Datos del trabajo


Título

EDUCAÇAO MEDICALIZADA

Introdução

As sociedades ocidentais atravessam uma época sombria, em que problemas inerentes à vida são transferidos para o campo médico e tratados por intervenções dessa categoria. O processo reducionista de medicalização da vida, que converte questões sociais a fenômenos de causalidade orgânica, descontextualiza as questões históricas, culturais e sociais. Nessa nova configuração, onde as teorias biológicas sobre as disfunções químicas cerebrais passam a explicar quase todos os problemas da vida humana, a busca por um diagnóstico psiquiátrico que revele as origens e os motivos de determinadas dificuldades tem se feito presente no âmbito escolar. Cada vez mais, a escola forma uma verdadeira parceria com o saber médico em busca de explicações para os problemas comportamentais e de aprendizagem que cercam o seu cotidiano. O presente estudo é fruto de pesquisas desenvolvidas durante o mestrado em Sociologia Política a respeito da medicalização da vida e a influência da psiquiatria na instituição escolar. Inspirados por Michel Foucault e Peter Conrad, procuramos compreender como o saber médico passou a influenciar e a controlar as esferas da vida social e política e de que forma ele adentrou o âmbito escolar.

Objetivos

Entender de que modo o processo de medicalização adentrou o campo educacional utilizando, nos dias de hoje, o medicamento como instrumento de solução para os problemas que ali se manifestam. Investigar a influência da psiquiatria no cotidiano escolar, evidenciando que a medicalização de comportamentos próprios da infância está fortemente presente nas instituições escolares, bem como nos discursos dos agentes educacionais.

Método

Pesquisa de campo qualitativa com roteiro semiestruturado realizada em oito instituições de ensino público e privado da cidade de Florianópolis/SC.

Resultados

A análise dos dados permitiu reconhecer que os problemas e dificuldades que se manifestam no cotidiano escolar têm aderido a uma descrição fisicalista e biologizante. Ainda que a instituição de ensino adote uma metodologia diferenciada ou alternativa, os instrumentos de diagnóstico médico são ferramentas que os agentes educacionais utilizam para decifrar as problemáticas apresentadas pelos alunos.

Considerações Finais

Essa pesquisa pôde concluir que a grande quantidade de alunos por sala de aula mostrou-se uma variável significativa no processo de medicalização do contexto escolar. Além disso, a ação organizada e sistemática da indústria farmacêutica influencia os profissionais, tanto da saúde como da educação e a própria família sobre as soluções que os medicamentos podem oferecer para as dificuldades que se manifestam nas etapas de aprendizado, bem como no desenvolvimento comportamental das crianças de modo geral.

Palavras Chave

medicalização – infância – educação – psicofármacos – biopolítica

Area

Saúde Mental

Instituciones

Universidade Federal de Santa Catarina - UFSC - Santa Catarina - Brasil

Autores

Karina Gomes Giusti