Datos del trabajo


Título

TECNOLOGIA EDUCACIONAL ELABORADA COM OS CUIDADORES DE IDOSOS: UMA PESQUISA PARTICIPANTE

Introdução

A pirâmide etária vem sendo modificada, e o número de idosos, tanto absoluto quanto proporcional, tem aumentado ao longo dos anos. Essas modificações geram diversas demandas econômicas, políticas, sociais e culturais para o indivíduo e para a sociedade. Por esses motivos, o processo de envelhecimento é uma temática relevante que deve ser vista sob diversos prismas.
O processo de envelhecimento pode trazer diversas implicações para a qualidade de vida do indivíduo impactando nas atividades de vida diárias. Assim, o cuidador é uma peça fundamental para atender as necessidades da pessoa idosa, de forma a promover o bem-estar, a segurança, o conforto e, principalmente, incentivando a autonomia e independência.
Perante isso, nota-se a importância da educação em saúde para os cuidadores com vista ao cuidado aos idosos de forma orientada através de subsídios para realizar o cuidado, tais como entendimento das necessidades humanas básicas e das adaptações e mudanças que ocorrem ao longo da vida em todas as dimensões – biológica, psicológica, social, cultural e espiritual.
Tendo em vista a importância da educação em saúde para os cuidadores, e a influência de tal conhecimento para o cuidado com a pessoa idosa, um instrumento de mediação pode colaborar nesse processo. Nota-se que a tecnologia educacional (TE) traz esta contribuição, enquanto ferramentas facilitadoras são valiosas para facilitar o aprendizado de forma interativa, criativa e objetiva.

Objetivos

Desenvolver TE com cuidadores de idosos a partir de necessidades, dificuldades e interesses manifestados por esses indivíduos em relação ao cuidado com a pessoa idosa.

Método

Pesquisa de cunho qualitativo, através de uma abordagem participante se insere no contexto educacional e tem na figura do educador/pesquisador um componente que faz parte do cenário estudado. Como referencial teórico/conceitual, utilizaram-se os conceitos de Paulo Freire: relação dialógica e a educação problematizadora.
Esta pesquisa respeitou os preceitos éticos determinados pela resolução de nº 466 de 12 de dezembro de 2012, aprovada pelo Comitê de Ética em Pesquisa da Faculdade de Medicina da Universidade Federal Fluminense (UFF) sob CAAE:45491015.8.0000.5243, Após a explicação da pesquisa, os cuidadores assinaram o Termo de Consentimento Livre e Esclarecido.
Os cenários foram: Furnas Centrais Elétricas (FUR) e o Centro de Atenção à Saúde do Idoso e seus Cuidadores (CASIC/UFF). Oscuidadores foram selecionados por conveniência, 28 em FUR, e 20 no CASIC. Para a captação no CASIC foi elaborada oficina, divulgada através de cartazes espalhados pela comunidade, além de convite oral individual para os usuários do serviço e comunicação aos profissionais em reunião de equipe. Em FUR se deu a partir do contato com a primeira turma do curso de cuidadores no município de Duque de Caxias (RJ).
O critério de inclusão para os cuidadores de FUR foram: cuidadores formais e/ou informais com ensino fundamental completo. Já no CASIC, o critério foi: cuidadores formais e/ou informais, independentemente do nível de escolaridade. Critérios de exclusão:cuidadores que não obtiveram 80% de presença nos encontros nos 2 cenários e cuidadores de indivíduos que não são idosos.
A coleta de dados foi pautada nas diretrizes do World Café Europe, influenciada pelos conceitos Freirianos que visou permitir o empoderamento do sujeito através de sua cooparticipação, cooautoria da produção da TE. Os grupos dos dois cenários foram compostos por cuidadores formais e informais. Para dar início à discussão, foram postos nas mesas perguntas semiestruturadas acerca do cuidado com o idoso no domicílio. Os participantes poderiam discutir questões relativas à temática, sem se ater exclusivamente a responder as perguntas. Depois de diversas “rodadas de diálogo” era realizado o período de partilha das opiniões com o grupo todo.
A coleta foi realizada no período entre outubro à dezembro de 2015 em 4 etapas: recrutamento, coleta de dados, construção e apresentação final da TE com os cuidadores. A partir dessa transcrição, o material foi analisado segundo o método da análise de conteúdo do tipo temática. As classes temáticas, categorias e subcategorias emergiram da identificação de unidades de sentido encontrada das falas dos participantes.

Resultados

A primeira classe temática relaciona-se às necessidades dos cuidadores, entende-se que as participantes têm a percepção sobre o tema e a conscientização de que estamos envelhecendo. As percepções apreendidas englobam experiências cotidianas, a partir dos problemas vivenciados dentro de contextos de cuidar. Foi sinalizado pelas cuidadoras um conhecimento fragilizado acerca do processo de envelhecimento.
A segunda classe temática, dificuldades apontadas pelos cuidadores foi evidenciado em ao realizar o cuidado humanizado, dentre as quais se destacam a falta de apoio familiar e do poder público no que toca aos direitos da família e dos idosos. Também foi apontada a insuficiência de recursos, não só materiais, mas, sobretudo, financeiros. Tais foram os elementos considerados como “impeditivos diversos no atendimento às necessidades de cuidado do idoso pelos cuidadores”. O ambiente onde o idoso se encontra foi citado como preocupante para o cuidador.
Por último, a terceira classe temática, relaciona aos interesses dos cuidadores, demonstraram interesse no que tange aos cuidados com o idoso em várias dimensões, tanto no cuidado prático propriamente dito, quanto nas relações subjetivas atribuídas aos valores humanos, como empatia e amor ao próximo. O desenvolvimento da TE foi capaz de promover nos sujeitos a consciência da situação real e a efetivação da práxis ao cuidar, superando a visão meramente técnica e abstrata para os cuidadores.

Considerações Finais

Descrever os conteúdos considerados fundamentais para os cuidadores nos faz perceber que existem demandas educacionais que ocupam lugar de destaque, principalmente na educação em saúde. Conclui-se que o desenvolvimento, em conjunto com os cuidadores, das TE’s material impresso e digital, contribuiu para orientação e informação do cuidado com o idoso e para a tomada de decisão do cuidador.
Este estudo traz contribuições relevantes para o campo da enfermagem gerontogeriátrica e para a educação gerontológica de cuidadores, profissionais e da sociedade em geral. A TE desenvolvida se mostra um instrumento facilitador do cuidado na promoção da saúde, prevenção de complicações e doenças e no desenvolvimento de habilidades para estimular a autonomia e independência do idoso. Contribui também para o ensino e pesquisa em saúde, uma vez que a TE desenvolvida encontra-se disponível, com livre acesso, nos meios virtuais.

Palavras Chave

Saúde do Idoso; Cuidadores; Tecnologia Educacional; Educação em Saúde

Area

Educação popular e saúde

Autores

Rachel Silva Serejo Cardoso, Selma Petra Chaves Sá, Vera Maria Sabóia , Priscilla Alfradique Souza