoluções CNS 196/96 e CNS 466/2012. Quanto ao tipo de estudo: dois descritos como exploratórios, quatro descritivos, um de pesquisa social, dois estudos de caso, um utilizando método criativo sensível, um fenomenológico interpretativo, um de fenomenologia sociológica e uma pesquisa documental. Em relação à coleta de dados: cinco utilizaram entrevista semiestruturada, um questionário semiestruturado, um entrevista coletiva, dois observação participante, um entrevista individual, um entrevista com quatro questões norteadoras, um entrevista fenomenológica e um utilizou dinâmica de criatividade e sensibilidade. Quanto a análise de dados: três referiram uso de análise temática, um análise de discurso francesa, dois análise de conteúdo de Bardin, um análise fenomenológica interpretativa, um análise textual discursiva, um descreveu a análise através de unidades de significado e categorização em temáticas hermenêuticas, um categorização com enfoque no “motivo para” e outros dois não dissertaram sobre a análise dos dados. O uso de software foi citado por somente um estudo. Sobre o número de participantes, observou-se uma média de 23 por estudo o que, se tratando de pesquisa qualitativa faz sentido, pois a busca pela profundidade dos dados é mais relevante que a quantidade de resultados dentro de um fenômeno. Em relação aos participantes das pesquisas, depreende-se que vários pontos de vista foram consultados, o que no estudo da ética se faz necessário, para conhecer as opiniões e inclinações de todos os atores envolvidos. Destaca-se a preferência por estudos descritivos para o desenvolvimento das pesquisas, seguido pelos exploratórios e estudos de caso. Os estudos descritivos diferem-se dos exploratórios por proporcionarem novas perspectivas de realidades já conhecidas (3). Os estudos descritivos parecem ser mais convenientes ao estudo da ética, visto que o tema necessita de constante aprofundamento. Outro aspecto observado trata-se do uso de entrevistas para a coleta de dados pela maioria dos estudos. A entrevista proporciona a obtenção de informações dos participantes através da interação com o pesquisador (4). É útil para os estudos relacionados à ética em enfermagem, pois, através dela colhe-se informações relevantes sobre uma experiência relacionada a um contexto de conflito ou dilema ético. Em relação à análise dos dados percebe-se a pluralidade de técnicas escolhidas para tratar os dados encontrados, o que representa possibilidades de empregar sentido aos dados, para além de categorizar e separar por temas, dado que a interpretação na pesquisa utiliza o elemento humano, enriquecendo achados e intuindo sobre diversos aspectos do trabalho. Quanto ao uso de software, percebe-se que se restringiu a apenas um estudo, o que pode ser reflexo da escassez de financiamento para pesquisas em nível nacional. Destaca-se que o software na pesquisa qualitativa é um facilitador e não um substituto à capacidade integradora da mente humana.

Considerações Finais

A baixa constatação de estudos qualitativos sobre ética na enfermagem demonstra a necessidade de estimular discussões sobre o tema nos mais diversos cenários de atuação da enfermagem, a fim de contribuir para a superação de problemas e dilemas éticos da assistência e preparar futuros profissionais para uma atuação pautada na ética. As discussões apresentadas em estudos qualitativos e demonstradas a partir de resultados confiáveis e validados em artigos originais pode levar toda a comunidade de enfermagem a reconhecer a necessidade de maior consideração pelo subjetivo humano, fomentando assim a necessidade de refletir sobre a transversalidade de ética em toda formação e atuação profissional.

1COFEN. Resolução Cofen nº 564/2017 de 06 de dezembro de 2017. Código de Ética dos Profissionais de Enfermagem. Brasília; 2017.

2 Ganong LH. Integrative Review of Nursing Research. Res Nursing Health. 1987 Febr; 10(1):1-11.

3 Costa R, Locks MOH, Girondi JBR. Pesquisa exploratória descritiva. In: Lacerda M R, Costenaro RGS. Metodologias da pesquisa para a enfermagem e saúde: da teoria à prática. Porto Alegre: Moriá; 2015. 273-290.

4 Bonilha ALL, Oliveira DLLC. A entrevista na coleta de dados. In: Lacerda MR, Costenaro RGS. Metodologias da pesquisa para a enfermagem e saúde: da teoria à prática. Porto Alegre: Moriá; 2015. 423-432.

Palavras Chave

ÉTICA, ENFERMAGEM, PESQUISA QUALITATIVA

Area

Ética, Bioética e Filosofia em Saúde

Instituciones

Universidade Federal do Paraná - Paraná - Brasil

Autores

Camila Mariana Santos Silva, Verônica Nascimento Mattge, Maria Ribeiro Lacerda, Ana Paula Hermann, Ingrid Meireles Gomes