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Título

FORMAÇÃO PARA O MUNDO DO TRABALHO: SATISFAÇÃO DOS EGRESSOS DE UM CURSO TÉCNICO EM ENFERMAGEM

Introdução

O setor da educação vem mostrando um crescimento acelerado no Brasil, exigindo aprimoramento constante quanto aos currículos, qualificação docente, aspectos didático-pedagógicos tanto nos momentos teóricos, quanto práticos. A formação profissional é de fundamental importância para que o processo de crescimento profissional seja pujante, sendo que os aspectos didático-pedagógicos passam a ter um papel fundamental na formação de perfis profissionais com as qualificações adequadas a cada contexto. A formação deve possuir suporte teórico claro e conter disciplinas que ofereçam um conjunto de conhecimentos específicos respaldados em investigações e que capacitem o profissional com habilidades para atuar na prática. A avaliação de um curso representa a busca por informações sobre os seus efeitos, a fim de determinar o seu valor, devendo-se para tanto conhecer o antes e o depois, envolvendo o processo de formação do aluno e o impacto desta formação em sua atividade profissional. Os egressos podem fazer uma avaliação mais consistente sobre o curso, especialmente por que têm uma maior maturidade e conseguem ter uma visão mais ampla, quando o processo já está encerrado e são capazes de verificar a contribuição que o curso trouxe a sua atuação profissional. Nesta perspectiva, é necessário analisar a satisfação do estudante em relação aos diferentes aspectos da vida acadêmica.

Objetivos

Conhecer o nível de satisfação dos egressos de um curso técnico em enfermagem de uma Escola Técnica do Sistema Único de Saúde (ETSUS) em relação às contribuições das vivências teóricas e práticas para a sua atuação no mundo do trabalho.

Método

Recorte do projeto intitulado “Avaliação da formação técnica de nível médio em enfermagem” desenvolvido numa Escola Técnica do SUS da Bahia, financiado pelo edital Fapesb 030/2013, trata-se de uma pesquisa descritiva e exploratória, quanti-qualitativa, com os egressos do curso técnico em enfermagem de uma escola técnica do SUS. A coleta foi iniciada com busca ativa dos contatos dos egressos nos documentos da escola, onde, foram encontradas 04 turmas que finalizaram o curso no período de 2008 e 2015, período que foi instituído um novo modelo de gestão organizacional. Realizou-se o contato por meio telefônico para realizar o convite para participação na pesquisa e solicitar endereço eletrônico. Também foi utilizada cadeias de referência, a fim de contatar um maior número possível de egressos. Ao final desta etapa contatou-se 19 egressos. O segundo momento da coleta foi o envio do questionário, da carta-convite e do Termo de Consentimento Livre e Esclarecido por e-mail. O instrumento foi estruturado por blocos de assertivas, baseadas na escala de Likert, sobre as vivências teóricas e práticas, e uma questão aberta sobre a opinião do curso. A análise estatística descritiva dos dados se realizou com o apoio do Google Forms 2016 e do Excel 2010®.

Resultados

Quanto à contribuição da vivência teórica do curso para a atuação no mundo do trabalho: 70% dos egressos estão parcialmente satisfeitos; referente a compatibilidade entre a organização curricular e as necessidades do mundo do trabalho: 40% estão totalmente satisfeitos e 60% estão parcialmente satisfeitos com a contribuição das estratégias de ensino para a atuação no mundo do trabalho. Quanto à contribuição da participação na tomada de decisão para a atuação no mundo do trabalho: 80% estão parcial ou totalmente satisfeitos; 50% estão totalmente satisfeitos com a compatibilidade entre o conteúdo programático ministrado e as necessidades do mundo do trabalho; 50% estão parcialmente satisfeitos com a contribuição dos recursos didáticos e 50% estão parcialmente satisfeitos com a contribuição dos materiais audiovisuais para a atuação no mundo do trabalho. Quanto à satisfação dos egressos em relação à contribuição da vivência prática para a sua atuação no mundo do trabalho, 60% estão parcialmente satisfeitos; 50% estão parcialmente satisfeitos com a compatibilidade entre os conteúdos abordados nas vivências práticas no curso e as necessidades do mundo do trabalho; 70% estão parcialmente satisfeitos com a contribuição da participação na tomada de decisão nos cenários de prática para a atuação no mundo do trabalho; e 70% estão parcialmente satisfeitos com a compatibilidade entre os cenários de prática e as vivências no mundo do trabalho. Ao realizar a pergunta “Você mudaria algo no curso para os futuros técnicos de enfermagem? Se sim, o quê?”, 60% dos egressos responderam que não, porém entre os egressos que responderam sim, 75% sugerem um maior amparo de equipamentos tanto nas aulas teóricas quanto no momento da prática e evidencia a necessidade de maior fiscalização dos recursos, pois no seu tempo de formação havia atraso no salário dos docentes, o que implicava no cancelamento das aulas, prejudicando o andamento do curso.

Considerações Finais

Percebeu-se que dentro do total de itens apresentados no questionário, 90% teve uma avaliação de satisfação parcial pelos egressos do curso técnico em enfermagem, não existindo números consideráveis de avaliações negativas. Porém o número de avaliações de total satisfação é baixo, indicando, ainda, necessidade de melhoria em aspectos da formação, principalmente, na correlação entre vivência teórica e mundo do trabalho, melhoria curricular e participação na tomada decisões nas vivências teóricas. Estes resultados, de acordo à satisfação dos egressos, representam que a referida instituição conseguiu realizar a formação destes profissionais, parcialmente em consonância com alguns valores presentes em seu projeto político pedagógico, como autonomia do sujeito, gestão participativa, integração ensino-serviço e outros. Este estudo fornece dados que podem direcionar as ações de planejamento, intervenção e investimento por parte das instituições, promovendo o desenvolvimento integral dos estudantes e, também, compor a avaliação da eficácia institucional e dos contextos educativos. Mesmo com as limitações presentes, espera-se que este estudo, seja útil, possibilitando prosseguimento a novas pesquisas e ampliação do conhecimento sobre os aspectos que possam estar relacionados com a medida da satisfação acadêmica.

Palavras Chave

Pessoa Técnico de Saúde; Formação Profissional em Saúde; Técnico em Enfermagem; Satisfação

Area

Processo de trabalho e profissionalização

Instituciones

Universidade Federal da Bahia - Bahia - Brasil

Autores

Juliana Maciel Machado Paiva, Juliana Costa Ribeiro Barbosa, Elaine Kelly Nery Carneiro, Gilberto Tadeu Reis Silva