Datos del trabajo


Título

A RESIDÊNCIA EM ENFERMAGEM OBSTÉTRICA NA FORMAÇÃO DE PROFISSIONAIS ENFERMEIROS

Introdução

A discussão sobre a necessidade de humanizar a assistência à saúde brasileira tem como intuito fomentar mudanças nas práticas profissionais em conexão com os princípios norteados do Sistema Único de Saúde (SUS), possibilitando a valorização das relações entre usuários e profissionais. Na área obstétrica, é fundamental a formação de profissionais conscientizados sobre a importância da humanização, com o intuito de desfazer a relação assimétrica entre parturiente e cuidadores, potencializando o empoderamento da mulher. A fim de provocar mudanças neste modelo de assistência obstétrica vigente no país, a gestão pública passa a estimular a inserção do enfermeiro obstetra nas maternidades públicas. Nessa perspectiva, o Ministério da Saúde (MS) desenvolve há duas décadas uma estrutura legal que legitima e promove a atuação de Enfermeiros na área da obstetrícia, ao mesmo tempo em que organiza redes de atenção direcionadas pela humanização, visando a qualificação da assistência às mulheres nos seus processos de saúde reprodutiva, assim como o aumento do contingente de profissionais orientados pelas evidências científicas, diretrizes do SUS e nas recomendações da Rede Cegonha, Política Nacional de Atenção Integral à Saúde da Mulher e Pacto pela redução da Mortalidade.

Objetivos

Relatar a importância do Programa de Residência em Enfermagem Obstétrica para formação profissional de Enfermeiros.

Método

Trata-se de um relato de experiência da primeira turma de Enfermeiros da Residência em Enfermagem Obstétrica da Universidade Estadual de Montes Claros (UNIMONTES), no período, nos primeiros meses de trabalho, de março a maio de 2018.

Resultados

A proposta do Programa de Residência em Enfermagem Obstétrica (REO) é trabalhar a assistência as mulheres em todos os ciclos de vida, com destaque para ciclo gravídico-puerperal. Caracterizado pela interação entre a formação e o trabalho, o curso de especialização em obstetrícia na modalidade de residência tem como outro objetivo habilitar profissionais de acordo as necessidades locais, isto é, com competências e especialidades conforme o diagnóstico regional da saúde da mulher/criança. Nesse sentido, e visando a qualificação e insersão de enfermeiros obstetras com visão crítica da assistência prestada, o programa de residência em enfermagem obstétrica (REO) foi inserido no município de Montes Claros, sendo o pioneiro nesta região. As atividades foram iniciadas no mês de março de 2018, após processo seletivo para ingresso dos Residentes em Enfermagem Obstétrica, com as seguintes normativas: carga horária total de 5.760 horas, distribuídas em uma carga horária de 60 horas semanais, em regime de tempo integral e dedicação exclusiva, sendo 40 horas de práticas e 20 horas teórico-práticas, dentro da proposta do programa, no que concerne à tríade estabelecida, contemplando ações de ensino teórico-prático, extensão e pesquisa. Os cenários da formação dos enfermeiros residentes são representados por quatro Estratégias Saúde da Família, o Centro Ambulatorial de Especialidades Tancredo Neves (CAETAN) e a Maternidade pública do Hospital Universitário Clemente de Faria, referência de parto de risco habitual e de alto risco do norte de Minas Gerais, composta por 30 leitos e que realiza cerca de 100 partos por mês. O programa conta com quatro residentes no primeiro ano, um coordenador e três preceptoras. Esta experiência tem possibilitado os residentes o aprimoramento e a capacidade de unir teoria a prática, adquirindo assim novas habilidades no âmbito obstétrico. Os residentes participam das rotinas dos serviços em que atuam, colocam em prática os princípios de SUS de forma humanizada, assistem mulheres e os recém-nascidos durante o processo de parturição, orientados pelas recomendações do MS e das práticas baseadas em evidencias científicas, utilização métodos não farmacológicos para alívio da dor em detrimento de medicações, permitem a livre escolha informada por parte da mulher sobre a posição no momento do parto, promovem educação em saúde na atenção primária, objetivando o empoderamento da mulher no parto e pós-parto, realizam exames preventivos de Câncer de colo de útero e mama, consultas de pré-natal e puerperal. A presença da REO ainda contribui de forma positiva no processo ensino-aprendizagem dos graduandos de cursos de educação superior que desenvolvem estágios curriculares nos serviços, oportunizando que os enfermeiros residentes desenvolvam a competência de educadores. Os mesmos atuam como modelo de referência para os estudantes, motivando-os a serem atores ativos do seu aprendizado e, dessa forma, tornam-se coparticipantes no processo de aprendizado deles.

Considerações Finais

Diante do apresentado, a participação na residência tem oportunizado uma vasta agregação dos conhecimentos teóricos com a prática assistencial humanizada fundamentada nas boas práticas. Tem promovido aos residentes, por meio da vivência das rotinas dos ambientes onde estão inseridos, o enfrentamento de problemas encontrados no dia a dia da atenção a saúde da mulher e recém-nascido. Além disso, possibilita mudanças de comportamento e da cultura dos profissionais e da comunidade e, sobretudo, a reorganização das instituições e das políticas de saúde, em relação ao modelo obstétrico vigente, repercutindo positivamente na assistência prestada na saúde pública. Para tanto, busca-se cada vez mais uma assistência integral à saúde das mulheres nos processos de saúde reprodutiva e sexual, entretanto compreende-se que a plena integralidade vai além dos seus limites. Sabe-se que muitos serão os desafios a serem enfrentados ao longo dos dois anos de estudo.

Palavras Chave

Obstetrícia; Enfermagem obstétrica; Educação de pós-graduação; Educação de pós-graduação em enfermagem

Area

Políticas e processos de formação de profissionais e pesquisadores

Autores

CRISTIANO LEONARDO OLIVEIRA DIAS, BRUNA RODRIGUES JESUS, CLARA CASSIA VERSIANI, BIANCA OLIVEIRA LEITE, ELTON JUNIOR FERREIRA ROCHA, SARA LORENA GOMES RODRIGUES, SIBYLLE EMILIE VOGT CAMPOS