Datos del trabajo


Título

PROMOÇAO DA SAUDE NA ESCOLA: AS ABORDAGENS NO PROCESSO DE EDUCAÇAO EM SAUDE EM UMA ESCOLA MUNICIPAL

Introdução

A Política Nacional de Promoção da Saúde reafirma os espaços de promoção da saúde, como sendo todos os locais onde se desenvolvem atividades de cuidado humano, sejam unidades de saúde ou outros espaços coletivos, como por exemplo as escolas. A escola é importante espaço para Promoção da Saúde, tendo em vista os diversos atores sociais que a compõe, assim como sua propensão à formação de sujeitos-cidadãos com grande potencial para autonomia, participação e transformação social. Entretanto, para que a escola possa efetivamente ser espaço de Promoção da Saúde, faz-se necessário que as iniciativas existentes culminem no desenvolvimento de competências para a promoção da saúde. É necessário, ainda, a criação de condições propícias para que seus atores possam desenvolver plenamente seu potencial como promotores da saúde. Dessa forma, a escola como promotora da saúde pauta-se nas premissas do trabalho articulado, interdisciplinar e intersetorial voltado para o desenvolvimento de estratégias para a atuação dos serviços e escolas como espaços favoráveis à promoção da saúde escolar; no estimulo de iniciativas da comunidade educativa com respeito à escola e à saúde ambiental de forma ampla; no desenvolvimento de ações de educação para a saúde que concorram para o empoderamento da comunidade estudantil e no entrono da escola, que favoreçam o desenvolvimento das competências, mediante experiências que envolvam as práticas e saberes dos sujeitos, bem como considere seu contexto político, social, cultural e sua historia de vida. Nessa perspectiva, a aposta deve ser na Educação para a Saúde com abordagem crítica, cuja meta é a ação para a competência, a partir de metodologias democráticas que permitam o fomento à reflexão, participação e empoderamento. Assim, questiona-se: Como a escola tem realizado a abordagem dos temas que se relacionam a saúde no seu contexto? Este trabalho apresenta resultados parciais da pesquisa de Doutorado intitulado “Relação escola e comunidade: desenvolvendo competências para promoção da saúde”.

Objetivos

Analisar a abordagem dos temas que se relacionam a saúde, no processo de educação e promoção da saúde na escola.

Método

Trata-se de um estudo qualitativo, ancorado no referencial do Materialismo Histórico e Dialético, com abordagem metodológica de estudo de caso. Participaram 12 representantes de uma escola municipal da cidade de João Pessoa, Paraíba, Brasil. Desses, 02 eram estudantes, 08 profissionais de ensino, 01 profissional técnico e 01 profissional de apoio. As idades variaram de 12 a 50 anos, sendo 03 do sexo masculino e demais feminino. As entrevistas foram guiadas por roteiro semiestruturado, realizadas de fevereiro a julho de 2017, após parecer favorável do Comitê de Ética da Universidade Federal de Minas Gerais. Para análise, utilizou-se o método da Análise Crítica do Discurso na perspectiva discutida por Norman Fairclough. Na etapa 01 as entrevistas gravadas foram transcritas. Na etapa 02, procedeu-se uma primeira leitura de cada entrevista, seguindo-se da segunda leitura cuidadosa, na qual foram feitos grifos, tomadas de notas dos textos e início da seleção prévia de recortes potenciais, os quais foram codificados em cores. Utilizou-se a ferramenta de marcadores de texto do Word®, para destacar as recorrências de categorias que se mostraram úteis em todo o texto. Por fim, na etapa 03, destacou-se, a partir dos recortes mais amplos, aqueles trechos de falas cujos elementos se expressavam mais fortemente, e decorreu-se a análise crítica, a partir da identificação dos gêneros, discursos e estilos discursivos, os quais apontaram as ideologias, hegemonias e relações de poder predominantes na prática social dos participantes do estudo.

Resultados

Evidenciou-se que a abordagem das temáticas da saúde na escola tem sido realizada de maneira desvinculada da proposta democrática do movimento da promoção da saúde construído desde a Conferencia de Ottawa. Nesta direção, identificou-se a predominância de práticas que figuram a Educação para a Saúde Normativa, a qual privilegia o modelo médico-preventivo, com seus aspectos de moralização e culpabilização individual pelas questões do adoecimento. Os temas da saúde abordados na escola, cujo foco das ações centra-se na normatização e mudança de comportamento, dizem respeito às palestras realizadas sobre alimentação saudável, DSTs, gravidez na adolescência, as ações de higiene corporal e as atividades de prevenção de cáries e antropometria do Programa Saúde na Escola. Essa perspectiva alude à tradicional Saúde escolar. Poucas iniciativas apontam para possibilidades de rompimento com esse paradigma, a exemplo dos projetos realizados em parceria com uma Rede socioeducativa, cujo trabalho volta-se para a problematização dos determinantes sociais e formação de protagonismo infantil, cujas oficinas problematizam temas como: cultura de paz, desigualdades de gênero, raça e etnias, entre outros, com possibilidades de fomento e produção de competências para à promoção da saúde.

Considerações Finais

Faz-se necessário avançar em estratégias cuja abordagens privilegiem as temáticas da saúde na escola, numa perspectiva ampliada, de forma a permitir a problematização dos determinantes sociais e suas implicações no processo saúde-doença, de modo que novas representações sobre a promoção da saúde possam ressignificar as ações de saúde na escola numa perspectiva crítico-cidadã.

Palavras Chave

Promoção da saúde; Escola; Comunidade.

Area

Promoção da saúde

Autores

MARIA BENEGELANIA PINTO, KÊNIA LARA SILVA