Datos del trabajo


Título

REPRESENTAÇOES SOCIAIS DE ADOLESCENTES ACERCA DO PROCESSO DE ENVELHECIMENTO

Introdução

Na contemporaneidade, observa-se a inversão da pirâmide etária. Isso pode ser compreendido em virtude do aumento significativo da população idosa, fazendo com que o número de pessoas idosas nos últimos anos seja maior ou igual ao de crianças e adolescentes, dados esses que cada vez mais aumentam. As pessoas idosas têm um importante papel na sociedade e precisam envelhecer com qualidade de vida, por isso, tecnologias e políticas públicas visam assegurar seus direitos na perspectiva de permitir ações e estratégias que favorecem a qualidade de vida nesta fase. Neste sentido, é preciso trabalhar desde a infância conceitos atrelados ao envelhecimento saudável e especialmente, na adolescência, por ser uma fase de mudanças físicas e psicossoais. Na adolescência, intensificam-se comportamentos de riscos que refletem na vida adulta e idosa desses sujeitos. Nesse ponto de vista, destaca-se a escola, como local propício para trabalhar com conceitos semelhantes a estes visto que é local de socialização dos adolescentes e onde devem permanecer tempo considerável de suas vidas. A teoria das representações sociais (TRS), elaborada por Serge Moscovici, visa explicar e compreender a realidade social, compreendendo-se por representações sociais, a forma de conhecimento social do senso comum, que são socialmente elaboradas e compartilhadas, contribuindo para a construção de uma realidade comum e possibilitando a comunicação. Diante desse fato, é necessário compreender como os adolescentes percebem o envelhecimento, pois é pertinente para alavancar pesquisas na busca de estratégias para o envelhecimento saudável, como também se faz necessário estimular mudanças nas concepções do ser idoso que por vezes, em suas ações, ainda revelam preconceitos, mitos e estereótipos sobre a população idosa. Neste sentido, esse estudo justifica-se pela necessidade de discussão sobre a temática ao se compreender as representações sociais de adolescentes acerca do envelhecimento.

Objetivos

Compreender as representações sociais de adolescentes acerca do envelhecimento.

Método

Tratou-se de um estudo exploratório, descritivo, com abordagem qualitativa, que foi realizado em uma escola pública, na zona urbana, de um município localizado na região centro-sul do Estado do Ceará. A entrevista foi realizada com adolescentes na faixa etária de 14 a 19 anos, que estavam cursando o 3° ano de ensino médio. O critério de inclusão adotado foi ser adolescente na faixa etária de 10 a 19 anos, que é a faixa etária reconhecida pelo Ministério da Saúde para definição de adolescentes. O critério de exclusão adotado foi não se encontrar no âmbito escolar no dia da coleta de dados. Para a coleta de dados foi utilizado um roteiro de entrevista semiestruturada, com questões norteadoras sobre como os adolescentes compreendiam o processo de envelhecimento. A entrevista foi gravada com um gravador digital, e logo depois as falas foram transcritas, na íntegra, para preservar fidedignidade das mesmas. Os dados foram categorizados e analisados à luz da TRS e literatura pertinente. O estudo foi submetido à apreciação do Comitê de Ética Pesquisa (CEP) da Universidade Regional do Cariri – CE, tendo como número do parecer: 1.534.449, para verificar sua adequabilidade e cumprimentos das recomendações de acordo com a resolução 466/12.

Resultados

Foram entrevistados 14 adolescentes, onde 09 eram do sexo feminino e 05 do sexo masculino, sendo evidente a predominância de mulheres. As representações sociais dos adolescentes sobre o envelhecimento estavam concentradas em dois aspectos: experiência de vida e fragilidade. Cerca 35,71% dos adolescentes entrevistados relataram compreender o envelhecimento como fase de experiência, aprendizagem e longevidade. A percepção do envelhecimento para o adolescente está relacionado à experiência adquirida pelo idoso ao longo da vivência, onde o envelhecer é uma fase natural da vida, em que o idoso deve descansar após ter vivido longos anos, quando irá desfrutar do que foi semeado em sua juventude.
Entretanto, para alguns adolescentes, a velhice também é considerada como o afastamento do mercado de trabalho marcado pela aposentadoria, pelo cansaço e, principalmente, pela doença, pois os adolescentes consideram que nesse período, a pessoa torna-se fraca e susceptível às doenças, fazendo com que exista a relação entre velhice e doença. A solidão e o abandono também foram expressões usadas, pois devido a fraqueza e as doenças oriundas dessa fase da vida, o idoso pode se manter isolado, recuado. Portanto, percebe-se que há compreensões diversas quanto ao envelhecimento pelos adolescentes e o envelhecimento deve ser compreendido em sua totalidade. A limitação desse estudo foi ter sido realizado em apenas uma escola de ensino médio mas, contribuiu para compreender como os adolescentes percebem o processo de envelhecimento.

Considerações Finais

A pesquisa possibilitou conhecer as representações sociais advindas dos adolescentes escolares, onde pode-se constatar representações opostas nos participantes desse estudo. Sugere-se trabalhar junto aos adolescentes escolares, a educação em saúde sobre esse processo inevitável do envelhecer, bem como, nas famílias e em outros espaços que se encontram os adolescentes. Os resultados desse estudo, também podem ser expandidos por meio de Projetos de extensões e pesquisas, que tenham como foco principal, a saúde do adolescente quanto ao envelhecer com qualidade de vida.

Palavras Chave

Representação social; Idosos; Envelhecimento; Adolescentes.

Area

Educação popular e saúde

Instituciones

Faculdade Integrada Cruzeiro - São Paulo - Brasil, Universidade Federal do Ceará - Ceará - Brasil, Universidade Regional do Cariri - Ceará - Brasil

Autores

Ygor Cleiton de Oliveira Sampaio, Antonia Jussara Olinda Oliveira, Beatriz de Castro Magalhães, Maiara Bezerra Dantas, Suzete Gonçalves Caçula, Maria Clara Torres e Souza, Viviane Martins da Silva, Rosely Leyliane dos Santos