Datos del trabajo


Título

OFICINAULAS COMO DISPOSITIVO PARA A PRODUÇAO DO CONHECIMENTO: UM FAZER ARTESANAL E VIVO

Introdução

Como dispositivo pedagógico para a produção do conhecimento e aproximação das áreas de saúde e educação, as Oficinaulas busca o pesquisar a partir das relações construídas entre os sujeitos, começando pelo meio no qual as pessoas estão inseridas. Esse processo utiliza a cartografia como intercessor metodológico ao ponto que permite novas paisagens de pensamento o que se distancia do pensar pesquisa para além do caráter cristalizado que foge do instituído. A cartografia tem o intuito de dilatar os encontro de dar potência aos detalhes proporcionados ao decidir pesquisar pelo “entre”.

Objetivos

Apresentar a proposta de organização de momentos de produção dos dados de uma dissertação a partir do dispositivo pefagógico denominado Oficinaulas.

Desenvolvimento

Esta pesquisa está vinculada a um projeto-mãe intitulado: o processo de trabalho na atenção básica: desafios na consolidação de um modelo de atenção à saúde, aprovado pelo Comitê de Ética e Pesquisa (CEP) da Universidade Estadual do Sudoeste da Bahia (UESB), sob CAAE: 61486015.9.0000.0055. Tal projeto está ancorado no olhar cartográfico, como meio de produção do conhecimento, assim, nosso estudo traz a construção do percurso metodológico de uma dissertação vinculado ao Programa de Pós-graduação em Enfermagem e Saúde da UESB intitulada Educação permanente e processo de trabalho: caminhos para o fortalecimento da atenção básica que tem como propósito analisar as ações de Educação Permanente em Saúde (EPS) no processo de trabalho das equipes do Núcleo de Apoio à Saúde da Família (NASF) e sua articulação com as equipes da atenção básica. Sabemos que as equipes do NASF traz em seu processo de trabalho desafios e possibilidades de construir coletivamente as práticas em saúde, portanto, como esses momentos acontecem no cotidiano? Ao compreendermos as possibilidades existentes para a construção do conhecimento e produção de dados, esta dissertação organiza-se na perspectiva de Oficinaulas, proposta por Rodrigues e Damico. Assim, a pesquisa alicerça-se no arranjo de espaços coletivos embebidos por dinâmicas, pinturas, desenhos, colagens, murais, rodas de conversa, cirandas, produções intensas de conhecimento em um fluxo de linhas do desejo em ir além do habitual, do movimento dos corpos, que pode ser entendido aqui como ensino-aprendizagem, ou seja, é a abertura para a mobilização dos afetos de si e do outro no ato das Oficinaulas. Por conceituar-se como um espaço de encontros, dentro de uma Pedagogia dos Pormenores3 ou Pedagogia da Saúde Coletiva, que está sensível aos acontecimentos do cotidiano onde o menor se potencializa nos movimentos sutis de escuta e escrita que foge do instituído, as Oficinaulas podem ser um espaço de criação onde o processo de trabalho é tecido de forma manual, artesã e viva. Trazemos o desafio de propor espaços vivos de construção do conhecimento no decorrer da produção dos dados desta dissertação e a aproximação com o cenário do estudo aconteceu em outubro de 2017, momento que foi marcado pela cartografia do território a partir da imersão da pesquisadora no cotidiano do processo de trabalho da equipe do NASF. O segundo momento foi a construção de uma Oficinaula que permitiu desenhar outros espaços de discussão, na malha do oficinar, onde os atores podem compreender a pesquisa como processo de criação e inovação, o intuito é colocar o pensamento e os corpos em outras possibilidades de produção do conhecimento. Destarte, o planejamento de desenvolvimento da produção de dados da dissertação acontecerá em seis Oficinaulas singulares, nos quais trabalharemos com temáticas que irão do conhecimento prévio, do que é ser trabalhador do NASF, perpassando pelas aproximações com a política de educação permanente em saúde, assim como a construção de um “eu coletivo” no processo de trabalho na atenção básica à saúde. Como recursos lançaremos nossos olhares para a construção de uma linha do tempo, desenhos, fotos, poemas visuais no intuito de proporcionar espaço de experiências transformadoras para os atores neste processo. Portanto, esta dissertação tem o desafio de começar a pesquisa pelo meio, lugar-meio que é aquele espaço que está quem aprende e se depara com fragilidades, logo, esta proposta ultrapassa os paradigmas tradicionais metodológicos.

Considerações Finais

Este estudo traz a diversidade do pesquisar, do produzir conhecimentos onde o desafio é pesquisar a partir das relações, dos movimentos existentes no cotidiano do processo de trabalho do NASF e dos encontros que podem produzir reflexões acerca do processo de trabalho sendo a EPS potência de afetação dos corpos no desvelar dos pormenores proporcionados no processo de produção do conhecimento angariado pelas Oficinaulas.

Palavras Chave

Núcleo de Apoio à Saúde da Família; Pesquisa em Saúde; Oficinaulas.

Area

Outros

Instituciones

Universidade Estadual do Sudoeste da Bahia - Bahia - Brasil

Autores

Josiane Moreira Germano, Alba Benemérita Alves Vilela