Datos del trabajo


Título

PADROES FUNDAMENTAIS DE CONHECIMENTO EM ENFERMAGEM NA ATENÇAO DOMICILIAR

Introdução

A atenção domiciliar – AD configura-se como um espaço de atenção à saúde em que o profissional realiza o cuidado no domicílio, ambiente peculiar, singular, centralizado no usuário e em suas famílias, como uma forma de personalização e humanização da assistência à saúde. No cuidado no domicílio, a enfermeira, essencial na AD, necessita de conhecimento científico e tecnológico, bom relacionamento interpessoal, capacidade para unir o saber científico ao popular, bem como o técnico ao sentimental. Ademais, precisa estar apta para atuar diante das diferentes situações que surgem no contexto do cuidado domiciliar, necessitando unir os diversos conhecimentos da profissão(1). Diante disso, ressalta-se a apropriação dos padrões fundamentais de conhecimento em enfermagem (empírico, estético, pessoal e ético), segundo Carper(2), que se fundamenta como base para a prática de enfermagem na AD, que se torna mais complexa pela necessidade de ser realizada no domicílio, espaço de domínio do paciente, em que as necessidades reais do usuário e das famílias no processo de cuidar se manifestam.

Objetivos

Analisar a prática de enfermeiras na atenção domiciliar, considerando os padrões de conhecimento apropriados nessa ação.

Método

Este estudo refere-se a um resultado da tese “Aprendizagem reflexiva de enfermeiras na atenção domiciliar: caminhos para uma práxis criadora”. Trata-se de Estudo de Caso único, de natureza qualitativa, ancorado no referencial dialético. Os participantes da pesquisa foram 13 enfermeiras atuantes nas equipes dos Serviços de Atenção Domiciliar dos municípios de Uberlândia e Betim, Minas Gerais, Brasil. A produção do material empírico aconteceu por meio da observação participante periférica da atuação das enfermeiras, guiada por um roteiro orientador, e da realização de entrevistas guiadas por um roteiro semiestruturado. Foi realizada a Análise de Discurso Crítica (ADC), considerando o modelo tridimensional: texto, prática discursiva e prática social(3). O estudo foi aprovado pelo Comitê de Ética em Pesquisa de Seres Humanos da Universidade Federal de Minas Gerais (CAAE: 51528815.0.0000.5149).

Resultados

Evidencia-se os quatro padrões de conhecimento, conforme propõe Carper(2), na atuação das enfermeiras na AD. O conhecimento empírico, representado pelas generalizações científicas e princípios que explicam e prevêem, está presente no domínio dos aspectos teóricos, científicos, demonstrado pelas enfermeiras sobre organização do serviço e planejamento das ações, avaliação de feridas complexas e prescrição de coberturas, administração de medicamentos, oxigenoterapia (incluindo a ventilação mecânica invasiva e a não invasiva), cuidados paliativos, avaliação clínica e atendimento a intercorrências e demandas, gestão de risco e sobre as especificidades de atendimento a crianças. Ressalta-se que o padrão empírico é importante na AD, mas que não se sustenta sozinho(4). Na AD, o padrão estético se expressa pela criatividade e intuição presente no processo de interação entre enfermeira e cliente na utilização de recursos do domicílio para a realização de procedimentos, no saber como agir em relação às diferenças individuais visando criar um resultado positivo e na empatia ao buscar proporcionar conforto a pacientes e familiares. Na atuação das enfermeiras nota-se a presença de um processo criativo e intuitivo na utilização de recursos do contexto domiciliar para a realização do cuidado. O “saber como” inclui o planejamento e a execução de intervenções de enfermagem que emergem das situações particulares junto aos pacientes e familiares. A natureza do conhecimento estético busca fazer com que a enfermeira atue de uma maneira que adapte a situação, de acordo com os meios, para alcançar um resultado desejado. Ao se colocar no lugar do outro, a enfermeira no cuidado domiciliar atribui significado ao momento e, consequentemente, modifica sua forma de agir. O conhecer e reconhecer outro ser humano como pessoa acontece por meio do conhecimento de si mesmo. Assim, o apoio emocional, o respeito e o estabelecimento de vínculos representam o conhecimento pessoal presente na prática da enfermeira na AD. O ato de compartilhar sentimentos com a família indica a valorização da condição humana presente no cuidado, que se manifesta pelo autoconhecimento. Desta forma, o padrão pessoal indica que para atingir a condição ideal para realizar o cuidado deve-se estar disposto e receptivo ao outro, “compreender suas necessidades despindo-se de todo e qualquer juízo pessoal e utilizar, com supremacia, sua imparcialidade”. Também deve “ouvir com sabedoria, lançar mão da reciprocidade, não apropriar-se do poder sobre o outro, facilitar as tomadas de decisões, reconhecer e incentivar o indivíduo a assumir seu próprio cuidado”. Em sua aplicabilidade no domicílio, a enfermeira deve “ter clareza de que ao realizar o cuidado domiciliar, com sua característica de respeito e sensibilidade ao contexto e situações vividas pelo paciente e seus familiares, não pode confundi-lo com seus próprios sentimentos” e, ainda, deve “agregar, além de sua competência enquanto profissional, também a sua contribuição enquanto pessoa”(4:4). A noção de responsabilidade presente no cuidado realizado pelas enfermeiras e a busca de prestação de melhores ações representam o padrão ético de conhecimento. Isso se revela na identificação da demanda para outros profissionais de saúde, na orientação realizada a cuidadores para a continuidade do cuidado, na satisfação ao perceber melhora da condição dos usuários atendidos e no acionamento da rede social ao buscar doação de medicamentos para a família. No atendimento domiciliar à saúde, o padrão ético auxilia o enfermeiro a alcançar “uma decisão que possa beneficiar o indivíduo em todos os sentidos ou na decisão que menores danos” ou consequências “possam trazer, vislumbrando a melhoria da qualidade de vida para o indivíduo e sua família que se encontra sob seus cuidados”(4:5).

Considerações Finais

Na atuação no domicílio, as enfermeiras, participantes do estudo, utilizam os padrões de conhecimento e agem produzindo, com domínio, um campo de conhecimento técnico-científico, humano, responsável e sensível, que se dissolve no ato de agir espontaneamente, sendo executado e aprendido momento a momento.
Referências:
1. Rodrigues JAP et al. Modelo de cuidado transpessoal de enfermagem domiciliar de Favero e Lacerda: relato de caso. Rev. Gaúcha Enferm. 37(3): e58271. 2016.
2. Carper BA. Fundamental patterns of knowing in nursing. Advanced Nursing Science, v.1, n. 1, p. 13-23, 1978.
3. Fairclough N. Discurso e mudança social. Brasília: UNB, 2008.
4. Lacerda MR et al. Padrões do conhecimento de enfermagem e sua interface ao atendimento domiciliar à saúde. Online Brazilian Journal of Nursing. V:5,N2:2006.

Palavras Chave

Papel do Profissional de Enfermagem. Conhecimento, Serviços de Assistência Domiciliar. Enfermagem.

Area

Processo de trabalho e profissionalização

Autores

Angélica Mônica Andrade, Maria Ribeiro Lacerda, Kênia Lara Silva