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Título

ESTILO DE PENSAMENTO DE ESTUDANTES DE MEDICINA: ENSINOS TEÓRICO E TEÓRICO-PRATICO DA DISCIPLINA CLINICA MEDICA EM DUAS ESCOLAS MEDICAS

Introdução

Partimos do pressuposto que é possível aplicar o modelo epistemológico descrito por Ludwik Fleck (1979) ao estudo da Formação Médica na Graduação. Os conceitos são: Coletivo de Pensamento: [...] unidade social da comunidade de cientistas de uma e Estilo de Pensamento: [...] pressupostos de pensamento sobre os quais o coletivo constrói seu edifício de saber. Segundo Fleck (1979), [...] o Estilo de Pensamento condiciona e formula verdades contribuindo para moldar a formação dos iniciantes; o aprendizado do Estilo de Pensamento de determinado grupo de iniciantes se faz pelos exemplos oferecidos pelos membros do Coletivo de Pensamento

Objetivos

Compreender a influência dos ensinos teórico, aulas expositivas, e teórico/prático, sessões clínicas, de Clínica Médica, eixo central do modelo de ensino Biomédico, na formação do Estilo de Pensamento de estudantes do 12º período do curso em duas Escola Médicas do Rio de Janeiro. Observar o eixo de ideias que regem o saber e a prática de sete professores de Clínica Médica de duas Escola Médicas identificados pelos estudantes, em estudo anterior, como os mais influentes em sua formação; eixo de ideias transferidas para os estudantes nos ensinos teórico, aulas expositivas, e teórico/prático, sessões clínicas.

Método

Epistemologia Comparativa de Ludwik Fleck (1976). Abordagem qualitativa. Sete professores dos ensinos teórico e teórico/prático da Clínica Médica, em duas Escolas Médicas do Rio de Janeiro, identificados pelos estudantes, em estudo anterior, como os mais influentes em sua formação. Fevereiro/2015 a abril/2016. Salas de aulas e auditórios. Observação Participante das aulas expositivas e sessões clínicas, entre os atores que transitavam no espaço da interação com a pesquisadora, para captar o que suas experiências significavam para elas; registradas em “notas de campo” e reunidas no “diário de campo”. Entrevista Aberta, com a questão: “Fale sobre o exercício da Docência dos ensinos teórico e teórico/prático da Clínica Médica, no curso de Medicina”. Entrevistas gravadas, transcritas e ouvidas em número de vezes suficientes para que conteúdo verbal e não verbal fossem registrados. Cada entrevista durou 90 minutos, total, 630 minutos (10,50 horas). Análise: Base no modelo de conhecimento vinculado à semiótica, descrito e denominado por Ginzburg (1989), “Indiciário”. Iniciou na aplicação dos métodos, continuou no registro do diário de campo e das transcrições, seguindo-se operacionalização. Aplicaram-se procedimentos de codificação qualitativa analítica, em duas etapas: codificação aberta: leitura das anotações, linha por linha para identificar e formular ideias, temas e assuntos que elas sugerem e codificação enfocada, baseada em tópicos de interesse. Temas recorrentes foram codificados, selecionados e reagrupados. Várias estratégias de pesquisa caracterizaram “Triangulação Metodológica”. Os temas emergiram pelas condições em que ocorreram observações e entrevistas: respeito confiança e empatia pesquisadora/sujeitos e disponibilidade de tempo. Tendo esta estrutura como base, a liberdade e a vontade de falar que os entrevistados experimentaram foi decisiva para que suas vivências fossem relatadas. Estas circunstâncias são obtidas pela metodologia qualitativa. Questões éticas: Estudo aprovado pelo Comitê de Ética e Pesquisa da Escola Médica Estadual do Rio de Janeiro / Instituo de Medicina Social, número 20402113.2.0000.5260 .

Resultados

Aulas expositivas e sessões clínicas são organizadas de forma semelhante nas EMs 1 e 2 e seguem, principalmente, o Modelo de Ensino Biomédico: temas da categoria doença; apresentação segue etapas da Racionalidade Médica; linguagem, principalmente, técnica, com epônimos e siglas; Ps citam consensos e protocolos para diagnóstico e tratamento das doenças; referem-se ao grande valor da Medicina Baseada em Evidencias, em particular, estudos de meta-análise; poucos elementos do Modelo Humanístico

Considerações Finais

Os sete professores de Clínica Médica das duas Escolas Médicas, membros do Coletivo de Pensamento Médico transmitem aos estudantes, nos ensinos teórico e teórico/prático, principalmente, Estilo de Pensamento Biomédico.

Palavras Chave

Estilo de Pensamento; Educação Médica; Graduação.

Area

Políticas e processos de formação de profissionais e pesquisadores

Autores

Sylvia Maria Porto Pereira, Kenneth Rochel Camargo Jr