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Título

ITINERARIO DE PESQUISA DE PAULO FREIRE COMO REFERENCIAL METODOLOGICO NAS INVESTIGAÇOES EM ENFERMAGEM E SAUDE

Introdução

A filosofia de Paulo Freire fundamenta-se numa construção pedagógica libertadora, propondo uma visão inovadora de educação, voltada para o diálogo e não para a mera transmissão de conteúdos/conhecimentos. Promove a transformação da realidade por meio da conscientização, onde os homens e mulheres são protagonistas de sua história. Os escritos de Freire não são de um homem só, são o produto de uma construção coletiva, de intensos diálogos, experiências e lutas. Suas obras norteiam-se por alguns conceitos: homem, diálogo, cultura, conscientização, transformação, práxis, opressor-oprimido, educação bancária-libertadora, emancipação e Círculo de Cultura. No campo da saúde, especialmente na enfermagem, muitos estudos utilizam o Itinerário de Pesquisa de Paulo Freire nos Círculos de Cultura como ferramenta de coleta de dados. Este, acontece por meio da ação-reflexão-ação entre pesquisadores e pesquisados em torno de situações da realidade existencial, discutindo temáticas, como saúde, educação, cidadania, qualidade de vida, dentre outras. O Itinerário de Pesquisa por sua vez se borda, a medida que algumas etapas vão acontecendo. Esta operacionalização é constituída por três momentos dialéticos e interdependentes: investigação temática; codificação e descodificação; e desvelamento crítico. A investigação temática corresponde ao diálogo inicial, que visa a construção da educação e do pensamento crítico entre os participantes e os mediadores da pesquisa (animadores de debate). Nesta etapa ocorre a identificação dos temas geradores de acordo com a realidade dos participantes, por meio do universo vocabular extraído do cotidiano. Na segunda etapa, os temas geradores são codificados e descodificados pelo diálogo e por meio dele, as pessoas vão tomando consciência do mundo onde vivem. Os temas são problematizados, contextualizados, trocados em sua visão mágica inicial, por uma visão crítica e social do assunto discutido. É a etapa destinada à coleta de dados, propriamente dita, sendo que a partir dos temas geradores são buscados os significados de cada palavra, contextualizando e expandindo o conhecimento sobre aquele tema gerador, permitindo a tomada de consciência. O desvelamento crítico ou problematização, é a etapa de tomada de consciência da situação compartilhada, descobrindo os limites e as possibilidades do que foi levantado na primeira etapa. É a última fase do Itinerário Freireano, na qual se têm o processo de ação-reflexão-ação, empoderando os participantes para o aprendizado e evidenciando a necessidade de ações concretas no âmbito cultural, social e político com a finalidade de superar as contradições. Cabe destacar que este método não é linear, as etapas do Itinerário de Pesquisa acontecem concomitantemente, em um processo de ir e vir, dando prioridade às necessidades dos participantes inseridos no processo dialógico. Além disso, Paulo Freire não pensou o Círculo de Cultura para ser utilizado em pesquisas, mas como uma pedagogia de alfabetização de adultos em situação vulnerabilidade social, capaz de transformar a realidade daquelas pessoas mediante a alfabetização e o exercício da cidadania. Todavia, esta metodologia foi adaptada para a área de investigação em enfermagem e saúde porque o comprometimento e a transformação são suas características fundamentais. Neste sentido, desenvolveu-se um trabalho de dissertação cujo referencial metodológico foi o Itinerário de Pesquisa de Paulo Freire, buscando compreender a percepção de profissionais da Estratégia e do Núcleo de Apoio à Saúde da Família quanto à utilização das práticas integrativas e complementares como ação de promoção da saúde.

Objetivos

Refletir sobre o Itinerário de Pesquisa de Paulo Freire como referencial metodológico nas investigações em enfermagem e saúde, desvelando suas potências e limites no cenário da pesquisa ação participante, a partir de sua aplicabilidade em um projeto de dissertação intitulado: Práticas integrativas e complementares na Atenção Primária: caminhos para promover o Sistema Único de Saúde.

Desenvolvimento

As pesquisas participantes possibilitam aprofundar dentro do universo investigativo, a medida que promovem uma parceria entre pesquisadores e pesquisados, ultrapassando o limiar da coleta de dados propriamente dita. Por estimular o envolvimento dos participantes, geram corresponsabilização pelo objeto de pesquisa, permitindo um olhar crítico sobre a realidade, nutrido de reflexão e transformação. O Itinerário de Pesquisa de Paulo Freire é um tipo de pesquisa ação participante, que fundamenta-se no diálogo sobre a realidade, buscando desvelar seus traços ocultos, compreendendo-a, para assim, promover mudanças significativas. A aplicabilidade deste método no percurso de uma dissertação mostrou-se relevante, desafiadora e construtiva desde a concepção do projeto, fundamentação teórica, até a imersão no campo de pesquisa e o desvelamento crítico. Nesta dimensão, destacam-se algumas potências da metodologia: I) Transformação da realidade, por meio da ação-reflexão-ação que foi além do objetivo proposto, instigando os participantes a olhar para dentro de si e do seu contexto, clareando o entendimento sobre o processo de trabalho na Atenção Primária à Saúde (APS); II) Os Círculos de Cultura fomentaram a ampliação de conhecimentos sobre as Práticas Integrativas e Complementares (PIC) no Sistema Único de Saúde, de modo a utilizá-las como um modelo de atenção mais consciente e empoderador de vidas e famílias; III) O método utilizado motivou os profissonais de saúde a lapidar a assistência oferecida, organizando grupos de educação em saúde sobre auriculoterapia e outras PIC que podem ser desenvolvidas da APS, além de, se inscrever em cursos do Ministério da Saúde e da Prefeitura Municipal, sobre a temática. Como limites desta metodologia, desvelou-se o tempo de imersão nos locais de estudo, pois percebeu-se que o Itinerário de Pesquisa de Paulo Freire flui a medida que o vínculo é construído entre os envolvidos, exigindo uma dedicação maior dos pesquisadores.

Considerações Finais

Foi encantador trabalhar com o referido método, que orientado por diálogos intensos e relações horizontalizadas, permitiu um caminho de reflexões dentro das equipes pesquisadas, suscitando a conscientização para a utilização das PIC como ação de promoção da saúde na APS. Sugere-se que outros estudos sejam desenvolvidos, com metodologias libertadoras, que se concretizam na relação pesquisador-pesquisados, com discussões e transformações para além da coleta de dados tradicional.

Palavras Chave

Pesquisa Qualitativa; Conscientização; Atenção Primária à Saúde; Sistema Único de Saúde.

Area

Saúde da Família

Autores

Indiara Sartori Dalmolin, Ivonete Teresinha Schülter Buss Heidemann, Vera Lucia Freitag