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Título

A IMPORTANCIA DA AVALIAÇAO PSICOLOGICA EM DOCENTES PARA QUALIFICAÇAO DE SUA PRATICA

Introdução

O docente é, historicamente, considerado uma das figuras principais no desenvolvimento biopsicossocial das pessoas. É, também, a partir de sua prática laboral que se tornam facilitadores de um processo de aprendizagem e de constituição singular de cada indivíduo. Contudo, além de prestarem aporte teórico e prático no contexto educacional, os professores estão expostos a desafios que abarcam muito mais do que aspectos relacionados a prática docente, se relacionam também com situações particulares das instituições e pessoais, bem como dos estudantes. A partir do desafio de se moldar as novas exigências, contexto e realidade escolar é que se investigou como esses profissionais estão sendo assistidos, bem como, de que forma a avaliação psicológica pode contribuir no cotidiano laboral. Acredita-se que quando o ser humano é compreendido na sua integralidade este se desenvolve positivamente e consegue atingir o êxito, tanto no âmbito pessoal quanto profissional. Diante desse contexto, foi constatado a importância de uma escuta qualificada e de um processo de avaliação psicológica em professores para que possam se sentir preparados para lidar com as demandas as quais estão expostos. Através de uma ótica particular, buscou-se entender esses profissionais como seres humanos que são constituídos singularmente e de forma biopsicossocial.

Objetivos

O objetivo do estudo foi analisar a importância da avaliação psicológica em professores na prática docente, uma vez que esses profissionais representam uma categoria que está exposta a muitos desafios e vulnerabilidades.

Desenvolvimento

A pesquisa seguiu os moldes de um estudo de caso, que emerge do desejo de entender fenômenos sociais e complexos¹. Foram utilizadas as abordagens utilizadas quali-quantitativas que permitem levantar mais informações do que se poderia conseguir isoladamente. O foco dos estudos qualitativos é aprofundamento dos fenômenos humanos. São as expressões e significados que as pessoas dão as suas experiências e vivências². Como instrumento qualitativo foram utilizadas entrevistas semiestruturadas, e para a análise dos dados foi aplicado a Análise Temática de Bardin³ (2016), que é um conjunto de técnicas de análise das comunicações, um método empírico, dependente do tipo de fala a que se dedica e do tipo de interpretação que se pretende como objetivo. Para mensuração quantitativa foi utilizada a Escala de Vulnerabilidade ao Estresse no Trabalho (EVENT). Foram entrevistados um total de dez professores que atuam em uma escola pública do oeste do estado de Santa Catarina, sendo sete mulheres e três homens com idades entre 27 e 54 anos e com tempo de atuação profissional entre 7 e 30 anos. E os cuidados éticos da pesquisa seguiu as orientações da Resolução 466/2012 do Conselho Nacional de Saúde. Os participantes da pesquisa assinaram Termo de Consentimento Livre e Esclarecido, sendo que durante toda a pesquisa, foi firmado o compromisso em resguardar o sigilo e o anonimato dos profissionais. A coleta de dados ocorreu entre os meses de agosto e outubro do ano de 2017.
Na etapa qualitativa, a paciência é uma das habilidades que os profissionais consideram essencial para o cotidiano laboral, sendo que 70% deles falam sobre ela. Além disso, é retratado a sensação de se sentirem desvalorizados e desamparados emocionalmente.
Por meio do EVENT, 70% dos entrevistados destacaram em suas respostas aspectos do fator que contempla Pressão e Trabalho. A sensação de se sentirem desvalorizados e desamparados emocionalmente, demonstra a importância de processos avaliativos. A escala aplicada, constatou que 60% dos profissionais não se sentem valorizados.
Após serem submetidos ao EVENT, 50% dos profissionais, apresentaram pontuação elevada no fator Pressão e Trabalho. Para os processos de avaliação psicológica, é indispensável investigar aspectos da entrevista com a finalidade de elaborar um minucioso arcabouço. Os escores obtidos apontam para a ativação de um olhar para a vulnerabilidade ao estresse.
Foi constatado uso contínuo de psicofármacos, principalmente no tratamento de transtornos depressivos e estresse e as entrevistas apontaram pelo desencadeamento de sintomatologias de estresse e da Síndrome de Burnout.

Considerações Finais

A avaliação psicológica é um processo que deve ser inserido no contexto docente. Em uma sociedade que valoriza muito o saber falar, é necessário que o aprendizado da escuta seja tão estimulado quanto, tendo em vista que a partir do exposto, há a indispensabilidade de que esses profissionais sejam ouvidos. A avaliação psicológica, nesse cenário vem com o intuito da construção do lugar de cada um nas relações humanas, percebendo cada profissional na sua singularidade e entendendo as origens e os porquês que os sentimentos e comportamentos apresentados acontecem. A partir do enfoque da avaliação psicológica, como uma ferramenta que possibilite o despertar de si e para as situações vivenciadas, é que se sugere que esta se faça presente na vida dessa categoria profissional, visto que atualmente, essa classe representa um número expressivo de trabalhadores no país. Além do mais, é quando olha-se para a importância do papel que esses profissionais tem para a sociedade, que se percebe o quanto estes precisam estar preparados para lidar com a multiplicidade e transformações que estão sendo ocasionando na vida das pessoas e da comunidade escolar.

Palavras Chave

Avaliação Psicológica. Docente. Práticas Profissionais.

Area

Saúde Mental

Instituciones

UNOCHAPECO - Santa Catarina - Brasil

Autores

CHANCARLYNE VIVIAN, LISANDRA ANTUNES DE OLIVEIRA, LETÍCIA DE LIMA TRINDADE