Datos del trabajo


Título

EDUCAÇAO PERMANENTE EM SAUDE COMO ESTRATEGIA DE REORGANIZAÇAO DOS SERVIÇOS DE REFERENCIA: REVISAO INTEGRATIVA

Introdução

O SUS – Sistema Único de Saúde, é a vertente prática do princípio constitucional da saúde como direito de todos e dever do Estado, que estabelece em seu 7º artigo, que “as ações e serviços públicos de saúde e os serviços privados contratados ou conveniados que integram o Sistema Único de Saúde (SUS) são desenvolvidos de acordo com as diretrizes previstas no art.198 da Constituição Federal”, obedecendo princípios como a universalidade, a integralidade, a preservação da autonomia, a igualdade, a capacidade de resolução dos serviços de saúde, entre outros, contemplando uma mesma filosofia de atuação e organização em nível nacional(1). Assim, é importante organizar esses serviços através do sistema de referência e contra referência, que constitui o principal elemento para a integração das redes de saúde, entendido como mecanismo de encaminhamento mútuo de pacientes entre os diferentes níveis de complexidade dos serviços(2). Nessa senda, a Polí-tica Nacional de Educação Permanente em Saúde instituída pelo Ministério da Saúde em 2004, antevê estratégias para a formação e o desenvolvimento dos profissionais do SUS através de ativi-dades educativas que sejam capazes de transformar as práticas dos profissionais por meio de reflexões críticas sobre o processo de trabalho(3). Portanto, almeja-se explorar o uso da educação per-manente em saúde no processo de aperfeiçoamento desses serviços, de forma a considerar: “(...) a problematização do seu processo de trabalho. Seu objetivo deve ser a transformação das práticas profissionais e da própria organização do trabalho, tomando como referência as necessidades de saúde das pessoas e das populações, da gestão setorial e do controle social em saúde” (4), o que justifica a realização deste estudo.

Objetivos

O objetivo desse estudo é identificar se a educação permanente em saúde, tem sido utilizada como estratégia de reorganização dos serviços de referência em saúde, no período de 2013 a 2018, o que poderá contribuir com outros estudos que compreendem a importância da utilização desta ferramenta de transformação dos serviços de saúde, resultando em maior qualificação dos profissionais e dos processos de trabalho, visto que esse constitui graves problemas na continuidade da atenção, acesso, e que compromete alguns princípios do SUS, como a integralidade, resolutividade e a equidade. Este trabalho é um produto da dissertação de mestrado da primeira autora, que estuda “A Educa-ção Permanente em Saúde como estratégia na atenção secundária: desafios da integralidade”.

Método

O método utilizado, foi uma revisão integrativa, com coletas de dados em março de 2018 nas bases de dados Lilacs, Ibecs, Bdenf e Pubmed, por meio de seis fases: Primeiro: Definir o objetivo do estudo, as palavras-chave e pergunta norteadora; Segundo: A busca dos tesauros e amostragem na literatura; Terceiro: Coleta de dados, leitura dos títulos e dos resumos; Quarto: Análise crítica; Quinto: Discussão dos resultados e Sexto: Apresentação da revisão integrativa. Ressalta-se que após finalizar as etapas acima mencionadas, o presente estudo foi direcionado à recomendação PRISMA, que consiste em um checklist de 27 itens(5).

Resultados

Assim, como resultados foi possível encontrar 12 artigos selecionados, que em análise, foi identificado em relação ao ano, a maioria das publicações foram encontradas em 2013, 2015 e 2016. Já se referindo as abordagens metodológicas das pesquisas, pode-se afirmar que a abordagem qualitativa foi a mais encontrada. Com relação as bases de dados, 100% foram de revistas indexadas ao Pubmed, e a análise em relação ao nível de evidência (NE) baseado no Instituto de Joana Briggs, apesar de os dados não conferirem baixo nível de evidência para a maioria, estes, não avaliam exclusivamente o uso conceitual da educação permanente na reorganização dos serviços de referência, centrando-se em atividades educacionais das mais diversas. Foram selecionados duas categorias temáticas para discussão dos artigos selecionados: “As faces da educação na melhoria das referências” e “Os desafios das referências nos serviços de saúde”. Observou-se nos estudos encontrados, as várias faces da educação, que se declinaram no sentido de uma educação ativadora, que compreende a construção ativa do conhecimento, interativa, focada nas necessidades da população e nas deficiências dos serviços de referências, apresentando os desafios a serem enfrentados para a solução dessa lacuna.

Considerações Finais

Pode-se, conclui-se que o presente estudo identificou o uso da educação permanente em saúde como estratégia reorganizativa dos serviços de referências, apresentando um feed back positivo diante das demandas.

Palavras Chave

Serviços de saúde; Educação Permanente; Encaminhamento e consulta; Organização.

Area

Organização da Atenção em Saúde

Instituciones

Universidade Federal Fluminense - Rio de Janeiro - Brasil

Autores

KELLY GOMES MESSIAS ANDRADE, ELAINE ANTUNES CORTEZ, AUDREY PEREIRA VIDAL, JESSIKA AFONSO CASTRO