Datos del trabajo


Título

MAPA FALANTE COMO MEDIADOR NA PRODUÇAO DE DADOS QUALITATIVOS EM SAUDE – METODO CRIATIVO SENSIVEL

Introdução

A pesquisa qualitativa que é definida como sendo estudos que buscam investigar relações com o objeto do estudo a partir da ótica dos atores, analisando discursos e documentos, com vistas a desvelar processos sociais e a compreensão interna e lógica de um grupo1. A produção de dados em pesquisas qualitativas é considerada uma fase essencial em que se deve prezar pela qualidade e riqueza das informações produzidas. Para estimular a memória latente dos sujeitos, propiciando a emersão de informações relativas a pergunta do pesquisador durante entrevistas. Para tanto, pode-se lançar mão de algumas estratégia coerentes com o escopo do estudo proposto, atendendo a proposição quadripolar qual seja, polos teórico, técnico, epistemológico e morfológico2. Nesse estudo pretende-se refletir a partir de uma experiência desenvolvida em estudo bicêntrico intitulado: “Crianças com necessidades especiais de saúde em serviço de atenção primária em saúde: prevalência e acesso” nos municípios de Ribeirão Preto-SP e Santa Maria-RS.

Objetivos

refletir sobre a utilização do Mapa Falante na produção de dados qualitativos.

Desenvolvimento

A reflexão aqui apresentada ocorreu a partir da pesquisa qualitativa, do tipo descritivo e exploratória que constituiu a segunda fase de estudo anteriormente citado. Neste estudo, foram desenvolvidas entrevista mediadas pela dinâmica de criatividade e sensibilidade (DCS) Mapa Falante do Método Criativo Sensível (MCS). Este método conjuga técnicas consolidadas de coleta de dados com produções artísticas do tipo desenho, colagem, modelagem, dramatização, entre outras. Uma das bases epistemológicas do MCS são os círculos de cultura freirianos, que possibilitam durante a realização da DCS espaços de discussão e reflexão, levando os sujeitos da pesquisa a problematizarem suas práticas vivenciais e existenciais. Estas dinâmicas desenvolvem-se em cinco momentos a saber: no primeiro momento, os participantes do grupo se apresentam e o pesquisador explica o que se espera com o encontro e com o desenvolvimento da dinâmica. No segundo, os materiais utilizados na dinâmica são disponibilizados aos participantes, a questão geradora de debate é introduzida pelo pesquisador e os participantes desenvolvem o trabalho individual ou coletivo. No terceiro momento, os participantes apresentam as suas produções artísticas individuais ou coletivas e ocorre a socialização do que foi produzido. Durante esse momento, o pesquisador registra os assuntos convergentes e divergentes, dos quais serão codificados os temas geradores. Os temas geradores codificados são negociados com os participantes, que, no quarto momento, os decodificam em subtemas durante a análise coletiva e a discussão grupal. Por fim, no quinto momento realiza-se a síntese temática dos temas e subtemas, bem como a validação dos dados. Nas Dinâmicas de Criatividade e Sensibilidade, pesquisador e sujeitos atuam conjuntamente na análise e interpretação dos dados, sendo o pesquisador o coordenador do grupo4. A DCS Mapa Falante constitui-se em uma técnica de produção de dados do Método Criativo Sensível e é utilizada para conhecer as relações estabelecidas entre os cuidadores e a comunidade em geral, partindo da percepção da macro para a micro-realidade3. No processo de produção de dados, o pesquisador e os sujeitos do estudo se encontram em uma experiência vivencial e existencial, mediada pelo diálogo que se desenvolve no interior das Dinâmicas. O estudo, foco desta reflexão, teve por objetivo descrever as formas de acesso aos serviços de crianças com necessidades especiais de atenção à saúde (CRIANES). Para tanto, foi realizada uma amostragem intencional a partir dos participantes identificados cuidador familiar de CRIANES atendidas em serviços de atenção primária em saúde. Tal seleção justifica-se pela necessidade de reunir casos ricos em informações as quais contribuirão com o aprofundamento da compreensão do fenômeno estudado4. Os familiares cuidadores foram contatados para o agendamento de uma visita domiciliar. Nesta visita foi aplicado um formulário de caracterização, composto de dados clínicos da criança e socioeconômicos da família. Na sequência foi realizada a entrevista semiestruturada que seguiu roteiro previamente elaborado mediada pela dinâmica de criatividade e sensibilidade, Mapa Falante. A seguinte questão geradora de debate foi feita: “tendo a sua casa como ponto de partida, quais o(s) local(is) que você leva seu(sua) filho (a) para receber atendimento de saúde, educação, entre outros?” Participaram do estudo 19 cuidadores familiares selecionados intencionalmente a partir de uma amostra de 407, os quais foram participantes da Fase I do projeto matricial. As visitas domiciliares duraram, em média, 80 minutos e foram realizadas pelas pesquisadoras responsáveis em cada centro com a participação de auxiliares de pesquisa previamente capacitados. Após a questão de pesquisa ser lançada solicitava-se que os respondentes elaborassem um desenho – Mapa que representasse o caminho percorrido para obter acesso, atendimento em saúde, educação, entre outros, para a criança. Neste movimento de produção de dados identificou-se o enriquecimento dos dados durante a elaboração do desenho, além dos sentidos que puderam ser extraídos a partir da descrição do mesmo pelos participantes. O número extenso e/ou reduzido de linhas, caminhos, instituições fizeram saltar ao olhos a rede extensa ou diminuta. Ressalta-se o desenho de ônibus, denotando a distância este os serviços, a ilustração da mãe de mãos dadas com a filha trilhando uma extenso caminho em busca do atendimento. Discursos imagéticos que enriqueceram os resultados do estudo, trazendo detalhes que, talvez não fossem possíveis somente com a entrevista - discurso verbal.

Considerações Finais

Com isso, conclui-se que em se tratando de produção de dados qualitativos, a criatividade contribuiu para a qualificação e enriquecimentos das informações produzidas. Ressalta-se a articulação necessária entre o objeto de estudo e o método coerente e convergente. Considera-se as DCS apropriadas para temas que necessitem incentivar a memória latente do participante em uma construção coletiva como preconiza as bases teóricas do Método Criativo Sensível.

Palavras Chave

Pesquisa qualitativa. Enfermagem. Saúde da Criança.

Area

Saúde da Criança

Autores

Eliane Tatsch Neves, Raíssa Passos Santos, Jaquiele Jaciara Kegler, Raíra Lopes Amaral Souza, Aline Cristiane Caviccioli Okido , Regina Aparecida Lima Garcia