Datos del trabajo


Título

PROJETO NINHO: CRIANDO UM AMBIENTE PARA A PROMOÇAO DA SAUDE NO QUOTIDIANO DE PESSOAS E FAMILIAS

Introdução

O Projeto Ninho emergiu fruto de um trabalho desenvolvido com as famílias de uma comunidade, junto ao Grupo de Assistência Pesquisa e Educação na Área da Saúde da Família (GAPEFAM) da Rede LEIFAMS (Laboratório Interdisciplinar de Estudos sobre Famílias e Saúde), sendo acompanhado com o apoio teórico-metodológico pelo Núcleo de Pesquisas e Estudos sobre Quotidiano, Imaginário, Família e Saúde de Santa Catarina (NUPEQUISFAM-SC), atual Laboratório de Pesquisa, Tecnologia e Inovação em Enfermagem, Quotidiano, Imaginário, Saúde e Família de Santa Catarina da Pós-Graduação em Enfermagem da Universidade Federal de Santa Catarina – PEN-UFSC. Observou-se que as famílias necessitavam de espaços que possibilitassem a construção e o compartilhamento de situações para melhorar sua maneira de viver no dia a dia e o cuidado de si para promoção o ser saudável. Assim, surgiu a proposta de criar este espaço alternativo, onde fosse possível oferecer um cuidado transdisciplinar às famílias e trabalhadores, promovendo a saúde familiar e pessoal, discutindo seu dia-a-dia e o cuidado para ser saudável no quotidiano.

Objetivos

O presente trabalho tem como objetivo realizar uma reflexão a cerca do Projeto Ninho e sua contribuição para melhora da qualidade de vida no quotidiano das pessoas e de suas famílias.

Desenvolvimento

O quotidiano pode ser compreendido “como a maneira de viver dos seres humanos no presente, expresso no dia-a-dia através de interações, valores, crenças, símbolos e imagens, que vão delineando seu processo de viver, num movimento de ser saudável e adoecer, pontuando, seu ciclo vital”(1). O Projeto Ninho tem como objetivo geral desenvolver um cuidado transdisciplinar, promovendo a saúde familial no quotidiano, buscando: proporcionar um espaço alternativo para que as famílias discutam seu viver e ser saudável no quotidiano; possibilitar um espaço para ensino-aprendizagem; integrar assistência, ensino e pesquisa e promover a cidadania, a partir dos problemas e temáticas trazidos pelas famílias de seu quotidiano. Sua metodologia é classificada como pesquisa de campo, com abordagem qualitativa, fundamentado na Sociologia Compreensiva e do Quotidiano, adotando-se como referencial teórico os pressupostos da Razão Sensível de Michel Maffesoli(2) (crítica ao dualismo esquemático, o recurso da forma, sensibilidade relativista, pensamento libertário, pesquisa estilística), numa perspectiva construtivista. No Projeto Ninho são realizadas oficinas com a finalidade de criar um espaço de ensino, discussão, reflexão, aprendizagem e, principalmente, cuidado e entre-cuidado, fortalecendo, dessa forma, a união entre os participantes, além de fornecer maior disposição para lidar com as dificuldades que surgem na vida diária. A oficina possui os seguintes momentos(3):
Acolhimento-alongamento – é o momento em que se recebem os participantes, sendo, normalmente, seguido de um breve alongamento e da pergunta norteadora: “Como está o seu quotidiano?”
Atividade central – a atividade central é elaborada conforme a necessidade do grupo naquele momento (relaxar, refletir sobre sua saúde, fortalecer a união do grupo, melhorar a auto-estima, etc.), podendo-se utilizar várias técnicas como: massagem, discussão de músicas, dança, técnicas de respiração, meditação, pentáculo do bem-estar, desenhos, dinâmicas de auto-ajuda e fortalecimento do grupo. Esta atividade pode ser elaborada previamente ou durante a própria oficina.
Conjunção – nesta etapa ocorre uma discussão a respeito do que foi trabalhado durante a atividade central, havendo uma união entre as diferentes perspectivas dos participantes.
Avaliação – na avaliação os participantes falam sobre o que acharam da atividade, como se sentiram durante o encontro e como é possível trazer para o seu quotidiano aquilo que foi aprendido/discutido na oficina.
Relaxamento de despedida – ao final é feito um alongamento relaxante, seguido de um abraço em grupo.
Ao final de cada oficina do Ninho, sendo esta realizada em diferentes espaços (Núcleos de Educação Infantil, Centros de Saúde, Centros de Reabilitação e Universidades), com pessoas diversas e em contextos variados, o resultado são sempre o mesmo: os participantes relatavam estarem mais relaxados, tranquilos e empoderados, em comparação com o momento em que haviam chegado. Com isso, percebeu-se que a criação de um espaço para relaxamento, reflexão sobre o processo de viver no quotidiano, interação e o olhar para si proporcionaram momentos de bem-estar e satisfação entre os participantes e seus familiares, contribuindo, dessa forma, para a melhora da qualidade de vida e para a Promoção da Saúde. Desta maneira, o Projeto Ninho apresenta-se como um verdadeiro “respiradouro” na vida e no quotidiano destes grupos em questão. A melhora da qualidade de vida dá-se a partir do momento em que as pessoas passam a perceber-se como indivíduo presente e necessário para a sociedade, a qual muitas vezes faz-nos esquecer de nossa própria essência, com o dia a dia estressante e exigente de nossa própria saúde mental. A importância desse espaço pode ser percebida justamente com o relato dos participantes do projeto, os quais se mostram surpresos com a melhora que uma pequena pausa para respirar e refletir pode trazer para o seu quotidiano. Assim, chegamos ao ponto crucial em que se baseia o Projeto Ninho: “Pequenas pausas, grandes reforços”, o que caracteriza exatamente o objetivo geral das oficinas.

Considerações Finais

Ao longo destes 23 anos de Projeto Ninho, concluímos que este possui considerável importância no âmbito da Promoção da Saúde e na construção de um ambiente de cuidado e entrecuidado, adotando estratégias criativas e sensíveis, junto aos estudantes e a comunidade, prevenindo possíveis agravos, como o burnout e a exclusão social, no quotidiano das pessoas, através da integração ensino, pesquisa e extensão.

Palavras Chave

Promoção da Saúde. Atividades Cotidianas. Qualidade de Vida.

Area

Promoção da saúde

Instituciones

Universidade Federal de Santa Catarina - Santa Catarina - Brasil

Autores

Samanta Rodrigues Michelin, Rosane Gonçalves Nitschke, Adriana Dutra Tholl, Juliana Chaves Costa, Maria Laura Carbonera, Ezequiel Rodrigues Dias, Daniela Priscila Oliveira do Vale Tafner