Datos del trabajo


Título

PERSPECTIVA DE ENFERMEIROS NA ABORDAGEM AOS USUARIOS TABAGISTAS NO CONTEXTO DA ATENÇAO PRIMARIA A SAUDE

Introdução

O tabagismo é considerado um importante problema de saúde pública e principal causa evitável de morbidade e mortalidade prematura. Usuários tabagistas apresentam uma situação de dependência física, psicológica e comportamental em relação ao tabaco, a qual pode se constituir em um desafio para a atuação do enfermeiro com esse público. A atuação dos profissionais de saúde na abordagem à pessoa tabagista e no fornecimento de apoio aqueles que desejam cessar o hábito de fumar tabaco é relevante na Atenção Primária à Saúde. O enfermeiro como membro da equipe de saúde desempenha um papel de fundamental importância na Política Nacional de Controle do Tabaco, por suas especificidades profissionais, entre elas a de educador em saúde.

Objetivos

Compreender a atuação do enfermeiro na abordagem aos usuários tabagistas no contexto da Atenção Primária à Saúde.

Método

A pesquisa teve como cenário as unidades de Atenção Primária à Saúde de um município de Minas Gerais, Brasil. Participaram do estudo 15 enfermeiros que atuavam em Unidades Básicas de Saúde. Para obtenção dos dados, utilizou-se a entrevista fenomenológica por meio de um gravador de áudio para possibilitar o registro na íntegra dos depoimentos e para sua posterior análise. Para nortear a entrevista, utilizou-se um roteiro de entrevistas semiestruturado com as seguintes questões: como é sua atuação junto aos usuários tabagistas? Que estratégias você utiliza para esta abordagem? Quais são suas expectativas quando você implementa ações voltadas às pessoas dependentes do tabaco? Também foram obtidos dados como: idade, uso e dependência do tabaco, tempo de consumo e número de cigarros/dia, tempo de atuação na UBS, período em que recebeu capacitação para atuar junto às pessoas tabagistas. Os dados foram organizados em categorias e discutidos com o referencial da fenomenologia social de Alfred Schutz e da temática. O projeto foi aprovado pelo Comitê de Ética em Pesquisa da Escola de Enfermagem da Universidade de São Paulo, sob o Parecer nº 1.833.185. CAAE: 61342716.0.0000.5392.

Resultados

Emergiram dos depoimentos as seguintes categorias temáticas: “Abordagem individual, visando à prevenção de agravos e aos benefícios da cessação do tabagismo”, “Abordagem em grupo com foco em estratégias para cessar o tabagismo”, “Dificuldades para a abordagem aos usuários tabagistas”, “Auxilio ao fumante para cessar o tabagismo” e “Desejo de apoio de outros profissionais”. A atuação do grupo de enfermeiros com os usuários tabagistas, no âmbito da APS, aponta a abordagem individual e em grupo, por meio de instrumentos como a escuta qualificada, intervenções breve, básica e intensiva e a terapia cognitiva comportamental. Esta ação visa ao tratamento de usuários tabagistas para a cessação do hábito de fumar e a prevenção de comorbidades relacionadas ao uso do tabaco. Envolve dificuldades para a abordagem como a dependência nicotínica e as recaídas das pessoas dependentes do tabaco, falta de outras categorias profissionais capacitadas na equipe de saúde para o trabalho com esses usuários, assim como a sobrecarga de trabalho dos enfermeiros nas UBSs. Apresenta expectativas voltadas para auxiliar o fumante a cessar o tabagismo em longo prazo e ampliar o trabalho de prevenção do uso do tabaco em espaços educativos como escolas e outros equipamentos sociais. Além disso, traz a expectativa de ampliar a equipe de profissionais para contar especialmente com o psicólogo, visando atender integralmente às necessidades dos usuários tabagistas.

Considerações Finais

A compreensão da atuação do enfermeiro na abordagem aos usuários tabagistas no contexto da APS foi desvelada, tendo como fundamentação os pressupostos da fenomenologia social de Alfred Schütz. Mostrou-se que os enfermeiros desenvolvem atividades em conformidade com a Política Nacional de Controle e Tratamento do Tabagismo, no que diz respeito à abordagem breve, básica e intensiva apoiada na terapia cognitiva comportamental. Contudo, há falta de sistematização do acompanhamento desses usuários, o que poderia contribuir para elevar as taxas de abstinência do tabaco. As reflexões dos enfermeiros acerca das dificuldades envolvidas na abordagem ao fumante remetem à necessidade de ações que articulem diferentes setores da rede de assistência à saúde para atender ao princípio do Sistema Único de Saúde que trata da integralidade do cuidado dessas pessoas. As expectativas do enfermeiro de auxiliar o fumante na cessação do tabagismo, e ampliar a equipe de saúde necessitam ser discutidas no âmbito da gestão da saúde no município visando obter apoio para qualificar as ações de promoção da saúde, prevenção de agravos e tratamento do tabagismo. Esta investigação fornece dados que são corroborados pela literatura nacional e internacional que se somam às evidências científicas sobre a importância da atuação do enfermeiro nas ações de controle e tratamento do tabagismo no âmbito da Atenção Primária à Saúde. A partir dos elementos que compõem a experiência dos enfermeiros estudados, estes poderão melhorar a qualidade da abordagem aos usuários tabagistas sob seus cuidados.

Palavras Chave

Enfermagem; Cuidados de Enfermagem; Abandono do Uso de Tabaco; Atenção Primária à Saúde; Pesquisa Qualitativa.

Area

Doenças crônicas/condições crônicas

Instituciones

Universidade de São Paulo - São Paulo - Brasil

Autores

Vanderleia Soeli de Barros Zampier, Marcelo Henrique da Silva, Vanessa Augusta Souza Braga, Samara Macedo Cordeiro, Renata Evangelista Tavares, Rodolfo Ribeiro de Jesus, Maria Cristina Pinto de Jesus, Miriam Aparecida Barbosa Merighi