Datos del trabajo


Título

O USO DAS TIC´S NO ENSINO DA ENFERMAGEM: O MOODLE® INTERATIVO COMO ESTRATEGIA DE AVALIAÇAO DA APRENDIZAGEM

Introdução

O currículo de Enfermagem da Universidade Federal de Santa Catarina tem como essência o desenvolvimento humano, e, se estrutura a partir do cuidado no processo de viver humano em suas dimensões(1). O currículo é “uma expressão de saberes, experiências, intenções e inovações da comunidade acadêmica”(2). O ensino na Enfermagem é transformado e reestruturado em consonância com os movimentos de construção do conhecimento na sociedade, assumindo a cada dia novas dimensões na tentativa de aproximar o estudante do contexto onde atuará enquanto enfermeiro no futuro. Para Rosero, González e Munévar3, o cuidado como uma relação terapêutica requer conhecimentos especializados e de qualidade que são mensurados de acordo com os resultados da interação entre as pessoas. O ensino do cuidado deve favorecer esta interação por meio de ações cooperadas entre os envolvidos no processo de formação, desde a academia até a comunidade por meio de práticas como leituras, vivências nos serviços de saúde, simulações clínicas, momentos de socialização de conhecimentos dos discentes, docentes e comunidade(2). A disciplina curricular “O cuidado no processo de viver humano V – Atenção Básica e Saúde Mental” propõe o ensino do cuidado nos quatro pilares da educação apontados pela UNESCO que são: aprender conhecer, fazer, viver junto e aprender a ser, descritos por Delors(4), os quais refletem os objetivos da formação voltados para a autonomia do sujeito e cidadania. A disciplina busca desenvolver potencialidades nos discentes por meio de diferentes experiências de aprendizagem que ocorrem ao longo do semestre, as quais proporcionam conhecimentos essenciais para o cuidado de enfermagem. Este estudo tem como questão de pesquisa: Como o uso do Moodle® interativo contribui para a avaliação da aprendizagem de estudantes de enfermagem na área da atenção básica e saúde mental?

Objetivos

Refletir sobre o uso do Moodle® interativo como estratégia de avaliação da aprendizagem para estudantes de enfermagem na área da atenção básica e saúde mental.

Método

O estudo se desenvolveu na UFSC no Curso de Enfermagem, na Disciplina O Cuidado no Processo de Viver Humano V - Atenção Básica e Saúde Mental. Os sujeitos deste estudo são os docentes e discentes do curso. Segue a Resolução 466/2012 do Conselho Nacional de Saúde. Teve aprovação do Comitê de Ética da UFSC sob o protocolo nº 2.562.672 e CAAE 69960017.9.0000.0121.

Resultados

A estratégia de utilização do Moodle® interativo como ordenador do
processo avaliativo: O Moodle® organiza o plano de aprendizagem nos âmbitos individual e coletivo; apresenta fóruns, plano de ensino, estudos dirigidos e atividades teórico-práticas. O processo avaliativo formativo desenvolvido perpassa todas as vivências que o estudante tem durante o semestre, destaca-se a conexão entre as avaliações e competências a serem atingidas, de forma contínua. Essas avaliações são realizadas em quatro perspectivas: Socialização final: integra uma produção na modalidade de resumo e e-poster sobre algum assunto das vivências teórico-práticas, com apresentação oral. Vivências teóricas-práticas: Integram estudos dirigidos, territorialização, distritalização, projeto terapêutico singular, visita nas redes de atenção à saúde e demais redes envolvidas no cuidado, práticas clínicas em campo e ação de educação em saúde. Provas teóricas: integram conteúdos trabalhados nas aulas teóricas. Simulação clínica: compõe a cena e o debriefing no primeiro momento, e o estudo clínico no segundo momento. A utilização do Moodle® interativo como estratégia de avaliação dos estudantes- Os estudantes são avaliados durante todo o semestre a partir de estratégias diferenciadas que envolvem dinâmicas participativas, tanto individuas como coletivas, tais como: fóruns, pesquisa interativa, avaliação teórica, estudos de caso, as quais permitem ao estudante refletir sobre o seu processo de formação e construção do conhecimento. A avaliação nessa perspectiva promove o empoderamento do sujeito, motivando os estudantes para a aprendizagem contínua dentro das perspectivas do aprender a ser, a fazer, a conviver junto e, a saber. O aluno deixa de ser um receptor passivo para se tornar ativo no processo ensino-aprendizagem. Portanto, o Moodle® é um espaço que possibilita a busca de conhecimentos e ampliação para novos domínios possíveis(5). O processo de avaliação na educação a distância, deve permitir que o estudante alcance as competências desejadas, como as habilidades, atitudes e os conhecimentos, sendo esses necessários para sua atuação profissional futura. A avaliação deve ser continua verificando o progresso de cada estudante e sua participação ativa na aprendizagem, permitindo ao professor uma mediação que possibilite o acompanhamento e a identificação de lacunas que ainda possam ser sanadas no processo de ensino e aprendizagem(6).

Considerações Finais

O Moodle® interativo utilizado no ensino da enfermagem facilita o processo de avaliação da aprendizagem dos estudantes de enfermagem, especialmente no que se refere ao contexto da saúde mental. A avaliação teórica desenvolvida a partir dessa ferramenta deixa de ser somente uma prova teórica tradicional, e torna-se um instrumento de diálogo entre os estudantes, o professor e o contexto científico ao qual o conhecimento está vinculado. O aplicativo Moodle® interativo demonstrou ser uma importante estratégia tecnológica para o desenvolvimento de avaliações teóricas pelos estudantes e professores.

Palavras Chave

Palavras-chave: Educação em Enfermagem. Avaliação Educacional. Educação a Distância.

Area

Políticas e processos de formação de profissionais e pesquisadores

Autores

Silvana Silveira Kempfer Silvana, Icaro Roberto Azevedo Picolli Icaro, Maria Terezinha Zeferino Maria Terezinha, Gisele Manfrini Gisele