Datos del trabajo


Título

SAÚDE BUCAL NA ESTRATEGIA DE SAÚDE DA FAMÍLIA: AVANÇOS E DESAFIOS NA PRODUÇÃO DO CUIDADO EM SAÚDE BUCAL

Introdução

A inserção das equipes de saúde bucal (ESB) na Estratégia de Saúde da Família (ESF) no Brasil ocorreu oficialmente no ano 2000, a partir da publicação da Portaria nº 1.444 do Ministério da Saúde. Em Joinville, Santa Catarina, as primeiras equipes desta modalidade surgiram em 2008. Esta inserção significou a criação de um espaço de práticas e relações constituídas para a reorganização do processo de trabalho da saúde bucal no âmbito do serviço de saúde.

Objetivos

O objetivo deste estudo foi analisar o modo de produção do cuidado odontológico das equipes da Estratégia de Saúde da Família (eqESF). Os objetivos específicos foram descrever o modo de produção do cuidado odontológico na ESF e identificar avanços e desafios na produção do cuidado odontológico das ESB da ESF de Joinville, SC.

Método

Esta pesquisa teve seu projeto analisado e aprovado pelo CEP-UFSC - 724.406. Trata-se de estudo de caso com abordagem qualitativa. A unidade de análise é o processo de trabalho das ESB na ESF de Joinville, Santa Catarina. Os dados foram coletados por meio de 3 grupos focais com profissionais das equipes de saúde bucal e enfermeiras das equipes deste modelo, a saber: 4 cirurgiões-dentistas, 6 enfermeiras, 2 TSB e 4 ASB. O roteiro de debate foi norteado por questões a respeito dos temas acesso e acolhimento, planejamento e organização das agendas, integração com a equipe da ESF e gestão participativa, coordenação do cuidado na rede de atenção à saúde bucal, ações coletivas de promoção de saúde, controle social, organização da prática e da assistência, e educação permanente. Os dados foram gravados e transcritos e analisados pela técnica da Análise de Conteúdo de Bardin. A discussão foi efetuada com base no referencial teórico da ESF e os trabalhos de Mehry e Franco.

Resultados

O cuidado em saúde bucal extrapola o conhecimento técnico profissional, envolve a micropolítica dos processos de trabalho, a subjetividade e a autonomia dos sujeitos. Requer proatividade e comprometimento de todos no sentido de melhorar a comunicação interpessoal, para aprimorar o relacionamento profissional dentro e fora da equipe, nos diferentes níveis de atenção, para que se efetive o cuidado integral do usuário na Rede de Atenção à Saúde Bucal. A inserção das ESB na ESF representa um avanço para a odontologia de Joinville, pois trouxe como diferencial a evolução do cuidado anteriormente focado na saúde materno infantil à ampliação do acesso para as famílias. A mobilização de parcerias na comunidade potencializa as ações das equipes na busca por resultados, que beneficiam a saúde e o modo de vida das pessoas.

Considerações Finais

Este estudo traz subsídios para indicar a reorganização do serviço a partir da análise dos resultados e da troca de experiências entre as equipes.

Palavras Chave

Odontologia Comunitária. Fluxo de Trabalho. Serviços de Saúde Bucal. Saúde Pública. Estratégia Saúde da Família.

Area

Saúde Bucal

Autores

Christine Bohm Costa , Ana Lúcia Schaefer Ferreira Mello, João Carlos Caetano