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Título

ACOLHIMENTO COM ESCUTA SENSÍVEL, QUALIFICADA e CLASSIFICAÇÃO DE RISCO DO ESTRESSE NA ATENÇÃO À SAÚDE DOS ESTUDANTES UNIVERSITÁRIOS

Introdução

Está consolidado na literatura científica, que muitos dos indivíduos ao iniciar sua formação na universidade, irão vivenciar novas situações acadêmicas e sociais que serão identificadas e vivenciadas como uma fase difícil e estressante, apresentando com frequência, problemas psicossociais, dificuldades de relacionamento e preocupações excessivas. Destaque para o curso de graduação cada vez mais estressante, mais competitivo, além das dificuldades financeiras que envolvem o estudo universitário. O estresse interfere na produção e desempenho acadêmico, debilitando a capacidade de raciocínio, memorização, motivação e com isso o processo ensino-aprendizagem. Faz-se necessário um auxílio para que essas experiências estressantes sejam aceitáveis prevenindo tais dificuldades e promovendo saúde integral e com isso, o melhor desempenho acadêmico. O estudo pressupõe que o auxílio necessário para a assistência estudantil universitária é o acolhimento com escuta sensível e qualificada com a classificação de risco do estresse, fundamentado nas políticas públicas da Humanização do Sistema Único de Saúde (PNH-SUS), integrada as Práticas Integrativas e Complementares de Saúde (PNPICS), ambas do Ministério da Saúde.

Objetivos

Acolher o estudante universitário dos cursos de graduação, preferencialmente, e de pós-graduação para fazer a escuta sensível e qualificada das situações vivenciadas no cotidiano da vida universitária e classificar o risco do estresse na atenção à saúde estudantil. Os específicos: identificar as características sóciodemográficas e acadêmicas e classificar o risco de estresse utilizando o termômetro de distress.

Método

Trata-se de um estudo participativo, inter-transdisciplinar a partir da indissociabilidade de ensino, pesquisa e extensão e estabelece a articulação entre a universidade, serviços de saúde e comunidade, envolvendo o ambulatório de Práticas Integrativas e Complementares de Saúde (PICS) que funciona no anexo Magalhães Neto do Complexo Universitário Professor Edgard Santos (COM- HUPES), o Serviço Médico Universitário Rubens Brasil Soares (SMURB) e a Escola de Enfermagem da Universidade Federal da Bahia. Realizado no período de agosto a dezembro de 2017. O SMURB deu anuência para a inserção de uma docente e um estudante bolsista no serviço de acolhimento que já existia. Após reunião foi acordado com os profissionais da saúde da equipe iriam seguir a fundamentação conceitual do acolhimento e classificação de risco, a partir da PNH-SUS. Programado um min-curso para os profissionais de saúde.Foi elaborado um roteiro de entrevista semi-estrutura, diferente da ficha de atendimento existente, para nortear a entrevista e facilitar a realização da escuta sensível e qualificada. Foi inserido o termômetro de distress para fazer a classificação de risco do estresse. Quando o nível de estresse do estudante apresentava nível baixo o encaminhamento foi feito para o ambulatório do COM-HUPES, onde são realizadas as oficinas terapêuticas de yoga; Tai Chi, Qui Gon, entre outras; nível médio era agendado para os terapeutas das PICS do COM-HUPES; o nível alto era agendado para os profissionais de saúde do SMURB (médico clínico, psicólogo, terapeuta ocupacional, psiquiatra). Os estudantes agendados para o atendimento individual foram acompanhados com monitoramento remoto por ligação de celular para continuar a escuta sensível qualificada, o acompanhamento quanto à frequência das sessões, nível de satisfação com as PICS, melhora do nível de estresse quanto das queixas abordadas no acolhimento, tudo registrado no prontuário. Reuniões semanais eram realizadas para o estudo participativo entre os profissionais do acolhimento do SMURB e os profissionais das PICS do COM-HUPES. Extrapolou o ambiente dos serviços do SMURB e do COM-HUPES quando a equipe envolvida nesse estudo foi inserida na Residência Universitária convidada a participar do SESUNI – Seminário de Saúde Estudantil na Universidade, promovido e certificado pelo Núcleo de Assistência à Saúde do Estudante da PROAE/UFBA. O projeto faz parte do programa de extensão universitária do Cuidado Transdisciplinar do Corpo como Consciência e Práticas Integrativas e Complementares de Saúde, que recebeu financiamento na forma de concessão de bolsa para estudante de graduação, conforme o Edital SANKOFA 2017-2018, publicado pela Pró-Reitoria de Ações Afirmativas e Assistência Estudantil da Universidade Federal da Bahia.

