Datos del trabajo


Título

PROBLEM BASIC LEARNING APLICADO AO ENSINO DE ENFERMAGEM: RELATO DE EXPERIENCIA DOS ESTUDANTES DE ENFERMAGEM

Introdução

A enfermagem é uma profissão voltada à prática e durante a formação acadêmica o estudante vive experiências de aprendizado na área hospitalar e de as~ude coletiva (UBS)1. As atividades teóricas e as práticas oferecem oportunidades para que o estudante adquira conhecimento para aplicá-lo nos cenários das atividades práticas1. As metodologias ativas contribuem para formar um profissional ético, político, crítico, reflexivo, criativo. Neste sentido, o Problem-Based Learning (PBL) é uma metodologia de ensino que se volta para a solução de problemas provocando mudanças de contexto e o redimensionamento do ensino, pautados em um método que proporciona um ambiente altamente motivacional2. Na disciplina O Cuidado no Processo de Viver Humano/Condição Cirúrgica de Saúde (INT5204), os estudantes desenvolveram o PBL sobre Segurança do Paciente/prevenção de lesões por pressão e de quedas.

Objetivos

Elaborar um relato de experiência com o objetivo descrever as vivências do PBL como ferramenta de ensino.

Método

relato de experiência sobre as vivências dos estudantes no desenvolvimento do PBL, desenvolvido no período de quatro semanas no ano de 2017, com a orientação das professoras da INT5204. Participaram 20 estudantes, divididos em dois grupos. Houve aula inicial para apresentação: PBL3; guia de resolução com os objetivos do estudo; dois casos clínicos; cronograma; avaliação final. Houve orientação das professoras utilizando momentos presenciais; e-mail; Moodle; grupo de WhatsApp/contato telefônico. Semanalmente o grupo escolheu um coordenador e um relator. O relator postou no Moodle a síntese de cada semana. A conclusão do PBL foi apresentada em uma manhã de aula, quando estudantes e professoras avaliaram conteúdo/apresentação.

Resultados

A escolha do caso se pautou no interesse dos estudantes pela situação clínica apresentada a qual relatava a história de uma paciente de 70 anos, lúcida, orientada e comunicativa. Estava com hipertensão arterial em tratamento com dieta e medicamentos anti-hipertensivos. O diagnóstico médico atual era carcinoma anal; além deste problema, foram listados: risco de quedas, alívio da dor, cuidados com a medicação, enfrentamento do câncer, aspectos psicossociais e aprender a lidar com depressão e ansiedade. Durante toda a construção do caso, a cada semana atividades eram designadas para cada membro do grupo, bem como a definição de um coordenador e de um relator. Observa-se que com o passar das semanas houve interação entre os estudantes e as atividades foram desenvolvidas com coerência e responsabilidade. O aprendizado foi construído baseado na experiência da semana anterior, associado as avaliações das professoras. Na última semana a resolução do caso clinico foi apresentada, bem o trabalho que desenvolvido ao longo das quatro semanas. Foi realizada uma dinâmica avaliativa utilizando caixas para representar os temas. O objetivo era ir colocando uma caixa dentro da outra, ao longo da apresentação, para mostrar como o aprendizado foi dividido e subdividido, mas ao final do trabalho o aprendizado se tornou algo único e inteiro, evidenciando que o cuidado ao paciente deve ser único e integral, baseado na resolução dos problemas listados.
A partir do conhecimento adquirido com a solução dos problemas, os estudantes conseguem trazer informações relevantes ao aprendizado, bem como levá-las para sua vida acadêmica e profissional após a conclusão da trajetória acadêmica. Para solucionar problemas, os estudantes instigam sua mente a pensar, imaginar e raciocinar clinicamente para intervir em desafios que os mesmos encontrarão na sua prática profissional. Desta forma, o PBL possibilita a aquisição de conhecimentos que não se limitam, apenas, ao conhecimento de um agente, mas sim, de diversos integrantes de um grupo por meio do compartilhamento de pesquisas e experiências.

Considerações Finais

O PBL é uma ferramenta utilizada em instituições de ensino superior com o intuito de nutrir os acadêmicos com um conhecimento a partir de suas próprias experiências. Esta ferramenta de aprendizado se torna importante quando a pedagogia tradicional não supre mais, com eficácia, o aprendizado. As evoluções tecnológicas e a facilidade na busca por informações possibilitam um mar de informações a serem aprendidas que não sustentam um sistema tradicional de aprendizado. Desta forma, o PBL pode ser utilizado nas instituições de ensino , cuja clareza em sua realização promove o aproveitamento, tanto de conhecimento como de trabalho em equipe.

Palavras Chave

metodologia ativa, enfermagem perioperatória, problem basic learning

Area

Outros

Autores

Lucia Nazareth Amante, Lucas Antunes, Isabela Ligocki Candemil, Thaísa Marques Propodoski Vieira, Juliana Balbinot Reis Girondi, Giovanni Ferreira de Farias