Datos del trabajo


Título

EXTENSÃO UNIVERSITÁRIA, PROMOÇÃO DA SAÚDE E AMPLIAÇÃO DA LITERACIA PARA A SAÚDE: EXPERIÊNCIAS DO GRUPO PROLISABR

Introdução

Pensar as estratégias para a promoção da saúde exige, entre outros aspectos, garantir a participação social e o incentivo à população para se reconhecer como sujeitos no âmbito da qualidade de vida e estilos de vida saudáveis e na prevenção de doenças. Com este intuito, o Grupo de Estudos e Pesquisa: PROmoção em comunicação, educação e LIteracia para a SAúde no Brasil – ProLiSaBr promoveu o curso de inverno intitulado: “Comunicação, educação e literacia para a saúde: estratégias para a promoção da saúde”. Este estudo apresenta a experiência do referido curso, que foi oferecido em agosto de 2016, para estudantes de cursos de graduação e pós-graduação da Universidade Federal do Triângulo Mineiro-UFTM e aberto para a comunidade externa.

Objetivos

O curso objetivou promover espaço de discussão sobre aspectos teóricos e ferramentas relativos à literacia para a saúde; debater estratégias para alcançar uma maior capacidade e competência no âmbito da promoção da saúde; contribuir para melhoria da comunicação em saúde, para a humanização dos serviços e para fomentar a participação social e autonomia e possibilitar a reflexão acerca da política de saúde, do trabalho dos profissionais da saúde articulados à educação popular, educação popular em saúde e comunicação em saúde, com vistas a ampliar os níveis de literacia para a saúde dos usuários dos serviços de saúde e as ações de promoção da saúde.

Desenvolvimento

A Literacia para a saúde é um campo de estudos recente que aponta a necessidade de apropriação consciente das informações e conhecimentos de modo que as pessoas possam desenvolver suas capacidades de compreensão, gestão e investimento, em ações no âmbito da promoção da saúde. Parte-se do pressuposto que os níveis de literacia para a saúde da população estão diretamente relacionados ao acesso das pessoas à informação da saúde de forma crítica e reflexiva. Nesta direção, o curso criou espaços de debates e reflexões acerca da promoção da saúde, tendo como ponto de partida a contextualização da política de saúde e o compromisso com o acesso universal e equitativo aos serviços de saúde por meio do acesso às informações. A partir de oficinas, rodas de conversas e atividades práticas os participantes debateram temáticas relativas à educação em saúde, à educação permanente em saúde, à educação popular em saúde e sua contribuição no contexto da formação e do trabalho dos profissionais, especialmente os que atuam na área de saúde. A fundamentação teórica pautou-se na análise da literacia para saúde, no contexto da Promoção da Saúde, reconhecendo-a como aquela em que as competências cognitivas e sociais das pessoas dão a elas condições de ampliarem o acesso, a compreensão e o uso das informações para promoverem e manterem uma boa saúde. O curso foi organizado em 5 módulos, com carga horária de 4 horas cada um, nos quais foram abordadas as seguintes temáticas: Módulo 1 - A educação em saúde e a formação dos trabalhadores da saúde. Participação social, autonomia e controle social. A comunicação em saúde como estratégia de socialização da informação e do conhecimento; Módulo 2– A educação permanente em saúde: conceitos e perspectivas. A educação permanente no contexto da UFTM; Módulo 3 – A educação popular em saúde: conceitos, significados e perspectivas rumo à promoção da saúde; Módulo 4– Literacia para a saúde: compreendendo seu alcance, objetivos, metodologia e contribuição no contexto da promoção da saúde e Módulo 5 - Literacia para a saúde: oficina. Avaliação da proposta do curso pelos participantes. A metodologia de trabalho ocorreu por meio de: planejamento, revisão de literatura e elaboração do projeto do curso e conteúdo de cada um dos 5 encontros. Para o curso foi utilizado método ativo, expositivo, rodas de conversa e dinâmicas de grupo, com casos práticos e trabalho colaborativo entre os participantes. A avaliação ocorreu ao final do curso, com aplicação de instrumento específico de avaliação abordando: conteúdo, dinâmica dos encontros, qualidade do material apresentado e contribuição para o processo de formação. Também foi aplicado instrumento junto aos professores que ministraram o curso com vistas a avaliar todo o processo de elaboração/planejamento e a oferta do curso, os avanços e os desafios identificados. Participaram 9 discentes da graduação, 5 discentes da pós-graduação (Programa de Residência Multiprofissional em Saúde) e 3 profissionais, totalizando 17 participantes.

Considerações Finais

A Literacia para a saúde é vista como consequência do acesso da pessoa a informação de saúde. Esta informação pode ser apropriada pelo indivíduo com o desenvolvimento das suas capacidades de compreensão, influenciando a avaliação que pode efetuar das ações a tomar. No seguimento desta avaliação, é determinada pela sua capacidade de gestão a aplicação do conhecimento adquirido sobre a saúde, à sua vida diária. Durante o curso de inverno “Comunicação, educação e literacia para a saúde: estratégias para a promoção da saúde” foi possível provocar reflexões sobre o papel de cada um, seja como cidadão, seja como profissional ou futuro profissional na ampliação do acesso ao conhecimento para a tomada de decisão acerca de suas atitudes e ações.
O resultado da primeira oferta de um curso pelo grupo de estudos e pesquisas interdisciplinar ProLiSaBr foi relevante e aponta caminhos para outras atividades desta natureza. Ressalta-se que a realização desta atividade de extensão possibilitou o levantamento de demandas e interesses sobre a oferta de novos cursos, destacando-se a temática de educação popular em saúde, que está sendo ofertada como curso de 60 horas ao longo do ano de 2018 e ainda a implantação do projeto de extensão denominado “Bem me quero: a saúde como rotina”, desenvolvido desde 2017 e que tem como público alvo os servidores da universidade e seus familiares.

Palavras Chave

Literacia para Saúde; Comunicação em Saúde; Promoção da Saúde; Educação e Saúde

Area

Comunicação e Saúde

Autores

Cláudia Helena Julião, Rosane A de Sousa Martins, Marta Regina Farinelli, Edna A. de Carvalho Pacheco, Celeste A Pereira Barbosa, Priscila Maitara Avelino Ribeiro, Luis Saboga-Nunes