Datos del trabajo


Título

A PESQUISA DOCUMENTAL HISTÓRICA NA EXTENSÃO UNIVERSITÁRIA

Introdução

As construções históricas se desenvolvem a partir do interesse pelo nascedouro e desenvolvimento de um evento, de uma instituição, de pessoas, de profissões, de organizações. Os documentos são fontes e materiais contemporâneos ou retrospectivos que contêm matérias orais e escritas, textos diversos, documentos administrativos, livros, e outros materiais bibliográficos. A atividade extensionista é espaço de ações e pesquisa pela abrangência social que caracteriza e pelo movimento de aprendizado e conhecimento profissional nos campos comunicacional, assistencial, social, político, de gestão e histórico, no caso deste trabalho especificamente da saúde e da enfermagem. O Projeto extensionista Grupo de Trabalho Memória da Universidade Federal de Santa Catarina aborda o arquivamento, tratamento e organização do acervo histórico da Associação Brasileira de Enfermagem do estado Catarinense e do Departamento de Enfermagem da Universidade. A relação entre essas duas instituições advêm da história da criação da Associação em 1962 e a organização do Curso de Graduação em Enfermagem da Universidade Federal de Santa Catarina. Sendo essencial a parceria em Projetos e Pesquisas entre o Ensino e a Associação de Enfermagem, haja vista o acervo científico, cultural e político nos documentos e história dessa entidade na construção profissional no Estado.

Objetivos

Analisar a pesquisa documental histórica a partir de ações extensionistas para a memória profissional da enfermagem.

Método

Pesquisa histórico-social Documental, de abordagem qualitativa, desenvolvida de outubro de 2016 a outubro de 2017. Os espaços de investigação constam dos arquivos na sede da Associação Brasileira de Enfermagem, a Universidade Federal de Santa Catarina e do Laboratório de Estudos da História do Conhecimento da Enfermagem e Saúde (GEHCES). O acervo foram de documentos fotográficos e escritos que trazem no rol de investigação, a arquivista (atas, manuscritos, relatórios), a bibliográfica (materiais acadêmicos) e a hemerográfica (materiais da imprensa, informes, censos, estatísticas)(1). Análise documental por meio da análise de conteúdo(2) . As três fases da análise seguiu a pré-análise por meio da organização das informações; exploração das informações momento de codificação dos dados, respeitando os critérios de representatividade, homogeneidade e pertinência dos documentos e, a terceira fase o tratamento dos resultados pela análise baseada no método semântico estrutural, aplicando-se ao universe sóciosemântico das informações acerca de eventos e dinâmica da Associação e do Departamento de Enfermagem. A categorização não aprioristíca(3), que emerge do contexto dos documentos, foi a escolha para a apresentação e discussão das informações e foi realizada por relevância implícita (relevância para o estudo).

Resultados

O material explorado a partir dos espaços e capacitação dos envolvidos no projeto extensionista de tratamento da documentação histórica das institituições estudas possibilitou a atividade de pesquisa nos acervos disponibilizados. Resultando este estudo para análise das relações entre extensão e a pesquisa no âmbito histórico. A categoria emergente foi caracterizada pela efetividade e relevância apresentadas, encontradas no acervo documental, sobre as unidades de significação temática. A categoria apresenta-se como “Pesquisa documental histórica e os aspectos relacionais e de validação na extensão universitária”. As relações estabelecidas mostram-se nos eventos de nascedouro do Curso de Graduação em Enfermagem a partir da outra Instituição, uma entidade de classe, a Associação Brasileira de Enfermagem de Santa Catarina, os tipos de materiais dos acervos a serem explorados, e os temas abordados nos documentos. E, o aspecto da validação concentra-se na inferência e criatividade interpretativa do que emerge dos temas nos documentos investigados e também pela capacitação dos envolvidos para tratar e analisar esse material histórico. As informações, os dados são analisados considerados os significados que emergem do olhar e do valor atribuídos pelos envolvidos, pelos extensionistas. Os documentos em arquivos são essenciais para a preservação da história social da enfermagem catarinense e relevante para imprimir responsabilidade aos grupos de pesquisa histórica, cursos de formação profissional e entidades de classe na centralização e conservação desse material para acesso à sociedade. Em análise, o desenvolvimento da extensão universitária voltada para o arquivamento e preservação da documentação histórica da enfermagem reflete o registro em pesquisa para a proteção desse material à historiografia profissional. Caracterizam-se como instrumentos que fundamentam à administração, à cultura, ao desenvolvimento da ciência e elementos de prova e informação(4). A subjetividade inerente à análise documental é necessária, haja vista que as comparações entre informações não denotam valor se forem somente descritivas. O que, na pesquisa qualitativa, os pressupostos teóricos embasam e validam as situações, eventos e temas explícitos nos documentos e, elucidam a realidade no contexto histórico e social.

Considerações Finais

Estudo que traz a identidade profissional por meio de documentos que registram a história da Enfermagem em Santa Catarina, a atividade extensionista relacionada à pesquisa oportuniza o conhecimento dessa identidade aos envolvidos e empodera a prática profissional pelo reconhecimento do seu valor para o cuidado humano a partir da história da profissão.

Palavras Chave

História, Enfermagem, Pesquisa Documental, Extensão Universitária.

Area

Políticas e processos de formação de profissionais e pesquisadores

Instituciones

Universidade Federal de Santa Catarina - Santa Catarina - Brasil

Autores

Maria Lígia dos Reis Bellaguarda Maria Lígia, Thais Trindade Boeck Thais, Maitê Mota Maitê, Maria Itayra Padilha Maria Itayra