Datos del trabajo


Título

CONTRIBUICOES DA ABORDAGEM QUALI-QUANTITATIVA PARA A INVESTIGAÇAO DO ADOECIMENTO NO TRABALHO

Introdução

O trabalho exerce um papel decisivo na saúde e no adoecimento dos seres humanos. Por esse motivo, é um fenômeno que cada vez mais está sendo estudado no país e no mundo. Dejours1 retrata, que o trabalho ocupa um lugar central na construção da identidade das pessoas, bem como no funcionamento psíquico das mesmas. A exaustão emocional é a principal consequência no processo laboral de docentes universitários e as condições de trabalho são responsáveis por importantes indicativos de influência na saúde dessa categoria profissional2. Estudar todas as repercussões ocasionadas pelo trabalho, remete olhar para o ser humano em sua integralidade e como um ser constituído biopsicosocialmente. Um ser humano que adoece, temporariamente se isenta do seu direito a saúde e a saúde tem uma representatividade crucial na vida humana, seus múltiplos significados interferem diretamente no desenvolvimento das pessoas. Nesse âmbito, constata-se que a multicausalidade do adoecimento no trabalho deve ser estudada em sua pluralidade de vieses, afinal o processo de saúde e adoecimento dos docentes deve ser entendido como um fenômeno complexo, o qual cada vez que um dos componentes de prazer ou de sofrimento sofre uma alteração, tem-se repercussões que atingem os demais fatores, desencadeando um modo para buscar um novo equilíbrio. Contudo, observa-se na literatura dificuldades em compreender o fenômeno, emergindo os estudos que integram as abordagens qualitativa e quantitativa na saúde. Tais abordagens se complementam, porém são de natureza diversa. Uma trata da magnitude dos fenômenos, buscando aquilo que se repete e pode ser tratado em sua homogeneidade, enquanto a outra se debruça a intensidade, as singularidades e os significados dos fenômenos3.

Objetivos

Analisar a complexidade do trabalho docente e suas repercussões no adoecimento, na perspectiva da abordagem quali-quantitativa do fenômeno.

Desenvolvimento

Trata-se de uma pesquisa descritiva, com a abordagem quali-quantitativa. O estudo descrito exige do pesquisador uma série de informações sobre o que se deseja pesquisar. Seu principal objetivo é descrever os fatos e características de determinadas populações ou fenômenos4. O método qualitativo é o que se aplica ao estudo da história, das relações, das representações, das crenças, das percepções e das opiniões, produtos das interpretações que os humanos fazem sobre como vivem, constroem seus artefatos e a si mesmos, sentem e pensam. Na comparação com abordagens quantitativas, ela entende que cada um dos tipos de método tem seu papel, seu lugar e sua adequação. No entanto, ambos podem conduzir a resultados importantes sobre a realidade social, não havendo sentido de atribuir prioridade de um sobre o outro5. A pesquisadora acrescenta que o conhecimento científico se produz através da integração das abordagens qualitativas e quantitativas. No encontro destas, se assume que a qualidade dos fatos e das relações sociais é propriedade inerente e que quantidade e qualidade são inseparáveis e interdependentes. Como instrumento quantitativo, será utilizado o Inventário de Trabalho e Riscos de Adoecimento (ITRA) que tem como objetivo mensurar distintas e independentes modalidades de representações relativas ao mundo do trabalho e como instrumento qualitativo será utilizado uma entrevista semi-estruturada, a fim de aprofundar a interpretação de todos os dados obtidos nas escalas que compõem o ITRA. No final, a depender desses resultados, o trabalho e os riscos de adoecimento serão interpretados qualitativamente, por meio de uma discussão que compare todos os resultados das escalas, numa perspectiva dialética, na qual encontram-se, ao mesmo tempo, fatores positivos e negativos do adoecimento. Para a análise dos dados qualitativos, oriundo das entrevistas com os docentes será utilizada a Análise Temática, definida por Bardin6 como um conjunto de técnicas de análise das comunicações, um método empírico, dependente do tipo de fala a que se dedica e do tipo de interpretação que se pretende como objetivo. Espera-se com a pesquisa ratificar a importância da abordagem qualitativa para aprofundamento da compreensão de aspectos relacionados ao adoecimento no trabalho, uma vez que qualitativamente aspectos da realidade são compreendidos com o universo de significados, motivos, aspirações, crenças, valores e atitudes, o que corresponde a um espaço mais profundo das relações, dos processos e dos fenômenos que não podem ser reduzidos à operacionalização de variáveis5. Também legitimar a importância da abordagem quantitativa já que esta emprega a quantificação das modalidades de coleta de informação, bem como do tratamento dos dados, mediante procedimentos estatísticos, o que de fato, contribui para a robustez das pesquisas7. Ademais, cada abordagem tem seu papel, seu lugar e sua adequação e ambas podem conduzir a resultados importantes sobre a realidade social, não havendo sentido de atribuir prioridade de uma sobre o outra.

Considerações Finais

Investigar o adoecimento do trabalho remete minuciosidade acerca de como ele acontece e quais os fatores determinantes e facilitadores desse processo. O encontro das abordagens quali-quantitativas consegue explorar variadamente todas as situações que englobam o adoecimento no trabalho, ora aprofundando estatisticamente os fenômenos, ora analisando sua intensidade.

1 Dejours C. Psicodinâmica do Trabalho: Casos Clínicos. Porto Alegre: Dublinense; 2017.

2 Leite AF, Nogueira JAD. Fatores condicionantes de saúde relacionados ao trabalho de professores universitários da área da saúde: uma revisão integrativa. Rev Brasileira de Saúde Ocupacional. 2017;42(6) 1-15.

3 Minayo, MCS. Amostragem e saturação em pesquisa qualitativa: consensos e controvérsias. Rev Pesquisa Qualitativa. 2017;5(7): 01-12.

4 Gil, AC. Como Elaborar Projetos de Pesquisa. 5.ed. São Paulo: Atlas; 2017.

5 Minayo, MCS. O desafio do conhecimento: pesquisa qualitativa em saúde. 13. ed. São Paulo: Hucitec; 2013.

6 Bardin, L. Análise de conteúdo. Edição Revista e Ampliada. São Paulo: Edições 70; 2016.

7 Souza KR, Kerbauy MTM. Abordagem quati-qualitativa: superação da dicotomia quantitativa-qualitativa na pesquisa em educação. Rev Educação e Filosofia. 2017;31(61): 1-24.

Palavras Chave

Trabalho. Saúde do Trabalhador. Docente.

Area

Processo de trabalho e profissionalização

Instituciones

UNOCHAPECÓ - Santa Catarina - Brasil

Autores

CHANCARLYNE VIVIAN, LETÍCIA DE LIMA TRINDADE, GRASIELE FATIMA BUSNELLO