Datos del trabajo


Título

SABERES E PRATICAS DE CRIANÇAS PRE-ESCOLARES RELACIONADOS AO ESTILO DE VIDA

Introdução

O Estilo de vida vem sendo cada vez mais estudado na infância, devido à relevância para a qualidade de vida na fase adulta. Os hábitos alimentares e de atividade física são considerados comportamentos pertencentes ao estilo de vida, o qual sofre influência direta do ambiente social em que a criança está inserida, sendo importante o destaque para o papel exercido pela família e escola.

Objetivos

O objetivo de descrever, na perspectiva de crianças, os saberes e práticas de crianças pré-escolares sobre estilo de vida saudável.

Método

Trata-se de uma pesquisa do tipo estudo de caso. Os dados foram coletados em uma escola municipal de Recife, Pernambuco, Brasil, com crianças pré-escolares. Com as crianças, foram realizados pequenos grupos utilizando dinâmicas de desenhos realizados pelas crianças, e contando também com o apoio de imagens confeccionadas, visando facilitar a interação entre pesquisadora e crianças. Durante a coleta de evidências junto às crianças, foi utilizando um roteiro de condução dos pequenos grupos, através dos quais as crianças expressaram seus saberes e vivências em relação aos seus estilos de vida. A análise dos dados dos grupos seguiu os passos da análise qualitativa de Yin, em seis etapas, com auxílio do software Atlas TI. Os resultados apresentam que, das crianças participantes, 10 crianças eram do sexo feminino e seis do sexo masculino. Entre elas, nove possuíam a idade de quatro anos.

Resultados

Os resultados foram separados em dois tópicos: Saberes e vivências relacionados aos hábitos alimentares e Saberes e vivências relacionados aos hábitos de atividade física. Com relação aos hábitos alimentares, identificou-se a predominância de consumo, por parte das crianças pré-escolares, de grupos de alimentos como frutas, carboidratos, alimentos industrializados e guloseimas. Foi possível também perceber a rejeição de verduras dentro da alimentação familiar. Identificou-se a influência de fatores como a família, condições econômicas, mídia e dispositivos eletrônicos no desenvolvimento dos hábitos alimentares. Em relação às atividades que as crianças mais gostavam de realizar no tempo livre, relataram preferência por brincadeiras de boneca, bola, bicicleta e jogos com dispositivos móveis. Portanto, vários são os atores que podem contribuir para melhoria da qualidade de vida e adoção do estilo de vida saudável.

Considerações Finais

Diante disso, é importante o engajamento dos órgãos governamentais e da comunidade no desenvolvimento de políticas públicas que envolvam a realização de ações de educação e saúde, na abordagem de temáticas relacionadas aos hábitos de alimentação saudável e de promoção de práticas de atividade física voltados para a promoção da saúde de crianças pre-escolares. É necessário alertar os setores competentes sobre a relevância em englobar toda a família nas intervenções de educação e saúde, visando otimizar os resultados. Diante da escassez de trabalhos científicos com pré-escolares e a promoção da saúde e estilo de vida, torna-se substancial o incentivo à realização de estudos que envolvam esses atores. É relevante ainda, sugerir a necessidade de desenvolver estudos que busquem investigar e elaborar intervenções educativas para as crianças e os pais, no sentido de trazer à reflexão o estilo de vida e a promoção da saúde da criança.

Palavras Chave

Estilo de Vida; Educação em saúde; Pré-escolar; Promoção da saúde.

Area

Alimentação e Nutrição

Instituciones

Universidade Federal de Pernambuco - Pernambuco - Brasil

Autores

Maria Wanderleya Coriolano MARINUS , Gabriela Freire de Almeida VITORINO