Datos del trabajo


Título

A FORMAÇAO CONTINUA DO PROESASUL COM PROFESSORES: A PERSPECTIVA DA LITERACIA PARA A SAUDE

Introdução

A Educação em saúde1, reconhecida como um dos eixos da proposta de promoção da saúde, ratifica a necessidade de articulação e estruturação de recursos e serviços para intervir e promover mudanças de condições objetivas da realidade social com vistas à efetivação do acesso à saúde enquanto um direito socialmente conquistado. Nesta direção, o município de Rio do Sul, SC, por meio do Departamento de Odontologia da Secretaria Municipal de Saúde, desenvolve desde 1991 um programa de Educação em Saúde denominado ProEsaSul (Programa de Educação em Saúde de Rio do Sul). O programa enfatiza ações de âmbito individual e coletivo dos sujeitos por meio de encontros de formação contínua com professores na rede pública de ensino (educação infantil) em parceria com as Secretarias de Educação, com ênfase na discussão acerca da promoção da saúde e literacia para a saúde. No referido programa de formação de professores a Literacia para a saúde é entendida a partir da definição de Saboga Nunes2. Para este autor a Literacia para a saúde possibilita o desenvolvimento da capacidade das pessoas terem acesso ao conhecimento, se apropriarem deste conhecimento de forma crítica, compreender/interpretar as informações e conhecimentos a partir de sua realidade social, fazendo a gestão deste conhecimento e estabelecer parâmetros de escolhas conscientes para investir na promoção de sua saúde e na saúde da comunidade, com base nos conhecimentos agregados. Com base no projeto piloto realizado em 2016 em uma escola foram avaliadas práticas pedagógicas condizentes com o processo de Literacia para a Saúde e Promoção da Saúde a fim de planejar a formação e adaptá-la aos professores da educação infantil municipal.

Objetivos

Este trabalho tem o intuito de desenvolver discussão acerca do papel das atividades de educação em saúde para fomentar ações de promoção da saúde e ampliação dos níveis de literacia para a saúde no âmbito escolar.

Desenvolvimento

O programa organizado através de ciclo de formação em 2017, realizou 8 encontros com oficinas participativas, nas quais houve uma transposição do modelo hegemônico de educação em saúde com influência do modelo biomédico em saúde para uma proposta de atividades tendo como foco central a autonomia e participação social com fundamentação freiriana 3,4,5. A estratégia em cada encontro pautou se no fortalecimento de espaços de construção social da saúde, de consolidação de conhecimentos a partir da realidade social de cada participante para acessar, compreender, avaliar e comunicar informações e conhecimentos sobre a promoção da saúde 2. Inicialmente houve uma apresentação sobre como promover a Literacia nos espaços e nos projetos da educação infantil com acompanhamento das atividades das professoras. Após a realização dos 8 encontros foi elaborada a síntese dos dados coletados durante as atividades por meio de relatório. Os dados produzidos foram socializados em um seminário com a participação dos professores e gestores da escola infantil.O ciclo de formação abordou temáticas no âmbito da educação e sua relação com a promoção da saúde, enfatizando aspectos da saúde no cotidiano escolar, junto às famílias e à comunidade. A partir das reflexões e discussões identificou se que os professores são os agentes de Literacia para a Saúde ou seja, por meio deles os conceitos de saúde se traduzem em transformações aplicáveis a vida real do corpo docente e discente na escola. Os encontros se embasaram nas premissas da Literacia para a Saúde de forma transversal, fomentando o diálogo entre profissionais e motivando os para ações de promoção da saúde na escola. As oficinas fomentaram o desenvolvimento de habilidades e competências para a interpretação das informações a partir do cotidiano dos alunos da educação infantil, suas famílias e a comunidade na qual a escola está inserida. A cada encontro foram desenvolvidas capacidades para avançar na promoção de atitudes saudáveis no cotidiano das pessoas como estratégia para conseguir efetividade nas ações educativas com escolares, nas ações de promoção da saúde e melhora na comunicação entre equipe de saúde e comunidade escolar. A realização do seminário culminou num processo de avaliação dos aspectos de trabalho em equipe, interdisciplinaridade, transversalidade, Promoção da Saúde e Literacia para a Saúde e do papel da educação em saúde no processo de formação discente desde a educação infantil.

Considerações Finais

O programa promoveu a reflexão acerca da temática da promoção da saúde e literacia para a saúde para todos os professores, debateu a importância dos espaços de educação e apoio na elaboração dos projetos no âmbito da política de saúde, perpassando pelas áreas da nutrição, odontologia e farmácia. A partir das atividades realizadas pelo programa de formação foi possível fazer um planejamento no qual as ações na área de saúde sejam transversais ao projeto pedagógico da educação infantil.

Referências:

1-Machado Maria de Fátima Antero Sousa, Monteiro Estela Maria Leite Meirelles, Queiroz Danielle Teixeira, Vieira Neiva Francenely Cunha, Barroso Maria Graziela Teixeira. Integralidade, formação de saúde, educação em saúde e as propostas do SUS: uma revisão conceitual. Ciênc. saúde coletiva  [Internet]. 2007  Abr [citado  2018  Maio  15] ;  12( 2 ): 335-342. Disponível em: http://www.scielo.br/scielo.php?script=sci_arttext&pid=S1413-81232007000200009&lng=pt.  http://dx.doi.org/10.1590/S1413-81232007000200009.

2-SABOGA-NUNES, L., SØRENSEN, K., PELIKAN, J. M. Hermenêutica da literacia em saúde e sua avaliação em portugal (HLS-EU-PT). VIII Congresso Português de Sociologia 40 anos de democracia(s): progressos, contradições e prospetivas, Évora, 2014 (c)

3 FREIRE, P.; FAUNDEZ, A. Por uma Pedagogia da Pergunta. Rio e Janeiro: Paz e Terra,1985.
4_________; NOGUEIRA, A. Que fazer: Teoria e Prática em Educação Popular. Petrópolis:
Vozes, 1993.
5_________. Pedagogia do oprimido. Rio de Janeiro: Paz & Terra, 1987.

Palavras Chave

Educação em saúde, Promoção da Saúde, Formação Contínua e Literacia para a Saúde.

Area

Promoção da saúde

Instituciones

Secretaria Municipal de Saúde de Rio do Sul - Santa Catarina - Brasil

Autores

Darclé Cardoso, Roselita Sebold, Rosane Aparecida de Sousa Martins