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Título

CONHECIMENTOS APRENDIDOS E DISSEMINADOS POR ESTUDANTES DE GRADUAÇÃO EM ENFERMAGEM FRENTE AS INFECÇÕES SEXUALMENTE TRANSMISSÍVEIS

Introdução

As infecções sexualmente transmissíveis (IST) são um problema de saúde pública comum em todo o mundo, em ambos os sexos, e tornam os organismos mais vulneráveis a outras doenças. Podem ser causadas por vírus, bactérias ou outros microrganismos. Sua transmissão ocorre pelo contato com uma pessoa infectada por meio do contato sexual (anal, vaginal, oral), podendo ainda ser transmitida da mãe para a criança (na gestação, parto e amamentação). O tratamento das pessoas com IST melhora a qualidade de vida e interrompe a cadeia de transmissão dessas infecções. O atendimento, diagnóstico e o tratamento são gratuitos nos serviços de saúde do SUS1. A mensuração do conhecimento de uma pessoa sobre as IST é uma forma efetiva que pode colaborar para o desenvolvimento de intervenções adequadas. A falta do conhecimento é considerada um indicador para aquisição de uma IST, fato comprovado pelas teorias comportamentais que afirmam que o conhecimento sobre um problema de saúde é um dos fatores determinantes para a aquisição da doença2. A construção do conhecimento não está somente restrito as questões informativas, mas envolve a percepção individual sobre o problema, ou seja, a compreensão e capacidade de interpretação dessas informações. O poder do conhecimento na atitude de comportamento depende das alternativas e perspectivas de cada individuo e auxilia na promoção da educação em saúde3.

Objetivos

Identificar o conhecimento adquirido e disseminado pelos estudantes de graduação em enfermagem frente às Infecções Sexualmente Transmissíveis.

Método

Trata-se de uma pesquisa com abordagem qualitativa do tipo exploratória descritiva, com uso da história oral temática. A história oral surge como uma possibilidade de registrar relatos, podendo ser eles, individuais ou coletivos em arquivos de áudio. Na enfermagem a história oral temática surge nas narrativas como uma maneira de valorização e resgate da memória dos sujeitos, sendo as entrevistas direcionadas a um caráter temático específico para o estudo, sendo assim, faz-se possível registrar os relatos, vivências e as experiências das pessoas4. Foram realizadas 40 entrevistas com estudantes das fases iniciais e finais do curso de graduação em enfermagem de uma Universidade Federal do Sul do Brasil. As entrevistas foram direcionadas através da aplicação de um roteiro de entrevista semiestruturado que buscava abordar o conhecimento dos estudantes frente às Infecções Sexualmente Transmissíveis e se esse conhecimento era suficiente para medidas de autocuidado e disseminação de conhecimento nos campos de prática durante a graduação. As entrevistas foram gravadas e posteriormente transcritas e, após aprovação obteve-se a assinatura do Termo de Consentimento Livre e Esclarecido. Os dados foram analisados e chegou-se a 3 categorias. São elas: Conhecimentos adquiridos durante a graduação; Medidas de autocuidado; Conhecimentos disseminados durante a graduação. Tratando-se de pesquisa que envolve seres humanos, foram respeitados todos os preceitos éticos da Resolução CNS n° 466/2012 assim como a pesquisa foi aprovada pelo Comitê de Ética em Pesquisa envolvendo Seres Humanos de uma Universidade Federal do Sul do Brasil sob número de CAAE 20602613.4.0000.0121.

Resultados

Em relação aos conhecimentos adquiridos durante a graduação, os estudantes consideram ser um ambiente importante para discussão sobre a temática, trazem também, que esse conhecimento auxilia nas medidas de autocuidado. As informações repassadas em sala de aula, esclarecem dúvidas, educam e instigam o estudantes a conhecer as infecções sexualmente transmissíveis. As medidas de autocuidado adotadas pelos estudantes são direcionadas ao uso do preservativo e exames sorológicos antes de iniciarem relacionamentos potencialmente duradouros. Na categoria disseminação de conhecimentos, obtivemos respostas apenas dos estudantes de fases finais, para compreender como o curso de graduação em enfermagem se desvelou como um impulsionador sobre essa temática. Nas falas dos estudantes encontramos que a propagação de informações está atrelada em maior amplitude no âmbito da atenção primária de saúde. É percebido que na atenção básica existem maiores possibilidade de ações voltadas para a prevenção e promoção da saúde sexual.

Considerações Finais

As instituições de Ensino Superior em Enfermagem, com relação à educação sobre a temática, não apenas contribuirão na construção de conhecimentos, onde os estudantes futuros enfermeiros poderão orientar sobre uma vida saudável e contribuirão na promoção da saúde, como também serão importantes para a prevenção dos contágios entre os estudantes e através da propagação de informações também irão influenciar na prevenção da sociedade.

Referências:
1 - Brasil. Departamento de vigilância, prevenção e controle das IST, do HIV/Aids e das Hepatites Virais. Disponível em: http://www.aids.gov.br/pt-br/publico-geral/o-que-sao-ist
2 - Teixeira LO, Figueiredo VLM, Mendoza-Sassi RA. Adaptação transcultural do Questionário sobre Conhecimento de Doenças Sexualmente Transmissíveis para o português brasileiro. J. bras. psiquiatr. [Internet]. 2015 Sep [cited 2018 Apr 19] ; 64( 3 ): 247-256. Available from: http://www.scielo.br/scielo.php?script=sci_arttext&pid=S0047-20852015000300247&lng=en.
3 - Ferreira MP. Nível de conhecimento e percepção de risco da população brasileira sobre o HIV/Aids, 1998 e 2005. Rev. Saúde Pública [Internet]. 2008 June [cited 2018 Apr 19] ; 42( Suppl 1 ): 65-71. Available from: http://www.scielo.br/scielo.php?script=sci_arttext&pid=S0034-89102008000800009&lng=en.
4 - Padilha MI, Bellaguarda MLR, Nelson S, Maia ARC, Costa R. O uso das fontes na condução da pesquisa histórica. Texto contexto - enferm. Florianópolis, v. 26, n. 4, e2760017, 2017.

Palavras Chave

Area

Doenças Transmissíveis

Instituciones

Universidade Federal de Santa Catarina - Santa Catarina - Brasil

Autores

Stéfany Nayara Petry Dal Vesco, Maria Itayra Padilha