Datos del trabajo


Título

PRATICA SIMULADA COMO METODOLOGIA NO ENSINO DE NOÇOES DE TERAPIA INTENSIVA NA FORMAÇAO TECNICA

Introdução

Atualmente a utilização de metodologias ativas está cada vez mais presente na formação técnica de enfermagem pela necessidade de prender atenção dos alunos, que por muitas vezes se trata de um público jovem, e resgatar nestes alunos a busca pelo conhecimento, valorizando sua participação de forma a tornar sua aula mais interessante, instigante e motivadora. O papel da educação por tanto, mostra-se como o de atender as diferenças individuais, as necessidades e interesses dos educandos, enfatizando os processos mentais e habilidades cognitivas necessárias à adaptação do homem ao meio social, sendo este o centro e sujeito do conhecimento¹,2. Esta apresentação traz o relato da experiência da disciplina de Noções de terapia intensiva, para discentes do 3° ano do Curso técnico de Enfermagem na modalidade integrante ao ensino médio de uma instituição privada de ensino, no município do Rio de Janeiro.

Objetivos

Discutir estratégias de aprendizagem para o ensino da disciplina de noções de terapia intensiva; - Empregar as metodologias ativas no ensino de práticas assistenciais na formação técnica de enfermagem.

Desenvolvimento

Contribuições e implicações para área: os grupos emergem como verdadeiras estratégias para produzir o cuidar em saúde, pois é uma forma de trabalho vivo. A teia da existência se constitui, entre as e através das relações, ou seja, de trocas que cada momento estabelece, transformando tudo que envolve nossa realidade de vida. Podemos afirmar que existimos em função das trocas que produzimos em cada encontro educativo. É necessário para o bom andamento das atividades grupais, conhecer, ouvir cada um que compõe o grupo, pois à partir das necessidades poderemos avaliar não só as dificuldades, mas achar sua verdadeira identidade e potencialidade. Nesse âmbito, perceber o grupo em sua totalidade ajuda a traçar seus verdadeiros objetivos. Dentre essas estratégias, pode-se destacar a dinâmica de grupo como multiplicação de recursos assistenciais. O trabalho com grupo proporciona o aprofundamento de discussões pelas quais se consegue ampliar o conhecimento e melhor conduzir o processo de educação em saúde, de um modo que as pessoas possam superar as dificuldades, obtendo maior autonomia.³ Metodologia: O presente trabalho parte de um relato de experiências onde, os docentes da disciplina, trouxeram para a turma a proposta das metodologias ativas de ensino, foi utilizada a metodologia da dinâmica de grupo, onde a turma iria apresentar um cenário de simulação de um setor de terapia intensiva, enfocando perfil profissional, patológico, de estrutura física e material desta unidade. Primeiramente os alunos tiveram uma aula teórica sobre a história da terapia intensiva e estrutura organizacional do CTI, com principais recursos tecnológicos empregados neste setor, seguidos de busca de artigos de valor epidemiológico sobre as principais invasões e comorbidades apresentados pela clientela atendida em terapia intensiva. Tal representação do cenário com dramatização de atendimento foi exposto aos demais alunos de períodos anteriores, pais e visitantes de feira pedagógica apresentada posteriormente pelos discentes, vislumbrando a discussão de erros e facilitadores à prática. Principais resultados: Foram colocados em discussão diferentes perfis de pacientes internados em terapia intensiva, as tecnologias duras empregadas neste setor, as práticas avançadas de saúde realizadas pela equipe técnica de enfermagem, reforçando os pontos chaves de um atendimento de qualidade, eficaz e rápido. O CTI – Centro de Terapia Intensiva é o local no hospital destinado à oferta do SAV – Suporte Avançado de Vida ao paciente agudamente enfermo que tenha chances de sobreviver; em situações agudas que necessitem de vigilância hemodinâmica e neurológica contínua.4 No momento seguinte, a simulação foi apresentada aos familiares, docentes e demais alunos do campus, em uma sala de aula, remodelada como maquete em tamanho proporcional a de uma terapia intensiva de 04 leitos, com a simulação de situações de Parada cardiorrespiratória (PCR), sepse, Uso de ventilação mecânica e invasões dando a impressão de realidade pela maquiagem das vítimas e forma como se apresentou a situação. Discussão: As técnicas de dramatização, assim como as oficinas proporcionam descontração e interação entre os participantes favorecendo a adesão para uma participação ativa.2 O aprender em/com grupo é um movimento permanente que depende da convivência e da aderência de seus membros bem como da consistência e de seus mediadores. A dinâmica de grupo é um tema evidenciado como possibilidade de multiplicação dos recursos assistenciais e construção de novos e eficazes modelos que possam ser mais abrangente, multi-dimensionados, de maior alcance e de mais fácil acessibilidade. 3 Após o simulado inicio-se a análise das apresentações em grupo pelos alunos dos anos anteriores onde foi observar que tal prática trouxe a turma maior segurança mediante a expectativa do desconhecido do setor de terapia intensiva, pois um fato confirmado pelas turmas é a de que muitos dos procedimentos realizados era desconhecido por eles. Tal evento possibilitou o deslumbramento de novas aulas baseadas em simulados de práticas pela dinâmica de grupo, pela mobilização gerada por todos os integrantes da turma e por todo conhecimento compartilhado.

Considerações Finais

Várias são as estratégias para se trabalhar em grupo, tudo depende da criatividade e interação professor e aluno.2 Precisamos desenvolver nossas atividades docentes de forma cada vez mais atraentes aos alunos, com qualidade e buscando atender uma formação crítico social de seu alunos, alunos estes que estão cada vez mais conectados com o mundo exterior, necessitando vivenciar aquilo ativamente; sentir que ele faz parte do processo de ensino aprendizagem.3

Palavras Chave

educação em enfermagem; estratégias de ensino; práticas simuladas.

Area

Políticas e processos de formação de profissionais e pesquisadores

Autores

Sandra Conceição Ribeiro Chícharo, Rose Mary Costa Rosa Andrade Silva, Eliane Ramos Pereira, Elina Fernandes de Oliveira, Vilza Aparecida Handan de Deus, Diomédia Zacarias Teixeira, Nelson dos Santos Nunes , Lígia D’arc Silva Rocha Prado