Resultados

Atendidos 50 estudantes, sendo que 37 estudantes encaminhados as PICS, 16 do sexo masculino e 21 do sexo feminino. Dos estudantes encaminhados 02 foram para a Oficina de Yoga, 03 para as Frequências de Brilho, 05 para as Ventosas, 18 para Massoterapia, 04 para Cromoterapia, 08 para Reflexologia Podal e 13 para Toque Sutil. Após a 5ª sessão de 10 sessões terapêuticas, foi realizado o monitoramento remoto com celular. Foi realizado um mini-curso com carga horária de 08 h para os profissionais de saúde da equipe de acolhimento sobre a PNH-SUS e a diretriz de acolhimento e classificação de risco, com certificado emitido pelo SMURB. Na Residência Universitária foram acolhidos, classificados quanto o risco para o estresse e atendidos com as PICS 20 estudantes. Das reuniões de discussões semanais projetos de estudo de caso sobre as PICS de reflexologia podal e toque sutil estão em elaboração. Um projeto de pesquisa intitulado Inovação Tecnológica de Processo com o uso das Práticas Integrativas e Complementares de Saúde para o Manejo do Estresse do Estudante Universitário foi submetido ao edital de Programa Institucional de Bolsas de Iniciação Tecnológica (PIBITI/UFBA) 2018-2019, publicado pela Pró-Reitoria de Pesquisa, Criação e Inovação da Universidade Federal da Bahia (PROPCI/UFBA). Os projetos estão na fase de encaminhamento para o Comitê de Ética.

Considerações Finais

A equipe dos profissionais do SMURB e os terapeutas do COM-HUPES reconhecem que o auxilio do acolhimento com escuta sensível, qualificada e a classificação de risco do estresse na atenção à saúde dos estudantes universitários, integrado com as PICS desenvolveu uma inovação tecnológica de processo em saúde com humanização nos atendimentos. Percebeu-se que houve adesão dos estudantes às PICS fortalecendo o vínculo com os serviços reduzindo o risco do estresse alcançar o nível alto do Termômetro do Distress. Continua em andamento a extensão integrado a pesquisa com projetos elaborados partir da experiência vivida com a integração da universidade, o serviço e comunidade.

Palavras Chave

acolhimento, risco, políticas públicas, enfermagem, humanização, estresse, assistência estudantil universitária.

Area

Políticas públicas em saúde

Instituciones

COMPLEXO UNIVERSITÁRIO PROF. EDGARD SANTOS - COM-HUPES - Bahia - Brasil, INSTITUTO INNOVATLANTIS - Bahia - Brasil, Serviço Médico Universitário Rubens Brasil Soares - SMURB - Bahia - Brasil

Autores

Maria Teresa Brito Mariotti de Santana, Rodrigo Santos da Silva, Marisete Afonso Sales, Elaine Cristina da Luz dos Santos, Silvia Helena Di Cavalcanti Seixas, Virgínia Rosa Santana de Jesus, Gilvânia Albuquerque Carvalho Neri, Maria Rosiane Alves de Carvalho, Yasodhara Chagas Barata Lima, Diana Brasil Pedral Sampaio